Logo Branca China Link

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos de informática tem imposto zerado

Em breve, produtos de informática terão uma alíquota zerada. O Ministério da Economia, Sob comando do ministro Paulo Guedes, através de três decretos, zerou o Imposto de Importação (II) de novos itens. De acordo com a pasta, a intenção dos cortes é conter a alta dos preços.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), estão listados itens de informática, telecomunicações, peças de automóveis, dentre outras ferramentas.

O texto do decreto indica que a decisão surgiu a partir do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior. Os itens categorizados no Diário Oficial da União são ditos como “ex-tarifários”. Ou seja, agora produtos de informática e os demais itens terão uma redução temporária no tributos. Esse corte tem validade até o final de 2025.

A alíquota do Imposto de Importação é cobrado para itens que tem como objetivo a comercialização. A cobrança é feita a partir do momento que a carga entra no território brasileiro. A depender da categoria do produto, alguns possuem isenção, como por exemplo itens hospitalares descartáveis, algumas commodities, entre outros.

Compartilhe:

#MAIS ARTIGOS