Logo Branca China Link

Importação Empresarial: Como tornar meu negócio importador?

Importação empresarial a solução para o seu preço

Quando o assunto é importação empresarial, a China Link Trading é assessoria mais flexível do país. Não importa o tamanho, ou segmento da sua empresa, todos os negócios podem, e devem importar!

É importante ressaltar que lidar com Comércio Exterior não é fácil. Geralmente, esse processo tende a ser burocrático. Mas o ato de importar não se limita a questões legais aduaneiras. Existe todo um planejamento, uma logística, uma estratégia a ser definida. E nesse texto, você terá as informações necessária para tomar a decisão; minha empresa deve importar?

Diagnóstico da sua empresa

Se você está começando, esse é a primeira, e uma das dicas mais importante. Antes de entrar de cabeça na importação você precisa entender como o seu negócio está funcionando. Ou seja, não basta procura um produto que esteja em alta, mas também entender se ele faz sentido dentro do seu comércio.

Acima de tudo, EVITE trabalhar com um produto que você não está habituado a vender. A reflexão a seguir pode parecer óbvia, mas é um erro muito comum entre os empresários: seu ramo é uma papelaria? Busque importar produtos que você já compra no atacado para revender.

Você pode ter um baita prejuízo ao importar um produto que vai além do seu segmento. Assim, é importante entender o hábito de consumo do seu cliente.

Habilitação do RADAR

Em primeiro lugar, antes de importar, seu CNPJ precisa de permissão para fazer operações no comércio exterior. O Radar Siscomex é processo obrigatório da Receita Federal, para habilitar é necessário apresentar os documentos necessários ao órgão.

Existem variados tipos de RADAR, e eles são divididos por limites. Ou seja, se a sua empresa começar a importar agora, haverá uma quantidade máxima permitida para investida durante um período. Cada modalidade possui um teto. A habilitação tem validade de 12 meses.

O Radar é dividido da seguinte forma:

1.Radar Expresso
2.Radar Limitado 50 mil dólares por semestre
3.Radar Limitado 150 mil dólares por semestre
4.Radar Ilimitado

Produto importado da China

Se você está em dúvida de como escolher um produto, parabéns, isso faz parte da importação. Ou melhor, se o produto que você queria importar não deu preço, não se preocupe. Ambos fazem parte do processo de importar.

Sobretudo, o mais importante para definir se um produto é a classificação do NCM. O código vai ser a semente que vai estruturar todo seu projeto. A partir do NCM, você vai compreender quais as anuências do produto. Visualizar todas as alíquotas, certificações, e o regimento aduaneiro.

Produto definido, e NCM na mão. Próximo passo é localizar o seu fornecedor na China. Se você pretende fazer isso, a principal forma é a internet. Procure o produto que você definiu em sites como o Alibaba. Em seguida, faça contato com o fornecedor do anúncio.

O Alibaba é excelente como uma ferramenta de busca, mas não para compra. Não feche negócio através do site. Se você quiser evitar transtornos, nunca contrate o frete do Alibaba.

Numa checklist, se você chegou até aqui, podemos dizer que você já tem meio caminho andando. Agora, defina a quantidade. Vale lembrar que quanto mais produto, mais diluído é o valor do frete. O valor de um container e do frete é fixo, portanto, quanto mais espaço você utilizar melhor será.

Fornecedor na China é confiável?

Comprar de algum lugar que nunca ouviu falar pode gerar preocupações. Principalmente se você não tiver disponibilidade para visitar a fábrica pessoalmente, ou para testar o produto depois de pronto. Imagina esperar mais de três meses, e o produto vir com falhas. Seu negócio talvez não suporte um imprevisto desse tipo.

Então, uma ótima solução para isso são dois serviços: inspeção de fábrica presencialmente na China, e controle de qualidade do produto.

Na inspeção de qualidade, você irá contratar uma empresa que atue presencialmente na China, de preferência uma empresa que também esteja localizada no Brasil. Ou seja, a contratada irá validar a existência do seu fornecedor. Golpes existem em todos os países, principalmente na internet. Então, todo cuidado é pouco.

Enfim o serviço de Controle de Qualidade. Ele irá te assegurar que a mercadoria, antes de ser embarcada, está dentro dos níveis de qualidades exigidos. Caso contrário, o fabricante terá que refazer as peças em questão, sem custos adicionais.

Embarcação na China

Parabéns seu produto está pronto. Está na hora de fechar a carga, e embarcar. Obviamente seu fornecedor não irá fazer esse tipo de serviço. Agora, você vai precisar de um agente de cargas, um profissional de logística. Ele vai fazer o Booking da carga, junto ao porto chinês mais próximo.

Em outras palavras, se você contratou um bom agente de cargas, as chances de você ter problemas com a fiscalização da Receita Federal são quase nulas. Do contrário, o canal vermelho será seu maior pesadelo. Em seguida, um bom agente irá fazer uma Packing List completa, detalhando cada informação sobre a carga. Desde quantidades, cores, produto, e qualquer especificação do produto.

Portanto, ele também será responsável pelo desembarque no porto brasileiro, e toda movimentação da carga. Quanto mais rápido melhor. Afinal, você não vai querer pagar taxa de armazenagem adicional!

Despachante Aduaneiro

Antes de mais nada, devo dizer que o despachante aduaneiro é indispensável na sua operação. Durante a sua importação, o despachante vai ser o responsável pela legalização da sua carga. Ele será seu representante diante da Alfândega brasileira. Portanto, toda documentação estabelecida nas normas tributárias será feita pelo profissional aduaneiro.

 

É possível facilitar uma importação?

A princípio você talvez confunda simplificar com facilitar. Contudo, ambos são bem diferentes. A importação simplificada é outro assunto. Na importação empresarial, é possível facilitar todo a operação. Enfim, a melhor forma de fazer uma importação acontecer é buscando quem já entender de mercado. A China Link Trading atua nesse ramo há mais de 15 anos, tendo suas operações iniciadas na China, que ao longo dos anos se expandiu para o Brasil.

Dessa forma, a China Link Trading é a maior consultoria de importação empresarial do Brasil. Dentro da assessoria, o importador será contemplado com um pacote completo. Independente da sua estrutura, seja você um empreendedor que deseja aumentar o seu lucro importando da China, ou uma grande empresa que já atua no comércio exterior. Temos estrutura para qualquer negócio, e também somos flexíveis para quem está começando nesse mercado.

Em conclusão, se você busca fazer uma importação empresarial, a China Link Trading está à sua disposição para viabilizar sua operação. Além disso, a assessoria não vai apenas viabilizar, mas também como vai te assegurar de quaisquer problemas, através de um contrato feito em mandarim.

 

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.

Compartilhe:

#MAIS ARTIGOS

Importação Ilegal

Importação ilegal de celulares gera mais de 56 mandados de busca e apreensão pela PF

erros de importação

O que não fazer em uma importação da China

Auditória de Fábrica

Auditória de fábrica em fornecedores na China: Porque fazer?