A segurança e a criminalidade na China

Com o decorrer dos anos, a violência em diversos países tem aumentado de forma significativa, inclusive no cenário brasileiro. Quando nos questionamos e nos comparamos com alguns países desenvolvidos como, por exemplo, os Estados Unidos da América, Canadá, e até mesmo alguns países da Europa, podemos perceber que os índices de segurança e criminalidade são bem resolvidos nessas regiões.

No entanto, quando nos questionamos a respeito da segurança e criminalidade em países ainda em desenvolvimento, pensamos (na maioria das vezes) que estas localidades são destinos perigosos para viajar e/ou morar. Apesar da China ser considerada um país em desenvolvimento, existem muitos aspectos que a diferenciam de forma positiva dos demais países subdesenvolvidos como, por exemplo, as negociações, educação e importação.

Desta forma, considerando que a China é um dos lugares mais procurados atualmente por diversos visitantes, principalmente quando se trata de negociações, torna-se necessário explanar como funciona a segurança e a criminalidade neste país. Quais medidas têm sido tomadas para o controle destes aspectos?

 

segurança na china
O controle da segurança e criminalidade na China. Fonte: Epoch Times

 

Ficou interessado em saber se a China é um destino seguro? Para começarmos, assista esse vídeo e fique por dentro do assunto.

Ainda não está inscrito no nosso canal? Corre lá!

 

A segurança na China

Conforme descrito no relatório de segurança internacional e também das evidências de turistas, expatriados e estudantes estrangeiros, a China é considerada um dos lugares mais seguros do mundo para visitar e morar.

O Travel Risk Map, um relatório disponibilizado até a sua  oitava edição, lançado anualmente por uma joint-venture composta pelo SOS Internacional, companhias de serviço da segurança médica e de viagem, e consultorias para o controlo de risco têm comprovado a segurança e baixa criminalidade na China.

 

segurança na china



Travel Risk Map: Um indicador importante. Fonte: BoredPanda

 

No ano de 2018, a China foi categorizada no Travel Risk Map 2018 como um país de “baixo” risco, ou seja, isso sugere que a taxa dos crimes violentos é baixa e que  a violência sectária e política ou agitação civil também não são comuns.

 

A ocorrência de ameaças dramáticas na China

Além disso, Tony Ma, o diretor das relações com clientes na China da referida joint-venture, afirmou em uma de suas declarações a ausência de conhecimento sobre alguma ameaça dramática presente na China, tais como terrorismo, sequestros, tiroteios ou matança em massa, nos quais atualmente são considerados inexistentes em geral.

 

Aspectos positivos quanto a segurança e a criminalidade na China

Nos últimos anos, a China alcançou um grande número de visitantes, atualmente classificado como o quarto destino mais popular para turistas, de acordo com a Organização do Turismo Mundial das Nações Unidas. Vale a pena ressaltar que alguns turistas fazem comparações entre a China e os Estados Unidos da América, ou até mesmo a Turquia. Alguns afirmam que sentem mais segurança no país asiático.

A justificativa dessa sensação de segurança baseia-se no fato de que diariamente existem muitos profissionais envolvidos com a segurança e criminalidade espalhados pelas cidades da China, incluindo voluntários nas ruas, agentes policiais em patrulha e funcionários de segurança no metrô, que lá se encontram para manter ordem.

 

segurança na china

A segurança na China é um aspecto de excelência do país. Fonte: SCMP

 

O alto índice de segurança do gigante asiático

De acordo com Liu Hongbin, professor dos estudos da ordem pública da Universidade da Segurança Pública do Povo da China, aspectos como os esforços diários contra o crime, o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas para rastrear os crimes e a inclusão da cultura chinesa, que não hostiliza ou discrimina, fazem parte dos motivos para o alto nível de segurança no país.

 

Segurança e criminalidade: China x Brasil

 Brasileiros que optaram por mudar-se para China têm afirmado que, pelo menos em comparação com as grandes cidades brasileiras, a China é muito segura. Tanto que as notícias de crimes são raras e chocam muito a população.

No entanto, nem tudo são flores e, vale a pena esclarecer que crimes como furtos (principalmente de celulares) são bastante comuns nos transportes públicos cheios, assim como a existência de um número significativo de roubo de motos bicicletas. Para saber mais sobre o transporte público na China, seu funcionamento e algumas dicas, assista ao vídeo do canal da China Link Trading.

