Vida longa à China! A expectativa de vida chinesa comparada

Usando dados divulgados recentemente, o jornal The Economist criou um novo jeito de visualizar o padrão de saúde  ao comparar a expectativa de vida chinesa, desde suas províncias à de vários países ao redor do mundo.

expectativa de vida

Muito se tem discutido sobre o progresso econômico da China nas últimas décadas, mas pouco sobre o progresso observado nos padrões de saúde e expectativa de vida. Enquanto que um bebê chinês nascido em 1990 tinha uma esperança de vida de 68 anos, um nascido em 2013 provavelmente viverá 76 anos, o que coloca a China entre os 100 primeiros países com mais alta expectativa de vida.

Porém, ao comparar essa expectativa em nível provincial, os novos dados publicados mostram como a riqueza na China está sendo distribuída. Apesar de ficar claro que a região leste apresenta um nível de desenvolvimento bem mais alto do que a região oeste, o mapa menor mostra que esta última região vem se desenvolvendo muito rapidamente.

É interessante notar que seis províncias chinesas têm expectativas de vida mais alta do que a média de vida dos Estados Unidos, que gira em torno dos 79,7 anos. Em 1990, os Estados Unidos superavam a China em esperança de vida em oito anos. Nas últimas décadas, entretanto, a China logrou reduzir essa distância em mais de cinco anos.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook


Veja Também


Deixe seu comentário