Um novo escândalo alimentar na China tem inspirado horror com a falta de regulamentação de alimentos aqui.
Pelo menos 63 pessoas foram presas e acusadas de vender carnes de raposa, ratos e outros animais, tratado com diversos aditivos e vender essas carnes como cordeiro em Xangai e na província adjacente de Jiangsu.
Essas carnes que não são geralmente aproveitadas para o consumo, eram mais baratas de ser adquiridas. O empreendimento estava pagando bem: os criminosos já tinham vendido cerca de 1,6 milhões de dólares em carne antes de serem presos.
Esse é mais um dos escândalo que aparecem na mídia chinesa. Nos últimos já foram diversos, desde de carnes sendo vendidas a partir de animais que morreram de doença, carne de cordeiro que foi tão fortemente contaminada com pesticidas que um homem morreu depois de comer e leite em pó adulterado com melamina que colocou 54.000 crianças em situação de risco e matou pelo menos seis.
Escandâlos como esse afetam profundamente o mercado chinês. Em 2008, devido à menor confiança do consumidor nos produtos nacionais, houve um grande aumento na importação de leite em pó importado: das 560 mil toneladas de leite em pó disponiveis no mercado local Chinês em 2010, metade eram de marcas importadas, originadas principalmente da Austrália, Nova Zelândia e Europa, onde eram vendidas até pelo dobro do preço das marcas nacionais.
Se esse último escândalo vai afetar o mercado de carnes na China é difícil prever – mas com ou sem escândalo, a China e sua população gigante é um grande mercado consumidor de alimentos e oferece boas oportunidades para os produtores que queiram entrar nesse mercado.
Por Philippe Costa – Diretamente da China
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar as suas operações aqui na Ãsia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e consolidação da carga para sua empresa em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.