Vantagens da Importação – China Link Blog de Importação

img1

Todos nós, em aulas de história ginasiais, aprendemos sobre o Mercantilismo. Segundo as teses mercantilistas, uma nação torna-se mais rica quando exporta e mais pobre quando importa. Apesar de ter sido refutado diversas vezes ao longo da história, esse erro continua a enganar a população, e mesmo boa parte dos economistas. Importar é preciso e tem uma série de vantagens para o país. 

Nenhum país é autossuficiente para não precisar importar. É bom que as empresas, independente de seu porte, possam exportar, mas a importação tem suas vantagens, na medida em que contribui com a circulação de capitais e com o crescimento econômico do país no cenário da globalização. Entende-se como importação a entrada de mercadorias oriundas do exterior, mediante pagamento de direitos e formalidades aduaneiras.

Para fabricar e vender seus produtos, as empresas adquirem mercadorias (com a finalidade de revenda) e insumos de duas formas: no mercado interno ou importando. Afinal, qual a empresa que nunca fabricou seus produtos com insumos importados, revendeu produtos importados ou se utilizou de linhas de produção importadas para ter competitividade? A importação pode apresentar várias vantagens para quem importa e para o país, como:

  •  Baixo custo de aquisição em razão da moeda do país vendedor representar valor menor do que a moeda do país comprador.
  • Tempo de importação, ser menor do que o tempo de fabricação nacional.
  • Incentivos governamentais para importar
  • Baixa agregação de mão de obra, em razão de se importar o produto acabado e concluído.
  • variação cambial favorável a importação, por ser estável.
  • Projeção de programação de compras com preços fixos e estáveis.

Como qualquer transação comercial, a importação apresenta alguns riscos inerentes da própria operação, como não receber a mercadoria conforme as especificações de compra, atraso, avarias, variação cambial (já que se trata de uma compra internacional), restrições do governo, etc. Por isso deve-se fazer um planejamento da operação, até mesmo tributário, para se minimizar ou anular estes riscos. Além disso, é importante sempre se atentar quanto à seriedade do fornecedor internacional, verificando se este tem algum padrão de qualidade e de trabalho bem definidos.

Mas o planejamento vai além disso. É preciso levar em conta uma série de fatores que implicam no sucesso ou fracasso do processo de importação. Dentre eles, os custos de transporte, seguro, armazenagem, logística, documentação necessária, prazo para entrega da mercadoria, modalidade de pagamento, conhecimento dos impostos incidentes sobre a importação, entre outras questões. Para obedecer a todas as etapas seguindo a lei brasileira é importante que as empresas tenham um departamento constituído por pessoas qualificadas e capazes de gerenciar todo o planejamento. Entretanto, empresas que não possuem tal estrutura podem optar por terceirizar o serviço para tradings que possuem competência funcional para lidar com toda a burocracia. A terceirização do serviço de importação é recomendado para empresas que nunca importaram antes e, por isso, não possuem conhecimento dos riscos do processo. Dessa forma, externar a operação para tradings ameniza os riscos e maximiza os bons resultados.

O comércio internacional apresenta muitos desafios, principalmente para as micro e pequenas empresas, mas também muitas oportunidades, e no caso da importação, se bem aproveitadas, pode contribuir com a competitividade das empresas no mercado interno, ou mesmo externo. Observando todos os pontos acima apresentados, com certeza será mais fácil o planejamento da importação, o que ajudará no alcance da tão necessária competitividade.

Acesse nosso site e conheça os melhores serviços que podemos lhe oferecer para tornar sua importação mais segura, rápida e vantajosa.

Em caso de dúvidas ou sugestões deixe seu comentário abaixo ou nos contate através do e-mail contato@chinalinktrading.com

Fonte: ImportaFácil, Terra a Vista, Administradores 

Mario-Cesar-China-LinkPor Mário Frassom – Direto de Marília, Brasil
www.chinalinktrading.com
Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário