Um homem de origem tibetana teria ateado fogo ao próprio corpo no noroeste da China neste domingo, em protesto contra a dominação chinesa do Tibete.
Relatos da provÃncia de Gansu, que tem grande população tibetana, dão conta de que o jovem de 27 anos teria se auto imolado em frente a um monastério.
Ele teria pedido liberdade religiosa e de idioma no Tibete e ainda a volta do lÃder espiritual tibetano, o Dalai Lama.
O lÃder vive em exÃlio na Ãndia.
Mais de 50 pessoas de origem tibetana já atearam fogo ao próprio corpo na China desde 2009, desde que esse tipo de protesto começou.
A maioria morreu em consequência das graves queimaduras.
O caso mais chocante foi o ocorrido no começo desse ano em Nova Délhi, capital da Ãndia, onde a cúpula do Brics se encontrou.
Na ocasião o manifestante, identificado com Jampa Yeshi, correu com o corpo em chamas por uma das ruas de Nova Délhi na qual acontecia uma manifestação contra a China e a visita do presidente da China Hu Jintao. Ativistas usaram água e bandeiras do Tibete para tentar apagar o fogo, até Yeshi ser levado ao hospital. Ele sofreu queimaduras em 85% do corpo e acabou falecendo.
Por Douglas Pazelli – Diretamente da China
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no:Â www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ãsia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ãsia. Consulte nosso site para mais informações.