A China se preocupa e orienta sua política externa baseada em dois temas: Segurança alimentar e energética.
Seu desenvolvimento acelerado, combinado com o grande crescimento da população urbana, desperta um sinal de alerta: Informam que o país não tem condições, sozinho, de fornecer alimento e energia para a grande demanda existente.
Sabendo disso, a China procura cada vez mais estabelecer alianças com outros países. Exemplos disso são: A suspensão do embargo à carne bovina brasileira desde 2012 e as novas alianças com países africanos com grande extensão de recursos naturais, como o petróleo.
Para equilibrar a balança, o governo chinês oferece apoio não só ao crescimento tecnológico, como também melhorias nas áreas do transporte, agricultura, medicina, educação, entre outros.
Buscando alternativas para os problemas decorrentes de seu desenvolvimento, e com o fim da autossuficiência em petróleo, a África é o lugar mais próximo para encontrar esses recursos rapidamente, além da aquisição de um novo mercado e fortalecimento dos laços existentes desde 2009 como o maior parceiro comercial do continente africano.
Tendo a África um grande destaque na produção de petróleo e potencial agrícola, a China buscou acordos com países onde localizam-se grandes petrolíferas estatais chinesas como a China NationalPetroleum Corporation (CNPC) e a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), permitindo assim, cobrir ofertas de competidores.
Porém, com a implantação dos produtos e abastecimento de armazéns e fábricas chinesas, reclamações ocorrem nos países africanos, e ganham voz com analistas de relações internacionais que questionam o papel da China: O debate acontece em torno da comparação do comportamento chinês com o de uma potência colonial.
Mas querendo ou não, o fato é: A China, com seu discurso anti-imperialista e anti-colonialista, consegue redesenhar um novo mapa político e econômico mundial.
Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.
Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!
Por Wlly Rebeca Suzart Camara – Direto de São Paulo – SP, Brasil.
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.