BLOG

Quanto tempo leva uma importação por via marítima?

Apesar de não haver um número preciso de dias para acontecer uma importação, existem formas de estimar todo o período do processo. Nesse texto, você vai entender quais são os prazos, e por quais etapas passa a importação por via marítima.

O primeiro passo de uma importação é quando um fornecedor estrangeiro é contratado para fabricar um produto. Aqui entra o primeiro período de espera. Normalmente, cerca de 90% dos produtos feitos na China possuem um prazo de 30 dias. Os trinta dias não representa o tempo total de fabricação, mas o prazo estipulado pelo seu fornecedor, considerando as demais demandas. Em algumas ocasiões, como confecção ou maquinários, a produção varia de 60 a 90 dias.

Depois disso, entra o processo de Booking da carga, onde será feito o agendamento para embarcar a carga. Geralmente esse processo leva duas semanas, e é muito comum ocorrer algum atraso do navio para sair do porto.

Após embarcada, o tempo de entrega para a carga chegar no Brasil costuma ser em torno dos 35 dias. Vale mencionar, que o tempo de desembarque pode demorar ainda mais, principalmente em qual porto brasileiro irá desembarcar.

Vale lembrar, antes do desembarque da carga, há o processo de desembaraço aduaneiro. A depender do canal, e da qualidade da packing list, geralmente a estimativa leva em torno de 15 dias.

No geral, se somar todos os processos, e estimar possíveis atrasos, a estimativa para uma importação acontecer está em torno de 120 dias.

 

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos Importados da China seguem forte no Brasil

Produtos Importados da China: Ranking 2021