Zhangye: a cidade das Montanhas Coloridas

Algumas coisas são tão incríveis que parecem irreais, não é mesmo? Mas este não é o caso das montanhas coloridas localizadas no Parque Geológico Zhangye Danxia, que nada mais são que resultados de milhões de ano de ação da própria natureza. A paisagem única do lugar atrai muitos visitantes, mas ainda é bem desconhecida em relação a outros pontos turísticos chineses. Vale a pena conhecer um pouco mais!

 

zhangye
As montanhas fascinam os visitantes com suas várias cores em formato de arco-íris.

 

As montanhas coloridas de Zhangye

O Parque está situado no noroeste de Gansu, na China. Mais precisamente, a 40 km da cidade de Zhangye, localizada no Corredor de Hexi, a qual era um importante ponto comercial na antiga Rota da Seda. É a prefeitura de Zhangye a responsável pelo Parque. A dimensão do mesmo é de 510 quilômetros quadrados e, além da atração principal, é lar de muitas espécies de flora e fauna, das quais muitas são raras ou ameaçadas de extinção.

Desse modo, para quem está planejando uma viagem ao longo da Rota da Seda, deve fazer uma parada obrigatória para conhecer as maravilhas das montanhas de Zhangye.

 

Como se deu essa coloração?

Todas essas cores são resultados de anos de ações endógenas e exógenas que permitiriam construir uma formação única!

A formação de cores em camada é resultado de acúmulos da erosão de arenito e outros minerais de diferentes cores, por milhões de anos, que foram se sedimentando, compondo as camadas. Assim como as cores, as texturas e os formatos peculiares ocorreram – e ainda ocorrem – devido à vários fatores naturais: movimentação da crosta terrestre, vento, chuva e o próprio efeito do tempo com erosões, condições desérticas, congelamentos e descongelamentos ao longo dos anos.

 

zhangye
As belíssimas cores são consequência de anos de ação da natureza

 

As elevações das montanhas são de 2000 a 3800 metros. E o clima árido continental garante um tempo aberto majoritariamente, com chuvas muito limitadas, apenas mais densas de junho a setembro.

As formas de relevo Danxia são compostas por arenito vermelho, o que dá uma coloração carmesim. Várias montanhas desse tipo são, inclusive, consideradas Patrimônio da Humanidade da UNESCO, diante do seu imenso valor natural. Mas, as montanhas de Zhangye mais parecem uma pintura por, além do vermelho predominante, conter outras colorações.

 

zhangye

 

As cores da montanha são, de fato, vivas, dependendo da luminosidade. Alguns relatam que tal beleza parece um arco-íris impresso em rochas. E, graças a isso, o parque recebe vários turistas de todos os lugares do mundo.

 

Informações turísticas

O custo para entrar no parque é de 40 Yuan, mas com mais 20 Yuans você também tem direito ao transporte dentro do parque. Também é possível fazer esse percurso caminhando ou com carros turísticos. O percurso do passeio é de 8 quilômetros.

A melhor época para se visitar o parque é entre junho a setembro, pois, por ser um período de mais chuvas, o ar e a sensação térmica ficam mais refrescantes para os visitantes. E o passeio fica ainda mais interessante se for em dias de céu aberto, sob a luz do sol, principalmente de manhã ou no pôr-do-sol, quando as cores mudam intensamente conforme a luminosidade e ficam mais contrastadas, mas também após um dia de chuva, pois, a água destaca as cores das pedras. De 1 de maio até 10 de outubro, o parque está aberto das 6h às 20h, enquanto que na outra parte do ano, de 11 de outubro a 30 de abril, das 7h às 19h.

O parque tem oferecido uma melhor infraestrutura para receber – e também, atrair – mais turistas. Com isso, tem construído passarelas, escadarias, estradas e plataformas para melhor acesso aos topos das colinas e para observação das montanhas.

 

zhangye

 

Infelizmente, em comparação a outras cidades chinesas, Zhangye não tem um acesso tão fácil com vôos diretos de grandes cidades, tais como Pequim ou Shanghai, mas é possível ir de trem expresso, partindo da China Central Oriental para Zhangye. A viagem entre Pequim e Zhangye, de trem, leva entre 18 a 26 horas e de Pequim, entre 26 e 29 horas. A melhor forma é ir primeiro a Lanzhou (capital da província de Gansu) e, em seguida, viajar para Zhangye de avião.

Além do Parque Geológico, a cidade de Zhangye também possui outras atrações turísticas extraordinárias, como o Templo de Pagoda de Madeira, a Torre de Tambor, o Templo de Buda de Shandan, o Grande Templo de Buda, o Templo de Mati, etc.

Ficou com vontade de conhecer o Parque Geológico Zhangye Danxia e ver de perto as montanhas coloridas? Então continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre lugares incríveis para se conhecer na China!

 

Por Anna Carolina Monéia Farias, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: China Reise; Tourism on the Edge; Geology Page; G1; Visit Our China

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário