Por que abrir uma empresa na China?

Neste vídeo da série “Importação em 5 Minutos”, disponível em nosso canal no Youtube e a seguir, você irá descobrir os três principais motivos  para abrir uma empresa na China (e como ser o próximo em solo chinês)!

 

 

Por que abrir uma empresa na China?

O processo de abertura de empresas no resto da China ainda é bastante complexo, por isso nós focaremos no território de Hong Kong. Por se tratar de uma Zona Administrativa Especial, Hong Kong ainda segue todas as características da administração inglesa. Assim, a maioria dos sistemas ainda utiliza o inglês e você poderá realizar todo o controle bancário e gerenciamento pela internet e neste idioma, vantagens que você não teria no resto da China.

A seguir, apresentaremos as três principais razões pelas quais algumas empresas brasileiras tem optado por abrir filiais em Hong Kong.

 

1.Exportação para outros países

Algumas empresas brasileiras mais experientes oferecem um produto único ou com vantagem competitiva e decidem exportar para outros países. Como o processo de exportação no Brasil apresenta algumas dificuldades (como a falta de competitividade e certa lentidão), essas, muitas vezes, optam por abrir uma filial de mesmo nome em Hong Kong.

Assim, ao invés de importar o produto para o Brasil e exportá-lo novamente, as empresas podem enviar o produto diretamente de Hong Kong para o destino, gerando vantagens para ambos os lados.

 

2.Tornar-se fornecedor dos clientes brasileiros

Muitas empresas brasileiras, já contando com clientes fixos no Brasil, optam por abrir filiais em Hong Kong para que seus clientes possam importar diretamente da China, conseguindo, assim, preços mais competitivos e melhores condições.

Caso seus clientes tenham volume de compra, você poderá exportar seus produtos diretamente da China para eles no Brasil, assim como tornar-se o seu próprio fornecedor.

 

3.Proteger seu fornecedor

O terceiro motivo para abrir uma empresa na China é a facilidade para gerenciar os seus processos na Ásia. Você poderá cuidar da consolidação de cargas, gerenciar todo o processo documental e todas as informações. Sendo a empresa exportadora, por exemplo, você poderá reservar os dados dos seus fornecedores de maneira estratégica.

Além disso, uma empresa em Hong Kong garante o respeito do seu fornecedor por estar localizada em solo chinês. Você ganhará a possibilidade de negociar processos partindo de diversos portos chineses e terá melhores opções de produtos e novas condições na China.

 

E como abrir uma empresa em Hong Kong?

O processo de abertura de uma empresa em Hong Kong pode ser feito parcialmente de forma remota, diretamente do Brasil, nas fases de: 1) Cadastro na junta comercial; 2) Cadastro de Investimento e Cotas; 3)  Verificação do Nome; 4) Processos contábeis iniciais. A presença é obrigatória na hora de abrir uma conta bancária empresarial em Hong Kong, onde você passará por uma entrevista com o gerente do banco, que avaliará o seu pedido.

Uma vez aprovada a conta, você já poderá trabalhar diretamente do Brasil. Porém, você precisará de uma empresa na China para cuidar da sua contabilidade. Nós recomendamos que você procure uma empresa com um bom conhecimento da legislação de Hong Kong, assim como de exportação e de todo o processo.

Caso você precise de suporte nessa etapa, sinta-se à vontade para deixar um comentário ou preencher nosso formulário e nós entraremos em contato!

Quer saber mais sobre os fatores mais importantes para se iniciar uma importação segura e bem-sucedida? Continue acompanhando nossa série de vídeos no Youtube e alavanque seus negócios!

Por Laís Barbosa, diretamente de Marília, SP, Brasil

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário