BLOG

O papel de Trading de Importação na China

Como o serviço de uma trading de importação ajudam negócios com a China? Se você quer começar a fazer importação da China, ou até mesmo se você já importa, existem formas diferentes de fazer isso.

Em primeiro lugar, existem empresas que fazem isso de maneira direta. Ou seja, a empresa compra diretamente com o fornecedor na China. É uma prática normal, mas nem sempre é vantajosa. E se você está importando pela primeira vez, com certeza haverá dificuldades na modalidade direta!

Trading de importação: serviços

A busca por fornecedores de que estão do outro lado do mundo costuma ser difícil. A seguir, você vai ver os principais diferenciais de uma trading de importação, e como esse serviço pode ser um grande aliado para sua empresa:

Diversidade de produtos

Imagine o seguinte cenário: você tem bastante capital para investir, porém apenas possui fornecedor de um único produto. Se você quer ter maior variedades de produtos, com certeza a o sourcing de uma trading vai te dar o melhor caminho.

Um exemplo prático, você precisa importar produtos de informática, como pen-drives, mousepads, dentre outros produtos. Mas seu fornecedor apenas trabalha com pen-drives. Você iria procurar por outros fornecedores pelos demais produtos?

Por isso, uma Trading na China desse segmento seria a melhor opção. Pois, você teria acesso à um fornecedor que trabalha com todos esses produtos.

Inspeção de fábrica

Localizar um fornecedor na China já é trabalhoso. Além disso, não basta localizar, é necessário certificar que ele é autêntico, e não apenas um golpista. Afinal, golpes existem no mundo inteiro, e isso não é diferente na China. Uma trading de importação que está localizada na China, pode visitar o espaço de trabalho do seu fabricante, e autenticar sua existência, e toda a estrutura de produção.

Redução de custos

Existem empresas que importam com benefícios fiscais através de uma trading. Os incentivos fiscais tem como objetivo tornar a alíquota de importação mais barata. Consequentemente incentivar a operação local, como por exemplo o estado de Santa Catarina, que viabiliza a redução de ICMS em até 4% através do TTD.

No entanto, a redução de custos não se limita em processo dentro do Brasil. Existem outras estratégias que podem reduzir o custos de uma operação. Por exemplo, Uma trading na China consegue reduzir o custo na hora de fechar câmbio. Isso acontece pois com uma trading, o importador não precisa fechar câmbio para pagar fornecedores diferentes, acumulando taxas bancárias desnecessárias.

Controle de qualidade

Apesar das fábricas chinesas terem um padrão para controlar a qualidade dos produtos produzidos, esse padrão costuma ser insuficiente para a necessidade de um importador. Importação é um processo que levam meses para acontecer, e no caso de um produto com falha, e assim com certeza esse prazo irá se estender, sem mencionar todo stress gerado pela situação.

No caso, a trading presente no país do seu fabricante pode não apenas visita-lo antes de fechar negócio, mas também pode conferir e validar a qualidade do produto pronto. A trading irá definir um padrão de qualidade exigente, no caso de falhas, o fabricante terá que repor as falhas sem custo adicional. Isso se a sua trading de importação te assegurar através de um contrato em mandarim.

Menor quantidade mínima nos pedidos

As empresas de Trading possuem diversos clientes em seu segmento, isso significa que muitas vezes um pequeno estoque é mantido. Ou, ordens menores podem ser feitas.

Além disso, as empresas de Trading na China possuem relacionamento com diversos tipos de fábricas. Desde as grandes fornecedores, até as menores indústrias, que atendem compradores com menores volumes. Sua empresa não precisa ser uma multinacional para importar.

Consolidação de cargas

Um dos serviços mais requisitados é o de Consolidação de Cargas, onde produtos de diferentes fornecedores são enviados em apenas um container. Grandes empresas, como a China Link Trading, trabalham com espaços destinados para estoque, armazenamento, consolidação e estufamento de cargas.

Comunicação

Você sabe falar mandarim? O seu inglês é realmente bom? Talvez as respostas para estas perguntas sejam sim. Mas existe um porém. A pessoa que está falando com você na China talvez use ferramentas automáticas de tradução. Então, se você não sabe se comunicar bem na língua nativa,  pode surgir alguns problemas. Principalmente pelas barreiras culturais e linguísticas. É importante saber definir a descrição da embalagem, rótulo, manual, ou até ficha técnica. Então, é essencial uma conversação para alinha todas as ações com o fornecedor.

 

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

cigarro eletrônico

Importação de cigarro eletrônico tem proibição mantida pela Anvisa

Importação empresarial a solução para o seu preço

Importação Empresarial: Como tornar meu negócio importador?

China investe em logística para destravar negócios pendentes