Por que importar da China?

A China tem sido reconhecida por seus negócios promissores e de sucesso quanto na importação de produtos com preços inacreditáveis e com uma gama de variedade enorme. O gigante asiático é um país em ascensão quanto no comércio exterior, se destacando como uma potência para atividades de importação. Já é considerada hoje a maior potência econômica do mundo e seus produtos estão presentes em todos os mercados, popularizando o “made in China”.

Apesar disso, muitas pessoas ainda intitulam os produtos da China como “xing ling” ou “made in China”, pois é de lá que muitas réplicas ou imitações vêm. No entanto, a popularidade dos produtos “made in China” aumentou desde que o conceito “importar da China” se tornou mais aceito e frequente. Hoje, os produtos importados não são apenas mercadorias genéricas ou falsificadas e sim produtos com custo favorável e com maior diversidade.

Além disso, a tecnologia chinesa utilizada nos produtos aumenta a cada dia. O foco do seu desenvolvimento econômico agora é produzir bens de consumo com alto valor agregado, ou seja, com bastante tecnologia. Tecnologia essa que é muito bem aceita pelos mercados ocidentais, que hoje valorizam e até dão preferência para marcas chinesas como a Xiaomi e a Huawei.

Importar da China é a nova forma de ganhar dinheiro. Fonte: Proddigital

 

No artigo de hoje serão explanados alguns motivos responsáveis por tornar o processo de importação da China compensador e rentável ao empresário brasileiro, sem comprometer a qualidade dos produtos.

Assista ao vídeo abaixo, que te explica quais são os primeiros passos para aquele que desejam começar a importar produtos da China.

Nosso canal é repleto de vídeos feitos para ajudar a sua empresa brasileira a alavancar seus negócios através da importação da China. Conheça e se inscreva!

 

A viabilidade dos produtos importados da China

Embora o Brasil seja um país atrativo em muitos quesitos, a maioria dos cidadãos brasileiros concordaria que se existe um aspecto absurdo no país, este aspecto seria o preço. Visitantes e estrangeiros, ao comparar os preços brasileiros com o preço de produtos importados, ficam em estado de choque, pois a variação pode alcançar o valor de até 1000%.

Desta forma, quando você se torna um importador deve atentar-se à busca dos melhores preços ao importar da China, saber os custos integrais de cada importação, para que a venda dos produtos seja vantajosa para o negociante e viável para o comprador.

A China Link Trading facilita esse processo para sua empresa. Realizamos a simulação de importação, por meio da qual você pode entender todos os aspectos da sua futura importação. Além disso, oferecemos também o serviço de Sourcing, que é a busca por fornecedores confiáveis na China, tudo isso para garantir que a sua importação da China seja bem recebida tanto pelo mercado brasileiro quanto para o bolso do empresário! Para mais informações, entre em contato conosco.

 

Motivos que tornam o processo de “importar da China” muito vantajoso

Existem três excelentes motivos para empresas localizadas em países distintos importarem das empresas estrangeiras, especialmente daquelas localizadas na China. Dentre estes motivos, as empresas brasileiras poderiam sentir-se motivadas a importar da China por causa do aspecto comercial, problemas de fornecimento ao comprar diretamente de importadoras e a customização dos itens e embalagens, inclusive com a possibilidade de estabelecimento da marca no produto.

Entenda melhor cada um desses motivos abaixo!

 

importar da china


Motivos para importar da China. Fonte: Proddigital

 

Motivo 1: Comercial

O motivo comercial trata-se do principal motivo pelo qual empresários e negociantes optam ao importar da China. Trata-se da presença de vantagens no momento da comercialização – venda do produto importado da China.

A China, ao contrário do que muitos pensam, oferece uma atividade de importação competitiva e estável, sendo que o custo dos produtos também é relativamente inferior ao valor cobrado por fábricas localizadas no Brasil ou em outros países ao redor do mundo. Essa é a chamada vantagem produtiva, que torna mais barato produzir na China do que no Brasil.

 

importar da china

A redução do custo dos produtos da China. Fonte: Siteware

 

Um exemplo válido destas vantagens comerciais podem ser a redução do custo de compra ao importar produtos da China, pois com a redução deste custo surge a oportunidade de melhorar o preço de venda e, consequentemente, há também um aumento na quantidade de vendas dos mais diversos produtos. Além disso, a redução do custo de compra pode ocasionar uma margem maior de lucro e, até mesmo, aumentar os canais de vendas e/ou distribuição ao importar da China

Considerando que a China é um país com total capacidade financeira para fornecer aos importadores planos de pagamentos mais flexíveis, outro aspecto que deve ser considerado como benefício adicionalmente ao custo de produção reduzido, é o aumento do prazo de pagamento.

 

importar da china

A importância dos planos de pagamentos mais flexíveis ao importar da China. Fonte: Startse

 

Motivo 2: Problemas de fornecimento

O segundo motivo que favorece a importação oriunda da China se refere aos problemas de fornecimento ao comprar diretamente de importadoras. Considerando que as importadoras trabalham com lotes e que o tempo de entrega de um produto leva aproximadamente de 30 a 40 dias, torna-se restrita a compra de produtos similares àqueles vendidos previamente e que foram bem aceitos pelos compradores, ou seja, produtos promissores para a comercialização. Desta forma, o fornecimento de produtos diretamente de importadoras pode não garantir uma estabilidade no estoque, devido a inconstância dos produtos vendidos.

 

importar da china

Cuidados para não gerar instabilidade no estoque.

 

Motivo 3: Customização dos itens e embalagens com o estabelecimento da marca no produto

O terceiro motivo ou vantagem ao importar da China trata-se da habilidade dos chineses em customizar os itens e/ou embalagens, garantindo uma re-engenharia do produto. Com o suporte da tecnologia de ponta, experiência e infraestrutura, os chineses têm sido capazes de oferecer produtos distintos daqueles produzidos no Brasil, de forma menos burocrática e mais acessível.

As fábricas da China, diferentemente das fábricas brasileiras, são preparadas e acostumadas a fabricar e importar produtos personalizados, de cores e designs distintos dos produtos “padrão”. Além da produção de produtos personalizados, os produtos importados da China também podem ser nomeados com diferentes marcas oriundas de seus importadores.

Claro que um processo de mudança de marca, por exemplo, não é isento de custos, porém se refere a um valor que vale a pena porque o negociante estará divulgando e lançando marketing de sua própria marca e suas redes sociais, ganhando assim mais território no mercado. Cabe ressaltar que além da mudança do produto propriamente dita, também é possível que a fábrica na China mude as embalagens destes produtos, aumentando as chances de venda deste produto no Brasil.

 

importar da china

A importância do design inovador oferecido pelos fornecedores chineses. Fonte: Cywprinting

 

Fique atento ao relacionamento com o fornecedor chinês ao importar da China

Apesar do processo de importar da China apresentar alguns benefícios interessantes, um aspecto importante a ser considerado e “cuidado” é a respeito do relacionamento do importador brasileiro com o fornecedor da China. Lembre-se que o fornecedor chinês será uma peça importante no quebra-cabeça sobre os benefícios da importação, pois não cabe a ele apenas produzir as mercadorias que serão comercializadas no Brasil, mas também assumir a responsabilidade pela qualidade e diversidade dos itens entregues e a transparência nas transações para que seja um processo harmonioso e rentável para ambas as partes.

O termo chinês Guanxi é utilizado para denominar essa relação estabelecida entre duas pessoas que, no caso da importação da China, tem muito à acrescentar à negociação. Saiba mais macetes da negociação com os chineses clicando aqui.

 

importar da china

O relacionamento harmonioso entre o comprador e o fornecedor da China. Fonte: Blog.me

 

Apesar da existência de inúmeros contratos para transações e negociações internacionais com o intuito de formalizar os interesses e deveres tanto do comprador quanto do fornecedor, será por meio da construção de um relacionamento harmonioso com o fornecedor que as negociações e futuras vendas serão verdadeiramente promissoras, compartilhando desta forma a responsabilidade.

Ainda não se convenceu de que importar da China é um bom negócio para você e a sua empresa? Confira os três motivos para importar da China no vídeo abaixo.

Por fim, este artigo visou demonstrar os benefícios ao importar da China e três principais motivos foram selecionados e discutidos. Ainda há muito a se discutir a respeito das particularidades das importações da China e muitas expectativas acerca das negociações entre o Brasil e o gigante asiático. Fique atento aos futuros assunto do Blog da China Link Trading e saiba mais sobre os assuntos e novidades chinesas.

 

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP – Brasil

Fontes: Youtube, China Link Trading, Muito me importa.com, Grupo Serpa

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário