Logo Branca China Link

O que não fazer em uma importação da China

erros de importação

Muitos aprendem com erros. Afinal, nunca é bom persistir no erro, ainda mais quando o impacto é no financeiro. Já pensou investir milhares de reais importando da China, e tomar um prejuízo?

Bom, isso é muito possível. Principalmente se você não está habituado com importação, ou está importando um produto que você nunca trouxe.

Enfim, de maneira objetiva, e ordem cronológica, esse texto tem como objetivo te apontar as principais ações que você deve evitar ao importar.

Não simular importação; Não deu preço, não importe

Identificou o produto que você quer trabalhar, localizou o fornecedor e certificou que ele existe? Você já tem meio caminho andado para fechar a importação.

Na emoção, novos importadores se deixam levar pela empolgação, e fecham negócios sem simular preços. Sem mencionar casos onde importadores fecham negócio diretamente no Alibaba.

A simulação é indispensável para quem não quer perder dinheiro. Nela, será calculado todos os custos da sua importação. São somados diversos fatores, algumas operações exigem mais ações, mas geralmente a simulação engloba precificação de:

Contratação do fornecedor; taxa de câmbio; frete internacional; seguro de carga; recolhimento de impostos; despacho aduaneiro; armazenagem; logística de entrega.

Inclusive, o motivo mais importante para fazer a simulação de importação, é saber se o produto conseguirá chegar na empresa com um valor de venda simular, ou abaixo do que é praticado pelo concorrente.

Do contrário, é melhor procurar novas estratégias, talvez esse fornecedor esteja cobrando mais caro, talvez a logística contratada esteja com gastos que podem ser evitados. Além disso, é possível até buscar novas estratégias nacionais, como recorrer para um benefício fiscal. Em Santa Catarina, importações pagam 4% de ICMS através do TTD409.

Fechar negócio pelo Alibaba

Em hipótese alguma, feche uma importação pelo site do Alibaba. Em primeiro lugar, o frete vai ser muito mais caro. O fornecedor na China não está preocupado quanto vai custar para o produto chegar até você.

Outro motivo para não importar através do Alibaba. Você não sabe está por trás daquela conta no site. Ou seja, você não deveria confiar até atestar que ele existe.

Por outro lado, provavelmente você não pode visitar ele pessoalmente, para certificar que a fábrica dele existe, e consegue produzir o que você precisa.

Dessa forma, criamos o serviço de inspeção de fábrica. Visitamos pessoalmente seu fornecedor para conhecer e avaliar toda a estrutura.

Ignorar o NCM do seu produto

O NCM é nomenclatura do Mercosul que classifica o que é, e qual é o seu produto. Então, a Receita Federal, através do Siscomex, possuí uma leitura melhor da sua operação, e em consequência você irá evitar surpresas.

Para ilustrar melhor, imagina o cenário onde você decide comprar um armas para sua coleção. No entanto, para importar esse tipo de produto você primeiro precisa ser CAC. Caso contrário, a Receita Federal irá reter a mercadoria.

Por outro lado, existem produtos que precisa de certificação. Produtos que trabalham que são ligados na tomada precisam de Inmetro. Produtos voltados para saúde e medicina precisam de certificação da Anvisa.

Via de regra, para o seu produto ser certificado você precisa lidar com um custo. Por outro lado, não pense que isso é uma desvantagem, afinal, todos que importaram o mesmo produto tiveram que passar pelo processo de certificação.

Portanto, se você quer fazer a importação da melhor forma, saiba qual o NCM do seu produto, e entenda se ele possui condições especiais, como os exemplos ilustrados nos parágrafos acima.

Contratar serviços brasileiros de importação da China sem matriz na Ásia

Sempre enfatizamos que dropshipping é uma tremenda dor de cabeça. Mas o drop em si não é a única dor de cabeça quando envolve comprar e revender da China.

Consultorias foram criadas com um único propósito: fazer e ensinar o cliente a fazer algo que ele não tem conhecimento o suficiente para resolver sozinho.

Ou seja, você contratou uma assessoria pois deseja fazer tudo da maneira correta. Porém contratar um serviço que se diz extraordinário, porém na hora de executar o plano te deixa a ver navios. Portanto, isso significa que você estará trocando gato por lebre.

Agora imagina contratar um serviço que grande precisa ser executado presencialmente na China, e a empresa está localizada em qualquer lugar, exceto do país origem da sua importação. Não me soa uma boa ideia.

Além disso, nós brasileiros temos a possibilidade de checar a qualidade de um serviço antes mesmo de contratar. Para isso existe o Reclame Aqui, lá você poderá ter noção melhor de quais experiências os clientes tiveram com determinada empresa.

 

 

Compartilhe:

#MAIS ARTIGOS

Importação Ilegal

Importação ilegal de celulares gera mais de 56 mandados de busca e apreensão pela PF

erros de importação

O que não fazer em uma importação da China

Auditória de Fábrica

Auditória de fábrica em fornecedores na China: Porque fazer?