BLOG

Duan Wu (Dragon Boat Festival) – China Link Blog de Importação

A festa de Duan Wu (端午节) ocorre todo 5º dia do 5º mês do calendário lunar chinês, dia 12 de junho em 2013. A data celebra o dia em que o sol é mais quente e o começo de dias mais longos.

Praticado há mais de 2 mil anos e colocado como feriado nacional a partir de 2008, a data festiva também celebra a vida e a morte do famoso poeta chinês, Qu Yuan. Além de contar com as tradicionais “pamonhas” de arroz (zongzi), o vinho Xiong huangjiu (雄黃酒) e a corrida de barcos de dragão.

Grande patriota e poeta na história do país, Qu Yuan com seu amor profundo pela China e pelo seu povo, escreveu belos poemas que influenciaram e continuam influenciando positivamente a literatura e o espírito do povo chinês. Exilado pelo seu governante durante o século III a.C., Qu Yuan suicidou-se, afogando-se no rio Miluo com uma pedra anexada ao peito.

O povo de sua região, Chu, na tentativa de salvar o corpo desse homem que tanto os honrou, saíram desesperadamente em seus barcos à procura de Qu Yuan, por isso a corrida do Barco do Dragão é feita todos os anos para simbolizar a tentativa de resgate do poeta. O dragão também representa a sabedoria, força, poder, proteção e riqueza do homem.

taiwan-dragon-boat-2009-5-28-6-51-2121

A data que relaciona várias crenças chinesas também celebra o início de um período importante na mudança das estações que podem trazer um ano abundante ou um ano muito ruim. Eles consideram um dia em que a má sorte está presente, por causa do potencial dos desastres de verão.

O objetivo da maioria dessas cerimônias era para apaziguar o grande Dragão do Mar Oriental e outros deuses para evitar a seca, inundações, pragas, enxames de insetos, como o de gafanhotos e doenças. O lançamento de zongzi (“pamonha” de arroz cozido) no rio era originalmente jogado como oferta e esperança de fertilidade e bons frutos durante o verão.

Já o arroz cozinho enrolado na folha de bambu (zongzi), para o povo da região Chu, simboliza a tentativa de preservar o corpo de Qu Yuan, eles acreditavam que jogar arroz cozido no rio impediria os peixes de chegarem perto do corpo. Atualmente, o zongzi é comido durante a festividade.

duanwuzongzi

Outras tradições também são usadas durante os dias de festa para espantar o mal e possíveis doenças, como amarrar bolsinhas de ceda perfumada no pulso das crianças, enfeitar a roupa com fitas coloridas que representam o arco-íris e limpar a bem casa. Em certas regiões eles pedem para até “feiticeiros” protegerem suas casas.

Taiame-souza

  Por Taiame Souza – Direto de São José dos Campos/Brasil
www.chinalinktrading.com
  Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos Importados da China seguem forte no Brasil

Produtos Importados da China: Ranking 2021