Viajando para a China sem falar inglês ou mandarim? Confira nossas dicas!

Partindo do principio de que “nada é impossível”, este texto trará algumas dicas para você que está pensando em viajar para a China sem saber falar inglês ou mandarim. Não importa o motivo da viagem, se é viagem a negócios para a China ou se é a lazer, os tópicos abordados nesse texto auxiliarão o viajante em diversas situações. Ah, e mesmo que você fale um pouco de inglês,  essas dicas também o ajudarão. Continue lendo!

Nosso canal no Youtube foi feito para ajudar você, empreendedor, em todas etapas do seu processo de importação. No vídeo a seguir, falamos sobre ir para China sem falar inglês, confira:


 

Asa de avião

 

Para começar, é importante deixar claro a importância da comunicação enquanto se viaja. Quando o viajante não fala o idioma do país, é necessário um esforço redobrado para que haja o entendimento entre as pessoas. Veja o video que a China Link Trading preparou chamado Inglês de Sobrevivência, e anote algumas dicas


 

Criatividade

Já que você não fala o idioma local e também não fala em inglês, pense fora da caixinha e use a imaginação para transmitir sua mensagem. Utilize ferramentas como calculadora, papel e caneta para desenho e até mesmo, mímica! 

Não desista de sua viagem para a China por não falar a língua, veja abaixo como “triblar” este problema com nossas dicas de sobrevivência.

Não pense que você irá estabelecer longas conversas, contudo, calculadoras para barganhar em compras, ou, anote o endereço dos lugares em um papel e mostre ao motorista de taxi, aponte para os pratos do cardápio em um restaurante ou mostre imagens das coisas em seu celular.


 

Estude seu destino

Considerando o fato de que a comunicação será difícil, faça mapas dos locais, restaurantes, linhas de transporte publico, assim, sua viagem estará mais clara quanto a sua locomoção. Se você tiver internet no celular (extremamente recomendado), utilize aplicativos de mapas para facilitar idas e vindas. Também se planeje quanto aos check ins em hotel, aeroporto e atrações na cidade.


 

Programe-se antes de sair do país

Existem várias coisas que podem ser programadas antes de viajar para a China, como reserva de hotel, check in de voos, aluguel de carros, tickets de passeios. Lembre-se sempre de ter o numero de referência salvo com você, assim, ao chegar nos locais é só mostrar a reserva e pronto.

Aproveite para sacar algum dinheiro na moeda local antes de se encontrar no meio da cidade sem dinheiro e sem saber onde tem uma casa de cambio.

 

Anotações

 


Seguro viagem

Mesmo que seja uma viagem curta, contratar seguro pode evitar uma grande dor de cabeça caso algo aconteça. Aproveite para contratar este seguro com uma empresa que se comunique em português, afinal, na hora do desespero, é melhor falar na sua própria lingua.

Dependendo do seguro viagem, o pacote cobre além de despesas médicas. Alguns incluem extravio e avaria de bagagem.


 

Imigração

Para entrar em qualquer país, o viajante passa pela imigração dentro do aeroporto, e na China não é diferente. Já que a comunicação é escassa, imprima tudo. Reservas de hotéis, passagens de viagens de dentro da China e de volta para o Brasil. Se o viajante possuir um contato dentro da China, também tenha este numero. Leve também comprovante de renda, seguro viagem, certificado de vacinação, carta-convite (caso tenha alguém que possa fazer para você). Ter todos os documentos juntos o ajudará muito.


 

Internet

Viaje para a China com internet no celular. A internet da independência para as pessoas, pois a informação esta bem ali, na ponta dos dedos. Baixe aplicativos de tradução e locomoção. Caso não queira ir com roaming do seu celular, opte por um chip local.

 

Mapa no celular

 

Não tenha vergonha 

Não tenha medo de errar, afinal, você irá. Se desapegue da idea de passar mico e mergulhe fundo mas dicas que já apresentamos aqui. Lembre-se de memorizar palavras e expressões básicas e use-as. Aprenda a dizer “bom dia, com licença, por favor, obrigado”. Isso será um quebra-gelo no momento de pedir alguma coisa, afinal, aumenta a simpatia.



 

Divirta-se

Independentemente de estar se comunicando em inglês, mandarim, mímicas, fotos ou gestos, o importante é se divertir, conhecer novos lugares, visitar locais únicos, comprar itens exóticos, experimentar comidas, fotografar momentos inesquecíveis e aproveitar a viagem. Quando você precisar se comunicar, mantenha a calma e lembre-se de todas essas dicas para encontrar uma solução. Se a outra pessoa não te entender, apenas agradeça e siga em frente


 

Inglês não resolve tudo

Não fique pensando “ah…mas se eu falasse inglês”. Na China não são todos que falam em inglês também. O aprendizado é constante em qualquer idioma. Não tenha medo de explorar o mundo mesmo sem falar o idioma do país. Ter carisma e força de vontade podem te levar para longe.

E então leitor, já tinha pensado nessas dicas antes? Já viajou para a China e teve algum problema para se comunicar? Nos conte sua experiencia e compartilhe nosso texto com seus amigos

 

Por Carolina Ranzoni, diretamente de Sydney, Australia.

Fontes:  Youtube China Link Trading, Fui ser viajante

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário