Réplica do Titanic será construída pela China

A China é muito famosa por suas construções inovadoras e extravagantes. Após o imenso sucesso de bilheteria da versão em 3D do filme Titanic, lançada em 2012 no país, iniciou-se a construção de uma réplica do Titanic com o principal objetivo de torná-lo um atrativo turístico. Além de construir a embarcação em tamanho real e recriar o seu ambiente luxuoso, os realizadores prometem que os hóspedes poderão experimentar uma simulação do trágico dia em que a embarcação colidiu com um Iceberg e afundou. Ficou curioso? Leia mais abaixo!

 

A Construção da Réplica do Titanic

Uma empresa chinesa começou a construir no último mês uma réplica do Titanic em tamanho real. O original transatlântico naufragou em 1912, causando a morte de mais de 1500 pessoas, e que foi imortalizado pelo filme de James Cameron em 1996.

 

réplica do titanic

 

O navio que está sendo construído terá os mesmos 269 metros de comprimento por 28 metros de largura e ficará atracado permanentemente no condado de Daying, na província central de Sichuan, onde servirá como atração turística no resort de luxo Seven Star International.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, as primeiras peças já começaram a ser construídas no estaleiro de Wuchang, na província de Hubei, de onde serão transferidos para a montagem final em Sichuan. Além disso, para marcar o início da construção, foi realizada uma cerimônia em que o ex-primeiro ministro britânico, Peter Mandelson, esteve presente.

 

réplica do titanic
Trabalhadores construindo a réplica do Titanic na China

 

As atrações do navio

A construtora da embarcação, Wuchang Shipbuilding Industry Corporation, promete que o navio será uma réplica fiel do projeto original, contando com um salão de baile, um teatro, uma piscina e cabines de primeira classe, nos quais se tentará recriar o estilo de vida dos passageiros da época.

Quando as obras acabarem, algo previsto para meados de 2019, no interior da réplica do Titanic, ocorrerão festas típicas da época e banquetes com cardápio similar ao que foi servido em 1912. Mas, segundo a agência de notícias oficial, haverá também algumas concessões à modernidade, devido às necessidades do nosso tempo, como por exemplo, a utilização de conexão wi-fi.

 

réplica do titanic
Banquete no filme Titanic, de James Cameron (1996)

 

O custo da construção do navio sairá por volta de 1 bilhão de yuan, aproximadamente 145 milhões de dólares. Sendo que uma noite em um dos quartos mais baratos custará em torno de 3.000 yuan (cerca de US$ 430), enquanto para pernoitar em uma das cabines de luxo, o passageiro terá de desembolsar centenas de milhares de yuan (dezenas de milhares de dólares).

Além de todas as atrações que o novo Titanic trará, o jornal South China Morning Post afirma que os turistas que visitarem o navio poderão participar de simulações que, por meio de novas tecnologias, lhes permitirão “experimentar um pouco do horror” que os viajantes sentiram naquele 14 de abril de 1912, em que o Titanic colidiu com um iceberg, afundando pouco tempo depois.

 

réplica do titanic

 

A repercussão do filme na China

A história do Titanic é muito famosa na China, principalmente por causa da repercussão que o filme de James Cameron teve entre o público chinês na época e também devido à nova versão em 3D, que estreou no ano de 2012 – centenário do naufrágio – e que teve uma bilheteria tão grande no país quanto nos Estados Unidos.

Foi graças a essa popularidade que os investidores chineses se sentiram encorajados a construir a réplica da embarcação. Um feito que promete atrair centenas de turistas para a província de Sichuan e, consequentemente, centenas de milhares de yuan para os investidores.

E você, o que acha de passar uma noite na réplica do Titanic? Teria coragem de vivenciar a noite do naufrágio? Conte para nós nos comentários!

 

Por Lys Brittes, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Folha de São Paulo, South China Morning Post

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário