BLOG

A Relação China e Estados Unidos – China Link Trading

relaçao-china-eua

 

A Relação China e Estados Unidos é algo viável nos dias atuais?

 

Em 1949, a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) foi transferida para Taipei (Taiwan), depois que o governo da República da China havia se mudado para lá em resposta aos avanços das forças comunistas chinesas no continente durante a Guerra Civil no país. Os comunistas chineses estabeleceram a República Popular da China (RPC) no continente em 01 de outubro de 1949. No entanto, os Estados Unidos se recusaram a reconhecer e estabelecer relações com a República Popular e continuaram a mostrar o governo da República da China, localizado em Formosa, como o governo legítimo, mantendo relações diplomáticas apenas com a mesma.

Em meio à Guerra Fria, a ruptura que existia entre o país asiático e a União Soviética, forneceu uma abertura para os Estados Unidos estabelecerem laços com a China continental como um meio de conter a União Soviética, o que realmente deu certo.

E em pleno século XXI, essa relação entre EUA e China ainda existe e é de extremamente importância para as Relações Internacionais. Alguns meses atrás, em um dialogo bilateral entre China e EUA, o presidente Norte Americano, Barack Obama, reafirmou o compromisso de Washington para desenvolver  um novo modelo de relações com a China, que esteja baseado em uma cooperação cada vez mais pragmática e na gestão construtiva das diferenças. O presidente da China, Xi Jinping  também compareceu à cerimônia de inauguração do diálogo estratégico e pediu que os dois países julguem corretamente suas respectivas intenções estratégicas e tentem minimizar suas diferenças.

Nesta última semana de novembro, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, John Kerry, estimou que os vínculos entre as duas maiores potências do mundo “definirão o século 21”, já que os dois países somam um quarto da população mundial e um terço da economia do planeta. Manifestou também o seu firme compromisso de fortalecer a “cooperação” entre os dois países. Gigantes Estados, com ideologias e objetivos destintos, que juntos podem fazer a diferença no século XXI e, separados também podem causar grandes problemas para o cenário internacional.

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

Foto Jefferson Oliveira

 Este artigo foi escrito pelo graduando de Relações Internacionais, Jefferson Oliveira, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo – SP. 

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos Importados da China seguem forte no Brasil

Produtos Importados da China: Ranking 2021