Relação Brasil e China: Múltiplos benefícios

Relação Brasil e China

Uma relação de estreitamento comercial e político. Assim, pode ser idealizada a relação entre Brasil e China. Nos últimos doze anos, conforme os mandatos dos governos do Partido dos Trabalhadores à frente do poder executivo brasileiro, a balança de comércio bilateral tem trazido benefícios múltiplos no mercado, por um lado, na importação de suínos e produção agrária primária do Brasil para a China, como a venda de soja e milho, bem como o estabelecimento de acordos para a entrada de tecnologias da China no Brasil de malha ferroviária, telecomunicações e transportes chineses para dentro do Brasil.

A primeira visita do presidente chinês, Xi Jingping, ao Brasil marcou o início de uma relação comercial entre Brasil e China e uma excelente produtividade entre os cinquenta e quatro acordos que foram assinados entre o representante chinês e a presidente da República brasileira, Dilma Rousseff. Os dois segmentos políticos dos partidos nos respectivos mandatos de poder também assemelham mais ainda a criação de laços de desenvolvimento, uma vez que a economia chinesa cresce em PIB uma média de 20% ao ano, podendo demonstrar ao governo brasileiro, com todas as integrações, o que é produzir e crescer como potência no Sul novamente.

A abertura comercial dos veículos chineses em meados de 2009, como a marca Chana, Shineray e Chery trouxeram maior competitividade com as empresas brasileiras, o que aumentou a demanda por conforto e segurança, alinhada a bons preços. Alem de uma maior entrada da China no Brasil, a agitação no mercado na época do lançamento do Chery QQ como o carro mais barato trouxe um furor no mercado, fazendo com que os consumidores pudessem comprar carros por um preço bem mais competitivo, demonstrando a importância das relações comerciais Brasil – China.

Esse e outros exemplos demonstram todos os benefícios da relação entre Brasil e China e da área de tecnologia chinesa, sendo tratado pelo governo brasileiro como aliada no ramo de tecnologia e desenvolvimento, constroem uma ponte de relacionamento vantajosa, uma vez que as maiores exportações de suínos e bovinos do Brasil, abastecem aos bilhões de chineses, dentro de seu Estado.

Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.

Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los!

10501478_672999809416046_1632622762_a (1)

Este artigo foi escrito pelo graduando de Relações Internacionais, Luis Gustavo Colalto Silva, Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo – SP. 

Veja Também


Deixe seu comentário