Em meio a demandas populares em Hong Kong por mais democracia e em meio a conflitos interno e externos da China, o país continua crescendo com taxas surpreendentes.
O novo chefe do Banco Asiático de Desenvolvimento, Shang-Jin Wei, diz que a China deve crescer pelo menos 7% por ano ao longo dos próximos cinco anos enquanto reequilibra sua economia para elevar a demanda doméstica. Afirmou também que o mercado de trabalho rígido da China é uma “fonte de preocupação” maior do que a desaceleração da taxa de crescimento da segunda maior economia do mundo.
As declarações do novo chefe do Banco Asiático, vêm uma semana depois de o banco manter suas projeções de crescimento para a China em 2014 e 2015. A economia chinesa expandiu-se 7,7% no ano passado, que irá desacelerar para 7,5% neste ano e para 7,4% em 2015.
Pequim tem a meta de expandir a economia em 7,5% neste ano, mas uma série de dados fracos até agora levou muitos analistas a projetar que o país pode não cumprir com este número. O economista, que nasceu na China e é agora cidadão norte-americano, disse que a economia chinesa “está fazendo uma transição para um novo modelo de crescimento a uma taxa relativamente rápida”. Completou dizendo que a China hoje em dia é muito menos dependente de exportações do que costumava ser, o que poderá ajudar.
Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.