Vale a pena importar o meu produto da China?

Não é novidade para ninguém que a China é um país cuja economia segue em grande ascensão, especialmente devido a sua produção com maior qualidade e suas negociações com países ao redor do mundo. Desde artigos mais simples, como bijuterias, utensílios domésticos e brinquedos comercializados no Brasil nas famosas lojas “Xing Ling”, até os produtos de mais alta tecnologia no mercado são fabricados no gigante asiático. Considerando esta gama de produção em massa, muitos investidores visam a importação de produtos da China como um negócio vantajoso.

No entanto, ainda existe certa insegurança a respeito das vantagens deste tipo de importação e, também se vale a pena importar determinado produto da China. Caso suas dúvidas sejam relacionadas à escolha do melhor produto para importar da China, nossas dicas são imperdíveis!

Com o intuito de fornecer orientações a respeito da análise sobre as vantagens de se importar um determinado produto da China, escrevemos este artigo. Você tem tido estes questionamentos sobre seu investimento em importação e não sabe como esclarecê-los? Leia este artigo e tire suas dúvidas!

Importar da China: Pesquisa de mercado sobre o produto certo 

Antes de decidir importar qualquer produto da China, primeiramente o empresário ou negociante deve ter clareza a respeito do produto desejado. Desta forma, previamente qualquer passo para a importação do produto da China, ressalta-se a necessidade de o importador conhecer o produto por meio de uma pesquisa de mercado.

importar da china
As características do produto por meio da pesquisa de mercado/ Fonte: Proddigital

O processo de realização de uma pesquisa de mercado não é algo simples, porém o importador necessitará ao menos de uma busca básica a respeito de algumas características deste produto e aspectos de comercialização. Com o intuito de tornar este primeiro passo mais fácil, levantamos alguns pontos a serem considerados:

– Você conhece muito bem o produto da China escolhido?

– Você já trabalhou ou comercializou anteriormente o produto da China escolhido?

– Você tem conhecimento a respeito das vulnerabilidades/problemas deste produto da China?

– Você precisará de peças de reposição ou de um serviço de assistência técnica?

Considerando que a importação de produtos da China visa como resultado final a venda, os importadores precisam entender os benefícios do produto e saber como demonstrar esses benefícios com muita clareza para algum interessado, pois esse conhecimento será primordial para o sucesso do negócio.

Saiba a respeito do consumidor antes de importar

importar da china

Conheça os consumidores para importar da China. Fonte: Ebradi

Além de ter afinidade com o produto a ser importado da China, o negociante ou empresário deverá também averiguar o perfil do consumidor em questão, com o intuito de evitar prejuízos no momento da venda. Desta forma, ao pensar a respeito do consumidor, questione-se:

– Qual é o meio de compra do produto da China desse consumidor (internet, loja física)?

-Qual é o tipo de compra desse consumidor (por atacado ou por varejo)?

-Seria possível a venda do produto considerando todas as respostas possíveis acima?

Calcule o valor da importação do produto e veja as vantagens

O cálculo dos gastos de importação de qualquer produto da China deve ser levado em consideração no momento da escolha do produto certo ao se importar. Nem todos os produtos são viáveis para importação da China. Desta forma, para saber o valor que será gasto, o futuro importador deverá realizar uma simulação de importação, feita por um despachante aduaneiro ou um profissional envolvido no comércio exterior.

importar da china
A importância do cálculo de impostos para a importação de produtos da China. Fonte: JtInternational

Portanto, o primeiro passo importante é saber o valor do preço FOB, sigla que quer dizer “Free on Board” e trata-se de um tipo de frete no qual o comprador assume possíveis riscos e custos com o transporte da mercadoria e, também, o valor do peso bruto da mercadoria e o volume. Estas informações serão de grande influência para o valor do frete, considerando que quanto mais pesado ou maior a mercadoria, mais caro será o frete.

Para saber mais sobre os tipos de frete, FOB, EXW e Incoterms, assista ao vídeo abaixo:

Tenha ciência sobre os destinos da sua importação de produto da China

Fique atento aos lugares de origem e chegada da mercadoria a ser importada. Saiba que o valor do frete aéreo é superior ao valor do frete marítimo. Desta forma, o meio mais econômico de importação do produto da China é pelo mar, sendo a localização dos portos de origem e de chegada um aspecto de relevância a saber. Saiba mais sobre os portos chineses e seus destinos ao redor do mundo lendo o artigo “Portos chineses: os locais que levam a China para o mundo”. Lembrando que o conteúdo sobre portos desse link é introdutório e você vai encontrar o material completo nas aulas do nosso Treinamento Avançado de Negócios com a China. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

importar da china
Fique atento ao destino de sua importação da China / Fonte: Efficienza

Tenha ciência sobre do código fiscal do produto da China

Continuando com as dicas sobre as vantagens de importar da China, o importador deve se informar a respeito dos impostos envolvidos na importação do produto escolhido. Uma sigla a se conhecer é o NCM, que se refere a abreviação de “Nomenclatura Comum do Mercosul”. O NCM trata-se do nome atribuído ao código que se usa na especificação da natureza de um determinado produto.

importar da china

NCM – o código que especifica a natureza de um produto / Fonte: EscolaEdti

De forma sucinta, toda e qualquer mercadoria importada de outros países e/ou adquirida no território nacional apresenta um código fiscal do produto. O uso desse código é empregado no cálculo do valor individual do imposto.

Desta forma, o NCM possui uma tabela seguida e respeitada por países ao redor do mundo, sendo o código distribuído de maneira uniforme para cada um dos produtos ou materiais existentes.

Além disso, o importador deve se atentar a respeito da existência de restrições ou problemas quanto a entrada do produto da China no país, pois talvez alguma multa pode ser atribuída no valor do imposto.

Em suma, considerando estas informações e seguindo estas orientações, o importador ou negociante poderá chegar ao cálculo mais preciso de quanto o imposto do produto custará.  

Encontre uma estratégia comercial

O passo final para a importação adequada e vantajosa do produto da China desejado é o estabelecimento de uma estratégia comercial. O valor do seu produto será de acordo com a estratégia adotada, sempre pensando no meio de venda que este produto será comercializado. Por exemplo, caso o produto seja comercializado em lojas físicas, cabe ao importador estabelecer se o valor deste será mais caro (ou não) considerando variáveis como o atendimento diferenciado ou qualidade do produto. Um outro exemplo a ser pensado é a venda do produto da China pela internet, por meio de e-commerce, no qual o consumidor pode optar por atrair e/ou aumentar o seu público alvo com o oferecimento de um acessório pela compra de um determinado produto, ou até mesmo, por meio da realização de sorteios online, como forma de divulgação com a marcação de amigos e seguidores de diferentes redes sociais, tais como Facebook e Instagram.

A importância de uma estratégia comercial eficaz para as importações da China / Fonte: Planejador Web

Dado o exposto, você importador precisa estudar para fazer uma escolha concisa a respeito do produto da China que será comercializado no Brasil. Pesquise a viabilidade dos produtos e reconheça sua afinidade com estes, conheça o mercado e prepare uma estratégia promissora, veja os produtos que são rentáveis e calcule os gastos e lucros de sua importação/negócio. Considerando as dicas acima, a sua importação será bem-sucedida para crescer e se consolidar.

Para se aprofundar no estudo da vantagem de importação de determinado produto, assista ao vídeo abaixo.

Esse vídeo faz parte dos conteúdos gratuitos disponíveis no nosso canal, onde falamos sobre empreendedorismo, cultura chinesa, negócios com a China e notícias. Se inscreva!

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: China Link Trading, Blog.egestor, Administradores, Como Importar Produtos, Youtube, Destino China, Planeja Web, EscolaEDTI, Efficienza.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário