BLOG

O que é NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul e qual sua função?

NCM é a Nomenclatura Comum do Mercosul, utilizada para padronizar a classificação de produtos no comércio internacional. A NCM é utilizada por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e é baseada no Sistema Harmonizado, utilizado a nível mundial.

 

1338902264

 

O que é o Sistema Harmonizado?

O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, que cria códigos padrão que são utilizados em toda atividade de comércio internacional.
Este Sistema foi criado para promover o desenvolvimento do comércio internacional, assim como para facilitar a análise dos dados e estatísticas referentes ao comércio exterior. Além disso, como é um método padrão de classificação de mercadorias o SH facilita as negociações comerciais internacionais, fazendo com que os vendedores e compradores de todo o mundo falem a “mesma língua”.
A composição dos códigos do SH, formado por seis dígitos, permite que sejam atendidas as especificidades dos produtos, tais como origem, matéria constitutiva e aplicação, em um ordenamento numérico lógico, crescente e de acordo com o nível de sofisticação das mercadorias.

 

 Qual a diferença da NCM para o SH?

Na NCM, o código utilizado é baseado no Sistema Harmonizado mas possui dois dígitos a mais (oito no total), correspondentes aos desdobramentos específicos do Mercosul; assim, dos oito dígitos que compõem, os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem ao Mercosul. O objetivo da existência de uma classificação a mais para o Mercosul é unificar a classificação de mercadorias para os países que formam o bloco, aprimorando as relações de comércio entre estes.

 

Porque devo saber a NCM da minha mercadoria?

O primeiro passo para importar da China é identificar qual é o número do NCM da mercadoria que você está importando. Isso pode até ser fornecido parcialmente pelo próprio fornecedor chinês.

Primeiramente, é necessário lembrar que é obrigatório que na nota fiscal esteja especificado o código estabelecido na Nomenclatura Comum do Mercosul/Sistema Harmonizado, nas operações de comércio exterior realizadas. Há obrigatoriedade devido ao fato que a NCM é essencial para a identificação do produto e, consequentemente dos tributos que incidem sobre ele.

O IPI e o Imposto de importação são calculados baseados no código. Da mesma maneira, ele é essencial para o cálculo do PIS e COFINS e, principalmente, para determinar se há benefícios fiscais, regimes especiais ou tributações diferenciadas para o produto (para mais informações sobre os impostos da importação, basta clicar no link)
Se na nota fiscal o produto é enquadrado incorretamente na NCM, pode haver cobrança maior ou menos de impostos do que seria inicialmente. Caso seja cobrado um imposto menor, graças a um erro de nomenclatura, há uma multa mínima por lançamento de ofício de 75%, além de uma multa de 1% sobre o valor aduaneiro da mercadoria classificada incorretamente.
Para saber qual será a tributação sobre o seu produto de acordo com a NCM dele, consulte o seguinte simulador.

 

 Como sei a NCM da minha mercadoria?

A sistemática de classificação dos códigos na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) obedece à seguinte estrutura:

NCM

Para saber a NCM da sua mercadoria é simples, é só acessar esse link e colocar as especificaçõs do seu produto, considerando que as primeiras informações são as mais abrangentes, até que se chegue ao produto específico.

Exemplo de como saber o NCM do seu produto:

Um criador de ovelhas deseja importar uma ovelha prenhe para ter mais uma reprodutora em seu rebanho. Como ele descobre a NCM desse produto tão específico?
No primeiro ítem, ele deve selecionar a opção ANIMAIS VIVOS, descrição mais geral existente para o produto desejado.
No segundo item, ele deve selecionar a opção ANIMAIS VIVOS DAS ESPÉCIES OVINA E CAPRINA, descrição que começa a afunilar seu produto, direcionando-o para a nomenclatura adequada.
No terceito item, ele deve selecionar a opção OVINOS.
No quarto item, ele deve selecionar a opção REPRODUTORES DE RAÇA PURA, que direciona para que tipo de função ele deseja o animal
No quinto item, ele deve selecionar a opção PRENHE OU COM CRIA AO PÉ, a especificação final necessária.
O código NCM encontrado é: 0104.10.11
Animais reprodutores de raça pura, da espécie ovina, prenhe ou com cria ao pé.

Restou alguma dúvida ou quer mais informações sobre o assunto? Confira nossos vídeos do canal onde explicamos todos processos de importação.

Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Por Jéssica Scarance, diretamente de Marília, SP – Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos Importados da China seguem forte no Brasil

Produtos Importados da China: Ranking 2021