No último dia 30 de maio foi comemorado no Brasil o feriado anual do Corpus Christ. Todos os anos, 60 dias após a Páscoa, pessoas dos mais diversos estados brasileiros saem nas ruas para assistir ou participar das procissões de adoração ao corpo de Cristo. É um costume antigo no país e originário da religião católica desde o século XIIII.
Atualmente, existem diversas cidades que são famosas pelas procissões tradicionais, como Pirenópolis (Goiás) que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, em Castelo (Espírito Santo), onde as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como São Paulo, Minas Gerais.
Mas o que isso tem a ver com a China? De fato, não muita coisa. O Corpus Christ não é uma tradição chinesa, mas sim, ocidental. No entanto, na China também são praticados festivais de cunho religioso com adoração a deuses ou às pessoas falecidas. Alguns desses festivais podem parecer meio estranhos à primeira vista para nós ocidentais, mas vale a pena conhecê-los.
Dentre eles, cabe destacar o Qingming Festival. O festival é comemorado no 104º dia após o solstício de inverno, por volta do dia 05 de abril.
Durante o festival milhares de sacrifícios são oferecidos aos que já faleceram. Além disso, muitas pessoas vão aos cemitérios para varrer e limpar os túmulos. Por isso, os cemitérios das cidades nessa data costumam ficar lotados.
Após limpar os túmulos, as pessoas oferecem comida, vinho e flores aos mortos. Alguns também ascendem incenso em frente às lapides. É um sinal de respeito aos que já se foram.
Por outro lado, Qingming Festival marca a o começo da Primavera na China. As pessoas, além de fazerem oferendas aos mortos, também comemoram o tempo em que o sol brilha mais intensamente e as flores começam a desabrochar de forma mais intensa. Para isso, muitos chineses soltam pipas durante o festival, tanto de dia, quanto à noite.
Como pode notar, o Qingming Festival tem uma mistura de dois sentimentos contraditórios: tristeza e alegria. O primeiro é expresso pela oferenda aos falecidos, o segundo, pela comemoração da primavera.
O Qingming Festival é apenas um exemplo dos milhares de festivais que a cultura oriental, mais especificamente a China, possui. Como resultado da sua tradição milenar a China é dona de uma cultura muito rica e, nós ocidentais, devemos nos debruçar em tentar compreender melhor o comportamento chinês, fruto do intenso comprometimento com a cultura do seu país.
Por Mário Frassom – Direto de Marília, Brasil
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.