BLOG

Como uma Consultoria de Importação pode ajudar uma empresa?

Décadas atrás, importar da China não era algo tão comum como é hoje. Antes você poderia ser taxado de louco por negociar com a China. Hoje, é visto como louco o empresário que não importa com fornecedores chineses. Principalmente pela grande vantagem econômica. No entanto, executar uma importação não é fácil. Tendo em vista a dificuldade operacional e processo burocráticos aduaneiros. A partir daí, surge a necessidade de contratar uma consultoria de importação.

A maior solução para quem quer começar a importar, e não ideia de como começar, com certeza o caminho é uma recorrer para uma consultoria de importação. Confira a seguir todas as vantagens desse serviço.

O que faz uma consultoria de importação?

Assim como qualquer serviço de consultoria, no caso da importação, ele será prestado por uma empresa especializada em comércio exterior. Baseado na experiência da consultoria, todo conhecimento conquistado ao longo dos anos de trabalho, servirá de estrutura para o seu projeto de importação. Existem empresas que atuam com mais facilidade em determinados países ou região, como China, Europa, ou a Ásia como todo.

Apesar de pessoas físicas conseguirem importar com poucos cliques em sites como Aliexpress, uma importação empresarial é bem mais complexa. Envolve desde o planejamento de definir um produto; localizar um fornecedor; fazer todo levantamento fiscal aduaneiro, e definir rotas e modais.

Uma consultoria de importação não apenas idealiza e executa seu projeto, mas também te proporciona maior segurança e agilidade na operação. Isso acontece, pois, toda a expertise em comércio exterior será aplicada na hora de importar. Seja na hora de formalizar com o fornecedor através de contrato na língua nativa, por exemplo em mandarim, ou quando for cotar câmbio.

Apesar de você estar contratando um serviço, caso você já tenha importado antes, é bem provável que exista a possibilidade de você ter gastos menores após a assessoria. Dentro do comércio exterior, existem inúmeras possibilidades de você ter “imprevistos”. Como por exemplo: pagar a mais pela armazenagem pela carga não retirada após desembarque. A escolha da rota e de um modal também otimizam o custo final.

Dessa forma, a contratação de uma consultoria é um investimento, já que oferece ao empresário a possibilidade de reduzir custos na realização do seu desejo de importar. Com a escolha de uma empresa experiente e de confiança, o empreendedor fica tranquilo e preparado para construir um diferencial competitivo no mercado.

Quais serviços uma importadora presta?

Vale ressaltar que a consultoria também serve como porta de entrada para fazer negócios com o mundo inteiro. Se você deseja construir uma networking com empresas de outros países, então é indicado que você participe de feiras de importação. Como por exemplo a Canton Fair, uma das maiores e mais antigas feiras do mundo que reúne fábricas e empresas do mundo inteiro, realizada em Cantão na China.

Simulação de Custos

Uma simulação é o primeiro diagnostico da importação. Você terá acesso a um documento com todos os valores. Será listado preço de fabricação, transporte, seguros, serviços, e impostos. Caso seu produto “de preço”, então faz sentido importar.

Fechamento de Câmbio

Para pagamentos internacionais, é necessário fazer a troca do câmbio. Em outra palavras, seu fornecedor na China não vai aceitar o pagamento em reais. Além disso, é necessário utilizar o código SWIFT para enviar o pagamento. Através da assessoria, é possível fazer o fechamento do câmbio com as menores taxas.

Inspeção de Fábrica

 Para saber se o seu fornecedor realmente existe, é necessário conhecer fisicamente a fábrica que ele irá produzir o produto. Também será feito uma avaliação da estrutura e capacidade operacional daquele local.

Controle de Qualidade

Antes do produto ser armazenado no container, é importante saber qual a qualidade final. Esse serviço evita possíveis dores de cabeças. Serão feito testes no produto, caso aprovado ele irá seguir para embarque.

 

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.

Compartilhe:
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on twitter

#MAIS ARTIGOS

cigarro eletrônico

Importação de cigarro eletrônico tem proibição mantida pela Anvisa

Importação empresarial a solução para o seu preço

Importação Empresarial: Como tornar meu negócio importador?

China investe em logística para destravar negócios pendentes