Quanto tempo demora uma importação da China?

Neste artigo vamos ver quanto tempo demora uma importação da China para o Brasil.

É verdade que uma carga leva de 30 a 50 dias para chegar da China para o Brasil? 

Vamos ver no texto a seguir.

Como calcular o tempo de uma importação?

Antes de falarmos precisamente quanto tempo demora para sua importação da China chegar até o Brasil, precisamos compreender como fazemos esse cálculo.

Primeiramente, você precisa levar em consideração que a importação da China é composta por vários processos, alguns que estão sob o seu controle e outros não.

E são exatamente esses processos que determinarão em quanto tempo sua mercadoria estará no chão do seu estoque.

Vale ressaltar que aqui não estamos falando de importação como pessoa física. Nosso objetivo aqui é focar em importação formal e simplificada.

Está curioso para saber quanto tempo demora para sua importação da China chegar? Então, siga a leitura.

#1 – Prazo de produção

Bom, para começar, a primeira coisa que você deve levar em consideração para saber o tempo de entrega da sua carga é saber o prazo de produção, ou o chamado delivery time.

Em geral, a maioria das fábricas têm um prazo  de 30 dias, com diferenças entre uma e outra.

Via de regra, os fabricantes vão produzir tudo do zero e vão dizer que o prazo é de um mês, apesar de que, em alguns casos, os fornecedores já têm um estoque, o que pode acelerar o tempo de entrega, mas não conte com isso.

Quando o fornecedor fala que leva 30 dias para produzir a carga, na verdade, não é que leva todo esse tempo, mas é existe uma grade de produção, tendo em vista que vários países pedem mercadorias da China.

Alguns setores como de confecção ou máquinas podem dar de 60 a 90 dias de prazo de produção. Porém, em linhas gerais, coloque no papel 30 dias mesmo.

O frete é um importante componente no processo de entrega da carga e deve ser calculado para saber o tempo que demora a chegar

#2 –  Frete

Além do tempo de produção de uma mercadoria, deve ser levado em consideração o frete, ou seja, a forma como seu produto será enviado até o porto final.

Existem dois principais tipos de frete: o aéreo e o marítimo. O aéreo é  mais rápido, mas é mais caro. Já o marítimo, é mais barato, porém leva mais tempo para chegar.

Para o nosso cálculo, iremos considerar o frete marítimo porque é o mais comum e nos permite jogar nosso tempo de entrega para cima. Isso é importante para evitar dores de cabeça no planejamento da sua importação: sempre calcule a mais.

Mas afinal,  quanto tempo demora um navio no mar até chegar no Porto de Santos, por exemplo? Em média, uma embarcação com contêineres leva cerca de 35 dias até chegar no Brasil.

Se o destino da carga for para o norte do país, como Manaus, nordeste, como Mucuripe/BA,  ou portos do Sul como em Balneário Camboriú, pode demorar mais ainda.

Para saber mais sobre os tipos de fretes, confira o vídeo a seguir.

#3 – Burocracias

Contudo, se engana quem pensa que o nosso cálculo para o tempo do frete para por aqui. O fato de levar dois meses para a mercadoria atracar a carga, não significa que você vai ter sua mercadoria em mãos neste tempo.

Primeiramente, antes de embarcar sua carga, sua empresa ou o fornecedor da mercadoria precisa fazer o booking, que é o agendamento do embarque do navio que virá de lá até aqui. O tempo que leva para resolver essa burocracia leva, no máximo, 15 dias.

Além disso, tem todo o processo de desembaraço aduaneiro quando a carga chegar até o porto.

Portanto, quando calculamos todo esse tempo, vemos que são cerca de 30 dias para produzir, outros 15 dias para agendar o embarque do navio, mais 35 dias do navio no mar, mais 15 dias de desembaraço aduaneiro. 

Ao todo, 95 dias (três meses) é o tempo mínimo para sua carga chegar no Brasil.

Contudo, esse é um prazo bem baixo para usarmos no nosso planejamento de importação, porque haverá atrasos e imprevistos.

Burocracias como booking e despacho aduaneiro somam cerca de um mês no tempo de entrega

Quanto tempo demora uma importação da China?

Por fim, precisamos levar em consideração o fato de nem tudo sair como esperado. E acredite: isso é muito mais comum do que você pensa quando falamos em importação.

Pode haver atrasos na produção; você pode atrasar o pagamento ao fornecedor; o dia da inspeção pode cair em um fim de semana ou feriado na China, ou seja, mais três dias esperando até próximo dia útil; pode ser sua primeira importação e isso também e você pode se atrapalhar um pouco entre outros.

Por esta razão, sempre dizemos que o prazo de uma importação formal leva até 120 dias (seis meses) para chegar até o seu estoque. 

Esse é mais ou menos o tempo entre o pagamento ao fornecedor para a produção e liberação da carga até você receber e vender aos seus clientes.

Gostou do artigo? Então acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e inscreva-se no nosso canal no Youtube para mais conteúdos como esse.

Vem aí o nosso webinar O Jogo – Como Importar da China e Escalar o seu Negócio! Faça já sua inscrição e lucre como os maiores importadores do país.

Até a próxima!

Texto de Paulo Santos, diretamente de São Vicente/SP.


Veja Também


Deixe seu comentário