Esse é um episódio da série “Antes de vir pra China”, conteúdo exclusivo ´ra você que deseja conhecer o gigante asiático. Se inscreva no nosso canal clicando aqui.

 

Como funciona a segurança pública na China?

A China, em comparação com o Brasil, apresenta um serviço de segurança pública bastante eficaz, onde os problemas cotidianos que brasileiros, especialmente mulheres brasileiras, enfrentam, como por exemplo, a insegurança de andar sozinho durante a noite e a sensação de vulnerabilidade com relação aos criminosos, não são comuns na China.

 

A polícia chinesa e sua organização

Na China existem algumas  subdivisões relacionadas ao trabalho da polícia, tais como:  polícia de segurança, polícia criminal, polícia armada e polícia especial.

 

segurança na china

A essencialidade da policia chinesa para o controle da segurança e criminalidade. Fonte: Spanish People Daily

 

Policial de segurança: Trata-se do serviço que tem como responsabilidade garantir a segurança social e patrulhas.

Polícia criminal é chamada para crimes mais pesados, como assassinatos e mercado negro.

Polícia armada é acionada em casos de missões especiais em grandes proporções como, por exemplo,  tsunamis e terremotos.

Polícia especial é a mais bem armada e capacitada; este serviço é acionado para casos de terrorismo, tumultos, etc.

Contando com o serviço da polícia da China, alguns fatos são responsáveis pelo controle da segurança e criminalidade e pela eficiência da segurança pública chinesa, veja a seguir.

 

Polícia rigorosa e o uso de câmeras

Como mencionado anteriormente, o território chinês conta com milhões de policiais, que trabalham 24 horas por dia, com o intuito de fornecer ordem social e segurança. O serviço da polícia na China tem demonstrado grande eficácia no controle da segurança e criminalidade, sendo os policiais extremamente prestativos para turistas, fornecendo informações úteis.

Caso você visite a China e necessite dos serviços da polícia, disque 110 e logo será atendido.

O uso em massa de câmeras também é outro aspecto responsável pelo controle da criminalidade na China e segurança pública chinesa. O uso das câmeras é maior em grandes cidades, tais como Shanghai e Pequim, onde estas são alocadas em ruas, guetos, praças, entre outros locais estratégicos como, por exemplo, lugares de grande movimento como shoppings e bairros residenciais.

 

segurança na china
A segurança na China é um aspecto de excelência do país/ Fonte: Medium Corporation

 

A proibição de armas de fogo

Na China, tanto a posse de armas quanto o tráfico de armas são atividades proibidas, com direto a punições severas. Desta forma, você não verá um cidadão chinês portando uma arma de fogo para caçar ou mesmo para se autodefender, como pode ser visto em vários países, inclusive no Brasil. O mesmo vale para policiais, que devem possuir  uma certa jurisdição que impede o porte livre de armas de fogo.

 

As ações de inspeção legal

Na China, uma outra forma de controlar a segurança e a criminalidade é por meio das rigorosas inspeções em lugares públicos, com um grande fluxo de pessoas como, por exemplo, estações de metrô. Desta forma, a presença de Detectores de metal, instrução de não carregamento de materiais inflamáveis e óculos de reconhecimento facial é comum ao redor do país e faz parte dos equipamentos dos policiais da China.

 

segurança na china

O uso de óculos e reconhecimento facial para melhoria da segurança na China. Fonte: TrendAlert

 

As ações de controle da segurança e criminalidade para todos

Por ser um país com muitos imigrantes, a China atualmente oferece um serviço com parceria com as delegacias chinesas para a proteção de estrangeiros.

Este serviço conta com profissionais da segurança chinesa pública fluentes em inglês. O estrangeiro possui muita atenção da polícia local, ao contrário de outros países do mundo.

Considerando todas estas ações da China para o controle da segurança e criminalidade, de forma geral, podemos afirmar que o gigante asiático é um país seguro para morar e/ou visitar.

 

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Vistos para China, mpelomundo, Portuguese.people, China Vistos, TrendAlert, Medium Corporation, Spanish People Daily, SCPM, Bored Panda, EpochTimes

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário