Uma frota de vigilância chinesa expulsou nesta terça-feira várias embarcações japonesas que “navegavam ilegalmente” em águas próximas à s ilhas Diaoyu (para os japoneses, elas se chamam Senkaku), que Pequim e Tóquio disputam, para “reiterar a soberania chinesa”, informou a agência de notÃcias estatal da China.
Os navios japoneses foram interceptados por quatro embarcações chinesas que patrulham a zona há dias, disse a agência. O número de barcos expulsos não foi revelado, assim como a maneira utilizada pela frota chinesa para retirar as embarcações japonesas.
O vice-ministro chinês de Relações Exteriores, Zhang Zhijun, advertiu na sexta-feira o Japão de que “a única opção [da China] é tomar medidas mais fortes” se Tóquio mantiver sua atual postura no conflito pela soberania do arquipélago.
“Enquanto a China continuar preocupada por sua soberania, seguirá mostrando ao Japão nossa forte determinação para defender as ilhas”, afirmou o vice-ministro, que não especificou os métodos que utilizaria para a defesa.
A tensão entre os dois paÃses chegou a um ponto máximo nas últimas semanas em função da nacionalização de três ilhotas pelo Japão, o que gerou manifestações violentas em várias cidades chinesas e a suspensão dos atos para lembrar o 40º aniversário do reinÃcio da diplomacia bilateral.
Nesse contexto, dezenas de empresas japonesas decidiram paralisar sua atividade na China por medo de ataques.
O governo da China assegura que o Japão, administrador de fato das Diaoyu ou Senkaku (arquipélago desabitado onde acredita-se que podem existir reservas de petróleo), apropriou-se ilegalmente das ilhas durante a guerra sino-japonesa que durou de 1894 a 1895.
Fonte: Folha de S. Paulo
Por Douglas Pazelli – Diretamente da China
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no:Â www.facebook.com/ChinaLinkTrading
Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ãsia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ãsia. Consulte nosso site para mais informações.