Logo Branca China Link

Importação com contêiner compartilhado vale a pena?

Container Compartilhado

Contêiner compartilhado da China se popularizou muito nos últimos anos, principalmente para empresários de pequeno porte que decidiram dar o próximo passo.  Recentemente, com a alta do frete meio a pandemia, muitos dispensaram a importação. Por outro lado, quem decidiu investir se deu bem, principalmente com produtos voltados para saúde, como máscaras, luvas, álcool em gel, dentre outros.

Mesmo sem capital suficiente para fechar um contêiner , alguns importadores recorreram para importação com contêiner compartilhado. Então, se a sua empresa é de pequeno porte, e você está querendo importar, talvez esse caminho seja uma boa alternativa, e vamos explicar o motivo.

Container Compartilhado LCL

Tenho poucos recursos, devo escolher um contêiner compartilhado?

Quando um modelo de negócio decide expandir sua atuação em algum mercado, ela provavelmente tem conhecimento de uma demanda que carece de atendimento. Dessa forma, a modalidade LCL (Less Container Load) surgiu como uma solução para o público que não tinha recursos suficientes para fechar um contêiner com produtos da China, também conhecido como FCL (Full Container Load).

Um contêiner compartilhado tem custos operacionais fatiados. Para saber o valor do LCL é necessário multiplicar a tonelagem pelo metro cubico que a carga irá ocupar. E o fato de você estar compartilhando o espaço concedido, não significa que você não é um importador. Portanto, vale destacar que um importador possui grandes poderes, porém também têm grandes responsabilidades.

O fato de você estar compartilhando o espaço de um contêiner não significa que você está fazendo uma importação informal, aquela que é feita por pessoa física. Muito pelo contrário! Para importar no LCL você precisa: em primeiro lugar possuir um CNPJ; habilitar o RADAR junto a Receita a Federal; fazer uma Declaração de Importação para pagar os impostos; dentre outros compromissos que todo importador possui.

Além do custo-benefício. qual outra vantagem compartilhar um contêiner pode oferecer para um importador?

Um dos gastos mais altos de uma importação é a taxa de armazenamento. E quando ela fica mais tempo do que deveria no porto, essa taxa passa a doer no bolso, e não é pouco!

Enfim, quando uma carga passa do tempo estimado, é cobrada a taxa de “demurrage”, mas isso não ocorre na modalidade LCL, pois assim que a mercadoria chega ela é desovada. Ou seja, nenhum custo adicional é gerado para o importador. Mesmo que ela não seja liberada no tempo previsto.

O melhor método para compartilhar contêiner

Se você busca a melhor forma para começar a importar, entendeu que compartilhar contêiner faz sentido pro seu perfil, e ainda tem sede de conhecimento, então você precisa conhecer o Método 12P.

Durante uma década de vivência na China, trabalhando com importações para o Brasil, Lincoln Fracari fundador da China Link, criou o Método 12P. A metodologia tem como objetivo ensinar empresários em importadores, ensinando passo a passo de uma operação.

12P não apenas se limita em compartilhar conhecimento, ou contêiner . Durante um ano, todos os membros 12P terão acesso à uma assessoria de importação exclusiva para o desenvolvimento e execução de um projeto. Além disso, TODAS as simulações são GRATUITAS para quem é 12P, independente de você já ter importado, ou não.

Quer conhecer melhor o modelo que mais transformou pequenas empresas em grandes importadores? Então acesse o Método 12P.

 

Por: Lucas Freire, Mamba Digital

Compartilhe:

#MAIS ARTIGOS

Importação Ilegal

Importação ilegal de celulares gera mais de 56 mandados de busca e apreensão pela PF

erros de importação

O que não fazer em uma importação da China

Auditória de Fábrica

Auditória de fábrica em fornecedores na China: Porque fazer?