BLOG

Importações brasileiras de fertilizantes seguem em operação

Apesar do clima de tensão dos agrônomos com a possível falta de importações de fertilizantes, o Brasil teve boas novidades. Na última sexta-feira (4), a empresa russa de fertilizante Acron embarcou carga com destino ao Brasil. A afirmação foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Apesar dos últimos anúncios, de acordo com a pasta o governo russo não proibiu a exportação de fertilizantes, apenas recomendou que empresas que atuam no setor não dessem continuidade nas atividades de exportação de fertilizantes.

Mas afinal, por que a importação de fertilizantes é importante para o Brasil?

Atualmente, o Brasil é o quarto país que mais importa a commodity, e a quarta que mais consome o fertilizante. As nações que mais consomem fertilizantes é a China, Índia e Estados Unidos.

No sentido de produção, o solo brasileiro é responsável por 15%, os demais 85% são originados da atividade de importação. A Rússia tem a maior parcela de importações ao Brasil, com um total de 23%. Somente em 2021 a Rússia vendeu US$3,5 bilhões em fertilizantes para o Brasil, em seguida está a China com US$2,1 bilhões.

Exigências para importar Fertilizantes

Para importar fertilizantes é necessário a empresa estar registrada no Ministério da Agricultura como produtor ou importador de fertilizantes, seguindo o art. 15 da Instrução Normativa Mapa 10/2004.

As embalagens onde serão armazenados os fertilizantes precisam seguir a legislação do MAPA, com o uso de rótulos etiquetas adequadas. No Artigo 12 da legislação, está descrito da seguinte forma:

“[…] deverão conter informações corretas, claras e precisas sobre suas características e qualidades, indicação e recomendação de uso, quantidade, garantia, origem e, quando for o caso, composição, cultura(s) a que se destina(m), dosagem, cuidados, restrições, precauções, contraindicações, incompatibilidades e riscos que apresentam à saúde humana, animal e ao meio ambiente.”, INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 53, DE 23 DE OUTUBRO DE 2013.

 

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos Importados da China seguem forte no Brasil

Produtos Importados da China: Ranking 2021