Por que os chineses bebem água quente?

Um hábito muito comum em diversas culturas ocidentais, principalmente nos países com climas tropicais, é ingerir ao longo do dia um copo de alguma bebida gelada. Água, suco, refrigerante, as bebidas são as mais variadas. No entanto, ao observarmos alguns países orientais, em especial a China, veremos que é muito comum a ingestão de água quente ao longo do dia. Mas por qual razão os chineses bebem água quente?

Não é novidade que a água é extremamente benéfica para o nosso corpo, afinal de contas, maior parte do organismo humano é formada por água, cerca de 70% dos músculos é água, por exemplo. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde. A novidade aqui fica por conta dos benefícios, a muito tempo conhecidos pelos chineses, da água quente no nosso organismo.

 

Por que água quente? Os chineses respondem

Se você perguntar a um chinês o porque dele beber água quente a provável resposta será: É melhor para sua saúde! De acordo com a cultura chinesa, a água quente ajuda na digestão e a eliminar toxinas do organismo. É um hábito comum entre os chineses beber um copo de água morna pela manhã em jejum, pois este hábito  reduz a vontade de comer doces, além de diminuir a ansiedade e regular o funcionamento metabólico . Para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais, os chineses recomendam que durante este período a mulher consuma líquidos quentes ou em temperatura ambiente, uma vez que líquidos gelados colaboram com as contrações musculares.

Durante as refeições os chineses também preferem água quente. Líquidos gelados, durante e após as refeições, colaboram para que os componentes oleosos dos alimentos se solidifiquem, aumentando o tempo de digestão. Os líquidos também são absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos alimentos sólidos, pensando nisso, a água quente depois de uma refeição facilitaria a digestão, amolecendo gorduras que seriam expelidas mais rapidamente, auxiliando inclusive no emagrecimento.

agua quente

É compreensível que esse hábito pareça estranho para nós ocidentais,  no entanto é possível aderir a essa prática aos poucos e existem algumas alternativas. Para que se obtenha os benefícios aqui mencionados não é preciso beber grandes quantidades, inclusive é sempre válido lembrar que quase tudo em excesso é prejudicial. Um copo de água quente ou morna ao levantar já fará com que seu organismo trabalhe melhor. Além disso, uma forma de tornar o hábito mais agradável é ingerir durante o dia (em jejum recomenda-se água pura) água quente com limão ou com chás. Desta forma, além de aproveitar os benefícios da água quente, você também aproveita os benefícios do chá que for mais agradável ao seu paladar. O importante é manter-se sempre atento às necessidades do nosso organismo e buscar sempre mantê-lo hidratado.

 

Outra bebida chinesa

Falamos bastante sobre como os chineses se preocupam com a saúde ao ingerir bastante água quente e a forma como isto acontece. No entanto, não somente de água quente e chás vivem os chineses. Dentre as bebidas fermentadas, muito típicas em todo o Oriente, as mais famosas são as que derivam do arroz, chamadas de “Jiu” em chinês ou saquê no Japão.  Uma curiosidade é que essa bebida também pode ser consumida em temperaturas elevadas.

agua quente

Tradicionalmente produzido em Shaoxing, na província de Zhejiang, onde se encontra água de boa qualidade, o “vinho chinês” tem no mês de abril o ápice de sua produção. A região se aproveita do fato de trinta e seis correntes cristalinas de água provenientes das montanhas formarem um enorme lago, que tornou-se o centro da produção. A técnica utilizada é a mesma a gerações. Enormes tonéis de madeira são preenchidos com uma massa de arroz fermentado, depois de algum tempo a bebida começa a escorrer através de tubos de bambu para os vasilhames onde serão armazenadas. Uma vez armazenadas nos vasilhames, os produtores acrescentam folhas de lótus até a boca do recipiente, selam com barro e finalizam com algumas borrifadas de água de cal na superfície do recipiente. A produção artesanal do Yellow Treasure , e a técnica milenar utilizada, são considerados patrimônios nacionais chineses.

agua quente

Todos os anos, quando as flores estão florescendo e as árvores ficando verdes, é hora de retirar os recipientes de massa de arroz que ficaram fermentando durante o inverno e o início da primavera. Após todo este período de processamento, é chegada a hora dos trabalhadores  chineses recolherem o seu doce e aromático  prêmio e prepara-lo para que possa chegar ao mundo todo.

 

Por Gustavo Massi Soares, diretamente de São Paulo, SP, Brasil

Fontes: Travel China Guide, New York Times, Guiness Book

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário