BLOG

Diferença entre Importação Indireta e Importação Direta

Importação indireta ou importação direta

Para trabalhar com importações é possível executar a operação de duas formas, de maneira indireta ou direta. Mas afinal o que é importação indireta, e o que é importação direta?

De maneira bem resumida, a importação direta é operacionalizada diretamente pela empresa que deseja importar um produto. Do outro lado, a importação indireta é realizada por terceiros, onde todo as etapas de e importação são terceirizadas através de um serviço contratado.

Mas afinal, se você está se questionando por “qual importação é ideal para minha empresa?”, fique até o final, pois através de cada detalhe você saberá qual negócio é ideal para você!

Importação Indireta

Como dito anteriormente, a importação indireta ocorre quando uma empresa terceirizada fica responsável por todo o processo de comércio exterior. Toda parte regulamentaria, burocrática e logística ficará nas mãos da contratada. Antes, de tudo, o importador terá que escolher se a operação será feita por Conta e Ordem, ou por Encomenda.

No caso de Conta e Ordem, todo o processo é pago pelo importador, enquanto a trading fica responsável por todo planejamento e movimentação. Já para Encomenda, a contratada deverá arcar com todos os custos iniciais, assegurado por um contrato com a empresa adquirente, que serão pagos posteriormente por quem contratou o serviço.

Vale ressaltar, que ambas as operações de importação indireta podem utilizar benefícios fiscais para diminuir a alíquota do ICMS. Geralmente, importações pagam entre 18 a 21%, com o benefício fiscal é possível reduzir custos em até 4%.

A principal vantagem, além da utilização de benefícios fiscais, é tornar toda a importação mais segura. Apesar de você não possuir total controle da operação, uma trading de confiança poderá te oferecer todas as informações em tempo real, com atenção direcionada para o cliente.

Apesar de ter uma terceirizada agindo em seu nome, é necessário que a empresa contratante possua o RADAR habilitado, somente isso dará permissão para importar. O processo deve ser solicitado junto à Receita Federal. Muito provavelmente a sua trading parceira também irá te auxiliar nessa etapa.

 

Importação Direta

A importação direta ocorre quando uma empresa decide comprar, ou encomendar, algum produto de fora do país. Ao mesmo tempo que ela localiza, negocia, e afirma contratação de fornecedor estrangeiro, ela ficará responsável por todo processo logístico da carga. Será necessário contratar um agente de carga para movimentar a carga, e um despachante aduaneiro para cumprir com todas as obrigações regulamentarias.

Aqui, o importador possuí total acesso e controle diante da operação, no entanto os riscos são maiores, principalmente para quem não está habituado com o comércio exterior, É necessário qualificação e muita prática para lidar com o comércio exterior.

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

Elon Musk chines tiktok

Conheça Yilong Ma, o “Elon Musk” chinês que cresce nas redes sociais

Produtos de informática tem imposto zerado

Produtos de informática tem imposto de importação zerado

Produtos Importados da China seguem forte no Brasil

Produtos Importados da China: Ranking 2021