BLOG

Siscomex registra recorde de importações de armas

O Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) registrou em 2021 o maior número de importações de armas de fogo desde 1997, ano qual o sistema implementou a série.

De acordo com os dados levantados pelo jornal BBC, metralhadoras, submetralhadoras, fuzis e carabinas tiveram um aumento expressivo de 574%, totalizando 8.160 armas. Já o ano de 2020 fechou 1.211 importações de armas de fogo do mesmo tipo.

A alta de importações de armas de fogo tem sido consecutiva desde o período entre 2018 para 2019, onde houve um aumento de 13% de importações. De 2019 para 2020, importações de armas de fogo saltaram de 371 para 1.211, crescimento de 226%.

Importações de pistolas e revólveres cresceram 12% em 2021, totalizando 119.147 quantidades, outra alta quando comparado com 105.912 pistolas importadas de 2020.

Atualmente, a Áustria é o país que mais exporta pistolas para o Brasil, sendo responsável por 80% das atividades. Em seguida vem o Estados Unidos com 15% das importações.

Os números apresentados são motivados pelos decretos presidenciais assinados desde 2019. O principal objetivo dos decretos é facilitar aquisição de armas de fogo através de benefícios fiscais e aumento de porte.

No caso de revólveres e pistolas, o Imposto de Importação (II) é reduzido a zero. Essa sanção é válida para a NCM 9302.00.00. A resolução responsável pela redução de alíquota é o o Gecex nº 126/2020, vigorada em janeiro de 2021.

Por outro lado, outra ação exerceu um papel fundamental para o crescimento dos números de importações. Decretos do presidente passaram a permitir que atiradores e caçadores tenham direito de adquirir fuzis.

Vale destacar que o número de acesso para cada CAC (caçadores, atiradores esportivos e colecionadores) aumentou. Antes, colecionadores poderiam possuir apenas o porte de um fuzil de cada modelo, agora podem cinco de cada modelo. Caçadores não tinham permissão, agora podem ter adquirir até 15 unidades. Atiradores também obtiveram permissão, e agora possuem habilitação para obter até 30 armas do tipo.

 

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Painel Solar da China: incentivos com isenção fiscal

Brasil é o terceiro maior importador de painel solar da China

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado