Transporte público na China: como funciona

Pegar um ônibus ou um metrô, e descer algumas estações depois de alguns minutos, é algo completamente corriqueiro, e que envolve poucos riscos. Mas imagine que, de repente, os nomes de todas as estações passem a ser escritos em chinês. À sua volta, ninguém fala português, e você precisa perguntar em chinês como chegar ao destino desejado. Se você está pensando em ir para a China, é melhor estar preparado para esse tipo de situação. Pensando nisso, decidimos explicar de maneira bem simples como usar o transporte público na China, a partir deste texto e do vídeo Transporte Público na China, que você pode encontrar na nossa série do Youtube, A China é assim, mas que já deixamos disponível ao final deste texto. Saiba como contornar o problema da barreira linguística, para mover-se livremente pelo país asiático. Aprenda agora como usar ônibus na China, e como andar de metrô na China.

transporte público na China

 

Características gerais do

transporte público na China

Em primeiro lugar, não se assuste na hora de usar o transporte público na China. Mesmo com o problema do idioma, você não precisar ter medo de se perder ao usá-lo. Isso porque, tanto os ônibus quanto o metrô na China, possuem algumas características semelhantes às do Brasil. E suas características típicas acabam, no final das contas, ajudando-nos muito mais do que nos atrapalhando.

 

Como pegar ônibus na China

Assim como ocorre em grande parte das cidades brasileiras, ao pegar ônibus na China, devemos entrar pela porta da frente, e sair pela porta de trás (na verdade, deveríamos dizer “porta do meio”, já que a porta de saída fica mais próxima ao meio do que à parte traseira, na maioria dos ônibus na China). Caso você encontre alguma cidade onde a entrada seja feita pelos fundos, isso será mais exceção do que regra.

ônibus chinêses
Muitos ônibus chineses têm dois andares, para atender a demanda da enorme população do país. Ao usar o transporte público chinês, deve-se entrar pela porta da frente.

Na grande maioria dos ônibus da China, o dinheiro deve ser colocado numa caixinha próxima à entrada, que geralmente fica entre o motorista e a porta. Por isso, deixe seu dinheiro trocado preparado enquanto ainda estiver esperando o ônibus, para evitar formar filas e o consequente empurra-empurra gerado por elas.

Caso você fique por um período de tempo mais prolongado em uma mesma cidade, uma opção que cada vez mais cidades oferecem é o cartão de transporte público. Na maioria das cidades que contam com esta opção, o cartão pode ser usado tanto para os ônibus quanto para o metrô. Neste caso, você carrega uma quantia mínima no seu cartão, e cada vez que usa o transporte publico, é descontado automaticamente do seu cartão a quantia necessária para o trajeto que você realizou. As duas principais vantagens do cartão único são: 1) você não precisa se preocupar em separar dinheiro trocado; e 2) poupa bastante tempo ao não precisar comprar bilhete de metrô cada vez que for usá-lo.

como pegar ônibus na China
Muitos ônibus chineses têm ar-condicionado, mensagens de voz e escritas com os nomes das estações, e assentos preferenciais, como os amarelos da foto acima.

Em muitas cidades, os ônibus chineses contam com ar-condicionado e mensagens de voz, que dizem a estação em que o ônibus está e a próxima estação. Fique atento para os assentos preferenciais para idosos, gestantes, obesos e deficientes físicos, apesar de a maioria desses assentos estar bem sinalizada. Os ônibus de dois andares são bem comuns nas cidades, devido à enorme população chinesa.

 

Como pegar metrô na China

O transporte público na China conta com metrô em um número cada vez maior de cidades. E os metrôs chineses, na maioria dos casos, são modernos e se encontram em bom estado de conservação. Na hora de comprar o bilhete, o mais comum não é comprar num guichê, com balconista, e sim usar máquinas. Praticamente todas elas têm a opção de compra em chinês e em inglês. Nada de especial: escolha seu destino, coloque o dinheiro na máquina, e espere seu bilhete e seu troco.

Em muitas cidades (embora nem todas), você vai precisar colocar sua mochila num detector de metais antes de ir para a plataforma de embarque. Todas as estações têm mapas do sistema de metrô nas paredes, quase todos com os nomes das estações escritos em chinês e em inglês, ou em chinês e em pinyin, o sistema de escrita chinesa que usa letras latinas.

 

Aplicativos do transporte público da China

Aqui vai uma dica importante: procure no Google aplicativos do transporte público na China para baixar no seu celular. Existem vários, e quase todos fornecem os nomes das estações de ônibus em inglês. Eles são bem simples de usar. Na maioria, basta escrever o nome do lugar onde você está, o nome do lugar para o qual você quer ir, e o aplicativo te fornece um mapa com o trajeto entre os dois lugares, e todas as opções de ônibus disponíveis, de maneira bem detalhada, explicando onde pegar e descer do ônibus.

Alguns aplicativos do transporte público na China são específicos de algumas cidades, e podem ser muito úteis caso você pretenda ficar mais tempo em alguma delas. Nem todas as cidades têm aplicativos específicos, mas são cada vez mais as cidades que têm.

Entre os aplicativos do transporte público na China mais usados pelos próprios chineses, estão o gaode ditu (高德地图), o zhangshang gongjiao (掌上公交), o laohu ditu (老虎地图), e o baidu ditu (百度地图), embora este último não seja específico para o transporte público chinês. Mas o mais recomendado é que você procure mais opções na internet, para achar aquele que mais se adapta às suas preferências.

 

Vídeo ” Transporte Público na China “

Por Gabriel Condi, diretamente de Wuhan, Hubei, China


Veja Também


Deixe seu comentário