Portos chineses: os locais que levam a China para o mundo

Não é mistério para ninguém que a China é uma grande produtora de manufaturados no mundo, e essa condição faz com que seus produtos atraiam, não apenas o mercado interno chinês, mas também boa parte dos países do mundo. Isso faz com que o trânsito de mercadorias nos portos chineses seja muito grande; a China tem um litoral imenso, de mais de 14,5 mil quilômetros, que compreende 34 grandes portos e mais de 2000 portos minoritários. Entre os 17 principais portos do mundo, 8 são da China, além disso, o porto de Shanghai é o maior do mundo desde 2010, tendo batido o recorde de maior movimentação de contêiner do mundo em 2017, com um valor de 4,02 milhões de TEUs.

Na hora de transportar mercadorias da China para o Brasil, temos também a modalidade aérea de frete. Cada negócio tem seu tipo ideal de transporte, e é importante saber um pouco sobre cada um para tomar a melhor decisão. Confira nesse vídeo em quais casos o frete aéreo é indicado:

 

Os maiores portos da China

Shanghai é a maior cidade da China. Sua área metropolitana é gigantesca, contando com mais de 24 milhões de pessoas, e lá também está o maior porto do país e do mundo há, pelo menos, 7 anos (o antecessor neste posto era o porto de Cingapura), e o detentor do recorde mundial de movimentação de cargas portuárias. Sua localização é privilegiada, estando próximo da foz dos rios Yang-Tze (o famoso rio azul), Huangpu e Qiantang, além deles, o Mar do Leste da China e a baía de Hangzhou também estão em contato com o porto de Shanghai. Outro fator interessante de ser mencionado, é que o Porto de Shanghai é financiado por capital público, no caso pelo operador portuário Shanghai International Port.

 

Portos chineses
Imagem do Porto de Shanghai – o maior do mundo desde 2010.

 

O segundo maior porto da China é o de Shenzen, localizado mais ao sul do país na cidade de mesmo nome. A história de Shenzen é muito interessante; no passado foi um pequeno vilarejo com cerca de 30 mil habitantes. A grande virada vem quando se torna a primeira Zona Econômica Especial da China na década de 1980. Desde então, a população da cidade cresceu 5000% e sua economia 9000%; em 2010 a cidade foi considerada a 4ª mais rica da China (atrás de Shanghai, Pequim e Cantão). O porto de Shenzen, sem dúvida, é parte importante do grande crescimento da cidade ao longo das últimas 3 décadas. O porto é dividido em duas zonas: ocidental e oriental; a primeira é ligada ao rio da Pérola e à hidrovia On See. A segunda, considerada a melhor zona portuária do sul da China, devido a sua área ampla e águas calmas, se localiza ao norte da Dapeng Bay.

 

Outros portos chineses muito importantes

A localização do Porto de Shenzen também é muito favorável por sua proximidade com o Porto de Hong Kong, outra instalação de muita importância na região. Inclusive, existem planos para o desenvolvimento da integração entre essas duas grandes regiões que não envolvem apenas o modal hidroviário, mas também a construção e revitalização de ferrovias, terminais e até um túnel submarino ligando o aeroporto de Shenzen e o de Hong Kong.

 

Portos chineses
Mapa chinês com os principais portos destacados.

 

O Porto de Hong Kong já possui grande importância desde os tempos em que a região era uma colônia britânica. Valorizado por sua localização estratégia, este porto movimenta mais de 20 milhões de contêineres anualmente e é considerado o quinto maior do mundo hoje. Outro porto chinês muito importante é o de Guangzhou (cidade também conhecida como Cantão), o sétimo maior do mundo, movimentando mais de 17 milhões de contêineres por ano, o porto também fica muito próximo tanto de Shenzen, quanto de Hong Kong.

Até agora, falamos de portos chineses da região costa central (Shanghai) e mais ao sul (Shenzen, Guangzhou e Hong Kong). Faltam os destaques do norte do litoral da China, para este texto os escolhidos foram: Qingdao e Tianjin. O Porto de Qingdao é o 5º maior da China e o 8º maior do mundo; em 2011 movimentou mais de 13 milhões de contêineres. A curiosidade deste caso é a relação muito intensa e positiva com os maiores portos da Coréia do Sul, visando o desenvolvimento da capacidade portuária do Norte do extremo oriente asiático. Na sequência do ranking, o Porto de Tianjin ocupa a 6ª posição entre os maiores portos chineses e a 11ª a nível mundial; seus dados também são impactantes, com quase 12 milhões de contêineres movimentados todo ano, sua localização é muito valorizada por estar próximo à capital Pequim.

 

A importância dos portos chineses para o mundo

A China é o principal comercial de diversos países ao redor do planeta, não apenas entre seus vizinhos no extremo asiático, mas também em outras regiões, como a América Latina. Dessa maneira, os portos chineses e seus números altíssimos na movimentação de contêineres são muito importantes para todo o mundo. Boa parte, tanto das principais exportações, quanto das importações do mundo, sai ou chega na China através de seus portos.

Para saber mais sobre o frete marítimo de mercadorias chinesas em contêineres, assista ao vídeo:

Quer saber mais sobre a China e importações? Continue ligado no blog e se inscreva no nosso canal!

 

Por Victor Silva Mallavazi, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: China Performance Group; China Checkup Deutsche Welle; Portogente; Minube; Wikipedia

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter |  Google +


Veja Também


Deixe seu comentário