Taoismo: conheça o princípio por trás do Yin Yang

Certamente você já deve ter visto esse símbolo por aí: um círculo metade branco com uma manchinha preta e outra metade preta com uma manchinha branca. Trata-se do símbolo do Yin Yang, um dos conceitos filosóficos mais importantes da cultura chinesa, que representa o equilíbrio e a harmonia durante a vida. O Yin Yang só existe por causa do taoismo, uma das principais filosofias chinesas, a qual, juntamente com o confucionismo e o budismo, foram os grandes influenciadores da cultura chinesa tradicional.

 

O que é o Taoismo?

Mas o que é, então, o taoismo? Também denominado de daoísmo, o termo origina-se da palavra “Tao” (道), que significa “caminho”. Não houve um fundador da religião, mas muitos dão o crédito à lendária figura de Lao Zi (老子), quem organizou o livro Tao Te Ching, o livro que contém os ensinamentos dos taoístas.

 

taoismo
Lao Zi, a quem muitos creditam a origem do Taoismo

 

A definição do conceito de Tao é complicada para quem não está familiarizado com a doutrina, mas pode ser resumida como o princípio criativo do universo, no qual todas as coisas estão unidas e conectadas. De acordo com os taoístas, o Tao não é uma coisa nem uma substância, no sentido convencional. Também não pode ser equiparado a Deus. Embora não possa ser percebido, ao mesmo tempo pode ser observado pelas coisas existentes no mundo. Os taoístas acreditam em vários deuses, os quais vieram da mitologia chinesa e cada um ocupa um papel a ser desempenhado no mundo.

 

Conceitos básicos do Taoismo

Alguns conceitos importantes para o taoismo são o Wu Wei, o Yin Yang, o Ch’i e a imortalidade. O Wu Wei pode ser descrito como o método de seguir o Tao.  Traduz-se também como uma ação incontrolada ou não intervenção, mas não se deve entendê-lo como inação, pois está escrito no Tao Te Ching, “Quando nada é feito, nada é deixado de fazer. ” Assim, os que seguem o Tao tentam viver uma vida balanceada e harmônica, deixando as coisas tomarem o seu rumo natural; podem levar uma vida proativa, desde que suas ações se encaixem no rumo natural das coisas, sendo, portanto, atividades altruístas e desinteressadas. Em suma, os taoístas buscam, ao longo de suas vidas, tornarem-se pessoas melhores, vivendo em harmonia com a ordem natural das coisas.

O Yin Yang é mais conhecido entre os ocidentais e significa o princípio das forças naturais e complementares, isto é, que dependem uma da outra e não existem por si só. Podem representar os conceitos de masculino e feminino, luz e escuridão, ação e inação, mas não podem ser consideradas como forças rivais, e sim complementares, pois juntas criam harmonia. O Yin seria o lado escuro, associado com os elementos do feminino, da passividade. Já o Yang seria o contrário, representando o lado claro, masculino e ativo.

 

taoismo
O símbolo do Yin Yang, princípio básico do Taoismo

 

O Qi ou Ch’i é a energia vital que faz com que todos os seres humanos vivam e se conectem com o universo. Esse conceito é muito utilizado na prática da acupuntura, pois, de acordo com a crença, o corpo humana possui linhas de energia por onde fluem o Qi. Quando uma pessoa fica doente, significa algum problema nessas linhas e a acupuntura serve para desobstruir o canal de energia.

A imortalidade para os taoístas não significa que o indivíduo viva para sempre e sim que, através da sua vida, a pessoa se aproxime cada vez mais da natureza, de modo que a morte seja apenas mais uma etapa da vida para que, finalmente, a pessoa esteja em plena comunhão com o universo.

 

A influência do Taoismo na cultura chinesa

O taoísmo influenciou enormemente as práticas culturais chinesas por milênios. O conceito de Qi foi fundamental para o desenvolvimento da acupuntura e a medicina tradicional chinesa, das artes marciais e do feng shui. Sua influência não ficou apenas na China, mas estendeu-se para a Coreia, o Japão e outros países do Leste e Sudeste Asiático e, atualmente, também tem ganhado aceitação no Ocidente.

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: BBC; Sociedade Taoísta do Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário