BLOG

O Ano Novo Chinês afetará o mercado?

O ano novo chinês é um dos feriados mais importantes na China e em outros países da Ásia como Vietnã e Coreia do Sul. Sendo uma grande festa que para o país por dias para a celebração de um novo ciclo. Mas diferentemente do nosso ano novo, a celebração chinesa não tem uma data fixa, podendo mudar a sua passagem a cada ano, mudança essa que pode afetar o mercado de importação. Entenda abaixo como o ano novo chinês ocorre e porque é uma data que pode afetar o mercado.

O Ano novo Chinês:

Na China a celebração do ano novo é comemorada em datas diferentes do tradicional modo ocidente. Seguindo um calendário diferente ao calendário Solar, este que marca a volta completa da terra ao redor do sol, os chineses seguem o calendário lunar, que marca o fim de 12 ciclos completos da Lua.

Marcado pela primeira lua nova após o solstício de inverno, o ano novo chinês é simbolizado por um animal a cada novo ciclo, tendo o ano de 2022 como o ano do Tigre que iniciará no dia 01 de fevereiro. Cada ano chinês é composto por cerca de 355 dias.

Nesta data é comum que a comemoração seja feita em um longo período de tempo, iniciando cerca de uma semana antes da data oficial, onde a população aproveita a oportunidade para retornar aos seus locais de origem para comemorar o novo tempo com suas famílias, visitar seus parentes e viajar.

A comemoração é encerrada normalmente do décimo quinto dia do primeiro mês lunar, onde as famílias dão bênçãos aos seus familiares e também é marcado pelo festival das lanternas, festival este que se tornou atração turística através dos anos.

 

Como as comemorações interferem no mercado?

A china é uma das potências mundiais quando falamos em quesito de produção e importação. O mundo todo gira em torno de produtos chineses e o comércio depende de que esses produtos estejam disponíveis, portanto, atenção! Essa pode ser a sua última oportunidade de realizar a sua importação antes do ano novo Chinês.

Como vimos, o ano novo chinês ocorrerá no dia 01 de fevereiro, e por tradição os trabalhadores costumam parar suas produções dias antes desta data e retornar dias depois desse período, portanto, torna-se arriscado realizar o pedido ao seu fornecedor ao final de dezembro ou início de janeiro.

Temos como base um período de produção média de 30 dias e uma margem de tempo de entrega de 60 a 70 dias, totalizando em 100 dias o período para que seu produto esteja em suas mãos.

Em outro cenário, se deixar a realização do pedido para o próximo mês, será inviável que a produção termine antes da comemoração do ano novo chinês, fazendo com que sua carga só seja finalizada e transportada ao final de fevereiro, chegando ao Brasil em março, abril, ou nos piores cenários, ao meio do ano de 2022.

Acontece também que esse período a demanda de pedidos de importação é bastante alta, ocorrendo também a escassez de containers e de meios de transporte e o aumento do valor do frete, dificultando ainda mais a sua importação.

O ANO NOVO CHINÊS VAI ATRAPALHAR MINHA IMPORTAÇÃO?

 

Qual a saída?

O momento para realizar a sua importação é AGORA! Se você tem a possibilidade de investir em sua importação nesse momento, não deixa para depois, a chance de seu produto ficar em falta é grande, e aguardar até o meio do ano de 2022 não será nada bom para o seu negócio.

Por estarmos no início de dezembro, este é o melhor momento. Nós da China Link Trading podemos te auxiliar nesse processo para que você não corra o risco de ficar sem estoque, entre em contato conosco e saiba como ter sua mercadoria entregue antes do ano novo chinês.

 

Por: Pedro Vidal, Mamba Digital.

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Jack Ma é acusado de corrupção.

Você sabe o que é antidumping?

Mercado Livre anuncia Atualização de políticas e custos para 2022.