Valor inicial para importar da China

Qual o valor inicial para importar da China? Esta é uma pergunta importante para quem deseja entrar no mercado de importações e se estabelecer nele.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre como funciona a importação formal, os custos que se tem ao realizá-la e discutir qual valor seria ideal para começar a importar da China.

 

valor inicial importar da china
Qual o valor inicial para importar da China? Fonte: Exame

 

Importação formal

Já que estamos tratando de importação do tipo formal, vale a pena explicar que essa modalidade é feita por pessoa jurídicas, ou seja, empresas habilitadas no RADAR Siscomex e através de um despachante aduaneiro.

Para fim de entender mais sobre a habilitação no RADAR Siscomex e sua importância ao importar da China:

Como estamos falando de valores e de um valor inicial para importar da China, numa importação empresarial haverá a cobrança dos tributos:

II – Imposto de Importação,

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados,

PIS – Programa de Integração Social,

COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social e

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Estes impostos e contribuições podem variar de acordo com a espécie e o tipo de produto importado. O caso do ICMS é mais complexo, ele é diferente em cada estado e também varia para cada tipo de produto.

 

Fonte: Venture Assessoria

 

Este modelo de importação é totalmente diferente da importação simplificada, que é destinada a pessoa física e jurídica com valor máximo de US$ 3,000.00 ou em outra moeda equivalente. Se você quer saber mais sobre a diferença entre as duas, conheça mais importação da China por pessoa física.

 

Custos fixos ao importar da China

Para falar dos custos, a princípio vamos falar somente dos custos fixos até o momento do embarque e depois outro tópico para falar dos custos que estão relacionados após o embarque das mercadorias para enfim discutir finalmente qual é o valor inicial para importar da China

  • Despesas financeiras. Quando você estiver fechando um contrato de câmbio, acordando os termos de pagamento com o fornecedor chinês, você terá despesas com a taxa de fechamento de câmbio e do IOF, que pagamos em cada operação financeira (se você ainda tem dúvidas sobre os termos de pagamento, assista ao vídeo abaixo).
  • Impostos de importação mencionados acima, no tópico de importação formal. A maioria deles são calculados utilizando a NCM (Nomeclatura Comum do Mercosul). A partir disso, você precisará somar o valor do produto + o valor do frete para chegar no preço do qual você pagará os impostos.

Se você quer como calcular seus impostos na importação formal, clique aqui.

  • Inspeção antes do embarque, que serve para verificar a mercadoria antes de embarcar. É algo que deveria ser comum se pensarmos que estamos fechando negócio com pessoas há mais de mil quilômetros de distância. Porém, muitos importadores pecam em não realizar esta inspeção ao importar da China.

 

valor inicial importar da china
Planejar seus custos é essencial para garantir o melhor negócio ao importar da China.

 

 Custos depois do embarque

Quando pensamos no valor inicial para importar da China, só o custo de importação de um contêiner pode variar, em média, de 3 a 7 mil reais. Este valor inclui os custos logísticos, como a retirada do contêiner do navio, o aluguel do armazém que você utilizará no porto, a mão-de-obra dos funcionários (a chamada capatazia), o uso das máquinas e de toda a estrutura do porto.

Assim como a sua empresa, as empresas de logística e transporte também pagam sua parte nesses custos. Além disso, dentro destas despesas ainda estão o custo do desembaraço e do despachante aduaneiro.

 O último custo fixo com o qual você terá que arcar neste processo é o frete rodoviário. Esse custo corresponde ao transporte da sua carga até o seu armazém, sua fábrica ou outro local onde você planeja descarregar os seus produtos.

 

valor inicial importar da china
A logística é parte importantíssima do seu processo de importação da China.

 

Outros Custos

Nós não falamos muito sobre os custos variados, porque como o próprio nome fala, eles são variados. Um deles por exemplo é a pro forma invoice, o documento pelo qual você vai realizar o pagamento dos produtos que comprou. Funciona como a nota fiscal da sua compra internacional.

Além disso, existem também o custo do frete e seguro internacional, considerando que ele virá via transporte marítimo. Mas existem cargas que precisam de um transporte aéreo, que tem valor bastante elevado em comparação.

 

Valor inicial

Na teoria, com 3 mil dólares você já pode importar como pessoa jurídica. Este é o teto para pessoas físicas que querem importar. Com 10 mil reais você consegue fazer a importação de alguns produtos. Mas isso não quer dizer que vá ser muito lucrativo. Por que?

O mercado de importação está cheio de empresas médias e grandes que provavelmente importam o mesmo produto que você e em uma quantidade maior. Isto reduz muito os custos da importação e do produto, enquanto que para você isso não seria tão benéfico, principalmente na hora de revender.

Ou seja, a empresa poderia cobrar um valor muito mais baixo para vender o mesmo que você. De duas uma, ou teria que reduzir o preço de revenda e reduzir o lucro. Ou você cobraria o preço que te dá uma boa margem de lucro, mas teria pouca procura.

 

Fonte: Exame Abril

 

E é ai que entramos na principal questão quando falamos de um valor inicial para importar da China. Querer importar é uma questão. Se essa importação vai valer a pena é outra questão.

É preciso pesquisar para saber qual é o valor mínimo para o seu tipo de importação. Logo depois, você saberá quanto terá que investir para começar um projeto de importação. Isso porque, essas importações variam muito de produto para produto, seu preço, etc.

 

Capital ideal para importação

Qual o capital ideal para importação? Como já disse no tópico anterior, isso varia de produto para produto. Acredito que o único requisito seja de não ser apenas 10 mil reais. Isso pode acabar comprometendo o seu negócio, no sentido de gerar prejuízos.

Para estimar um valor inicial ao importar da China, o mínimo indicado para a maioria das linhas de produtos é 10 mil dólares. Apesar dos impostos serem em reais, a maioria dos outros pagamentos é em dólar. E como vocês podem ter visto, ele passou de 4 reais e tem variado até R$ 4,50 dependendo do dia. As importações são afetadas pela alta do dólar devido à este fator.

Com 10 mil dólares é possível iniciar um processo de importação de maneira tranquila, com custos fixos um pouco menores. Em suma, estes são pontos importantes para uma importação formal de sucesso e que podem te gerar um bom ganho.

No vídeo abaixo, respondemos uma pergunta extremamente importante relacionada ao capital ideal para importação e qual valor inicial para importar da China:

 

Cuidados

Resumidamente, para importar da China e de outros países, é necessário ter alguns cuidados. Como dito anteriormente, 10 mil dólares é um valor mínimo para começar a importar, ainda mais se você está entrando nesse ramo agora. Com um investimento desta escala, cuidados e precauções são cruciais.

 

valor inicial importar da china
Fonte: Exame

 

Para além dos custos fixos existem outros que são essenciais e toda empresa deveria ter. Como o mercado é muito grande, é sempre bom para quem está começando, contratar uma pessoa que saiba lidar bem com o mercado e saiba bastante sobre fornecedores e o processo de importar.

As empresas de trading especializadas são garantia de tranquilidade durante sua importação! Fale conosco e comece a importar já!

 

Por Barbara Pompei Corcioli, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fonte: Importa Mais Brasil, Administradores

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário