BLOG

A influência da China nos BRICS – China Link Trading

A-influencia-da-china-nos-brics

BRICS é uma sigla que se refere ao Bloco Econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento. Em 2001, os BRICS foram considerados países que poderiam remodelar a economia mundial, na época o grupo não incluía a África do Sul,  e foram identificados como economias grandes e de crescimento rápido que teriam papeis globais cada vez mais influentes no futuro.

Estes países compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Algumas pessoas vão parar e possivelmente imaginar: “o Brasil não está com uma economia forte, o Brasil está evoluindo muito pouco” e o pior, isso se repete em todo o grupo.

O que aconteceu com estas economias?

No caso da China nos BRICS, há sinais de desaceleração no crescimento econômico, algo que já era esperado, pois o país tem registrado taxas extraordinárias de crescimento econômico há muito tempo – uma média de 10%, o que é espetacular para um país como a China, que evoluiu bastante ao longo dessas últimas décadas e que a pouco tempo não estava entre os maiores países do mundo.

Este crescimento do país asiático é baseado em taxas muito elevadas de investimento, atualmente em 48% da renda nacional ou PIB.

Quando o investimento é alto,  sempre há o risco de que muitos projetos acabem sendo um desperdício ou não rentáveis, extraindo as finanças dos próprios investidores e de qualquer pessoa que tenha emprestado dinheiro à eles. Nesta linha de pensamento e, acrescentando que a China está investindo em países latinos, como por exemplo  Brasil e Argentina, ao longo prazo ou até mesmo em um curto prazo, esses investimentos podem ser cortados, afetando muitos países de todo o globo e, consequentemente, os BRICS. Resta apenas esperar para ver como a China reagirá com a queda de crescimento. 

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

Foto Jefferson Oliveira

 Este artigo foi escrito pelo graduando de Relações Internacionais, Jefferson Oliveira, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo – SP. 

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos Importados da China seguem forte no Brasil

Produtos Importados da China: Ranking 2021