Quais os 5 Envolvidos em uma Importação?

Em nosso terceiro vídeo da série “Importação em 5 Minutos”, vamos falar sobre quais são os 5 envolvidos em uma importação. Saiba mais abaixo e assista ao nosso vídeo com maiores detalhes através do vídeo a seguir:

Quais são os 5 Envolvidos em uma Importação?

Na hora de fazer um processo de importação, você irá se deparar com 5 diferentes contatos. Mas será que todos eles são essenciais para você? Saiba abaixo quais são esses envolvidos em uma importação e entenda mais com quem você terá que lidar durante esse processo:

 

1. Empresa Importadora (CNPJ com RADAR)

O primeiro envolvido em uma importação é a empresa importadora em si. Essa empresa é essencial para o processo, pois, para realizar a importação, é necessário existir uma importadora que está devidamente habilitada com RADAR no Brasil. Caso você não esteja, uma alternativa é contratar os serviços de uma trading ou importadora parceira que poderá te auxiliar no processo.

 

2. Despachante Aduaneiro

O segundo dos envolvidos em uma importação é o chamado despachante aduaneiro, responsável por fazer o desembaraço da documentação de sua compra do exterior. Essa é outra peça essencial para o processo de importação. Entretanto, muitos se perguntam: realmente é necessário um despachante aduaneiro?
Na verdade, em teoria, você poderia realizar essa atividade sozinho, mas não é algo recomendável. O ideal é realmente contratar os serviços de um despachante, atentando-se para que o profissional seja alguém de confiança e detentor de conhecimento sobre o processo. É o despachante aduaneiro quem irá classificar a mercadoria na hora de importar e ainda realizará todo o processo documental necessário para a sua importação dentro da alfândega e da Receita Federal do Brasil.

 

3.Logística

A logística é um passo essencial para o seu processo de importação, incluindo o transporte local e internacional. Você precisará de um parceiro de confiança e de muita experiência para garantir um transporte rápido, eficiente e com um custo acessível. Maiores detalhes a respeito da logística e meios de transporte, você pode ver acessando o quarto vídeo de nossa série através desse link.

 

4. Controle e Inspeção de Qualidade

Algumas pessoas consideram esse passo como sendo de caráter opcional. Entretanto, em nossa experiência, o controle e a inspeção de qualidade são de extrema importância durante um processo de importação. É aconselhável que você realize uma inspeção em todas as cargas que você irá importar. Isso evitará que você, importador, receba um produto diferente do que foi acordado inicialmente, e, consequentemente, evitará prejuízos. Por isso, em uma importação da China, é muito importante que você tenha no país asiático algum responsável por realizar visitas e inspeções de qualidade, alguém que acompanhe o andamento da produção da mercadoria diretamente na fábrica, realize testes e confira se os produtos estão de acordo com o que é esperado por você, o comprador.

 

5.Empresa Exportadora (com licença para exportar)

O quinto elemento com quem você irá lidar em um processo de importação é a empresa exportadora, ou seja, aquela de quem você está comprando a mercadoria no exterior. Na China, muitas empresas de pequeno porte não possuem a licença para exportar. Nesse caso, você irá precisar de uma outra empresa que possa exportar devidamente essa carga até você.

 

Interessado em mais dicas essenciais para seu processo de importação? Acesse nosso canal do Youtube e acompanhe as novidades de nossa série “Importação em 5 Minutos”.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário