Logo Branca China Link

Diferença entre Importação Indireta e Importação Direta

Importação indireta ou importação direta

Para trabalhar com importações é possível executar a operação de duas formas, de maneira indireta ou direta. Mas afinal o que é importação indireta, e o que é importação direta?

De maneira bem resumida, a importação direta é operacionalizada diretamente pela empresa que deseja importar um produto. Do outro lado, a importação indireta é realizada por terceiros, onde todo as etapas de e importação são terceirizadas através de um serviço contratado.

Mas afinal, se você está se questionando por “qual importação é ideal para minha empresa?”, fique até o final, pois através de cada detalhe você saberá qual negócio é ideal para você!

Importação Indireta

Como dito anteriormente, a importação indireta ocorre quando uma empresa terceirizada fica responsável por todo o processo de comércio exterior. Toda parte regulamentaria, burocrática e logística ficará nas mãos da contratada. Antes, de tudo, o importador terá que escolher se a operação será feita por Conta e Ordem, ou por Encomenda.

No caso de Conta e Ordem, todo o processo é pago pelo importador, enquanto a trading fica responsável por todo planejamento e movimentação. Já para Encomenda, a contratada deverá arcar com todos os custos iniciais, assegurado por um contrato com a empresa adquirente, que serão pagos posteriormente por quem contratou o serviço.

Vale ressaltar, que ambas as operações de importação indireta podem utilizar benefícios fiscais para diminuir a alíquota do ICMS. Geralmente, importações pagam entre 18 a 21%, com o benefício fiscal é possível reduzir custos em até 4%.

A principal vantagem, além da utilização de benefícios fiscais, é tornar toda a importação mais segura. Apesar de você não possuir total controle da operação, uma trading de confiança poderá te oferecer todas as informações em tempo real, com atenção direcionada para o cliente.

Apesar de ter uma terceirizada agindo em seu nome, é necessário que a empresa contratante possua o RADAR habilitado, somente isso dará permissão para importar. O processo deve ser solicitado junto à Receita Federal. Muito provavelmente a sua trading parceira também irá te auxiliar nessa etapa.

 

Importação Direta

A importação direta ocorre quando uma empresa decide comprar, ou encomendar, algum produto de fora do país. Ao mesmo tempo que ela localiza, negocia, e afirma contratação de fornecedor estrangeiro, ela ficará responsável por todo processo logístico da carga. Será necessário contratar um agente de carga para movimentar a carga, e um despachante aduaneiro para cumprir com todas as obrigações regulamentarias.

Aqui, o importador possuí total acesso e controle diante da operação, no entanto os riscos são maiores, principalmente para quem não está habituado com o comércio exterior, É necessário qualificação e muita prática para lidar com o comércio exterior.

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Compartilhe:

#MAIS ARTIGOS