Sociedade matriarcal na China?

Para quem nunca ouviu esse termo antes, o matriarquismo acontece quando os papéis de liderança na comunidade são exercido pelas mulheres. Principalmente as mães. Oposto de patriarquismo.

Pesquisas descobriram diversas estátuas femininas que foram identificas como representantes de Deusa Mãe e adoradas religiosamente durante a Era do gelo que faz com que alguns cientistas defendam que a maternidade é berço de todas sociedades, moral e religiões

Essa comunidade chamada Mosuoâ tem cerca de 30 mil pessoas e eles vivem na proví­ncia de Sichuan e Yunnan na China. Nesse lugar não existe papel de marido ou pai. As propriedades particulares são passadas de mãe para filha, os homens cuidam do lar e são absolutamente comandados pelas mulheres.

É muito comum casais viverem em casas separadas e a traição é algo normal que ajuda a fortalecer o relacionamento.

Com certeza é uma discussão polêmica considerando que vivemos em uma sociedade onde o homem é chefe da família e a traição é algo totalmente inaceitável (mesmo ocorrendo com frequência em todos os cantos do mundo).

Particularmente eu creio que em muitos países, principalmente ocidentais a estrutura patriarcal foi ao longo do tempo modificada, já que a maioria dos casais hoje em dia ambos trabalham e dividem as responsabilidades financeiras, infelizmente na parte de atividades domésticas as coisas não mudaram muito. As mulheres trabalham fora, colocam dinheiro na mesa e ainda precisam cuidar de todas atividades domésticas. Homens!!! Haha!

Morando na China há mais de um ano confesso que me surpreendi ao ler a respeito dessa sociedade. Aqui é muito comum os pais arranjarem casamentos para as filhas com homens com boas condições financeiras e após o casamento a mulher não precisa mais trabalhar, apenas cuidar da casa, dos filhos e marido.

Claro que existem muitas mulheres trabalhando fora, mas ainda sim na China o Patriarquismo é algo bem forte.

Um amigo meu, chinês, estava prestes a ter seu primeiro filho (e único devido ao controle de natalidade, ainda vigorante aqui). Ele estava desempregado e muitas vezes me mostrou muita angústia e me disse que mesmo sua esposa trabalhando e garantindo a vivência deles ele não podia aceitar essa situação, já que, conforme meu amigo, é uma vergonha para um rapaz chinês ser sustentado pela mulher.

 

Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a  procura de fornecedores chinesescontrole de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.


Veja Também


Deixe seu comentário