Política na China

A China, embora muito presente na economia globalizada, admirada por sua culinária, sua arte, sua potencia militar, é ainda em termos políticos quase uma ilustre desconhecida. O regime político chinês é o comunista…mas afinal o que significa isso, em termos práticos? E como isso influencia na economia? É para tentar responder a estas perguntas que escrevemos este texto sobre a política na China.

 

A política na China na antiguidade

A China , 300 anos antes da Era Cristã, não existia como país. O que havia era um conjunto de 7 Reinos, autônomos, com algumas características comuns.

Estes Reinos eram:

Qin (秦)

Qi (齊/齐)

Chu (楚)

Yan (燕)

Han (韓/韩)

Zhao (趙/赵)

Wei (魏)

 

Em 230 AC, o imperador Ying Zheng , do reino de Qin, dominou, pela força militar, os outros reinos (formando então o império chinês), e se proclamou imperador, com o nome de Qin Shi Huang.

 

Território chinês

Podemos observar que o território da China antiga aumentou nos séculos seguintes, se o compararmos com a China atual:

politica na china

China antiga e China moderna

 

Em 1910, a China deixou de ser um império, e passou a ser uma república. A China já era explorada comercialmente por potências estrangeiras durante o império; como republica, sofreu diversas invasões e foi duramente castigada pelas duas Guerras Mundiais.

 

A China na era moderna

Em 1949, Mao Zedong, um líder chinês, convertido ao comunismo e fundador do Parido Comunista da China, assumiu o poder, e proclamou a República Popular da China. Esta república tinha um único partido, o Partido Comunista. Sob a liderança de Mao, a China se tornou um país fechado às influências ocidentais e, junto com a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA), formou o “trio nuclear”, os países com maior poderio atômico. Embora tanto a China como a URSS fossem comunistas, ambas viam o outro com profunda desconfiança, e ambos também não confiavam nos EUA. Foi o período chamado de “guerra fria”.

 

Visão externa

A célebre banda de rock britânica The Beatles esteve na URSS; apresentou-se lá com grande sucesso, e até gravou uma música exaltando o país, Back in the URSS:

politica na china
Os Beatles e a política na China

I’m back in the USSR

You don’t know how lucky you are, boy
Back in the USSR, yeah


Been away so long I early knew the place
Gee, it’s good to be back home

 

 

 

Já em relação à China, onde jamais se apresentaram ou visitaram, só incluíram uma crítica ácida a respeito do regime, em uma de suas músicas, Revolution:

But if you go carrying pictures of Chairman Mao

You ain’t going to make it with anyone anyhow

 

Mao deixa o poder

Em 1976, Mao faleceu. Em meio às muitas homenagens, um personagem discreto, um homem baixinho, magro, que subia e descia cargos na política (esteve inclusive preso bastante tempo), assumia o poder: Deng Xiaoping.

Ele modernizou a China, e mudou a imagem de país fechado, misterioso e agressivo: foi o primeiro líder chinês a visitar os EUA. Mas, embora mudasse a prática política, não podia descartar de todo o simbolismo deixado por Mao.

 

A política na China hoje

O órgão máximo de poder da política na China é o Partido Comunista, que tem esta estrutura:

politica na china

 

politica na china

Os 7 integrantes do Politburo Standing Commitee (Comitê Permanente de Controle Político) são os que detêm o poder máximo na China. Xi Jinping (foto à esquerda) tem o título de Presidente da República, e podemos observar que ele é também o Secretário do Partido Comunista e  Comandante da Comissão Militar Central. O vice-presidente, Li Yuanchao, não faz parte do Comitê Permanente.

 

politica na chinaLi Yuanchao, vice-presidente da China

Considerando que o Partido Comunista está no topo da hierarquia política na China, podemos verificar como ele controla os outros poderes:

politica na china

Órgãos do governo

O Conselho de Estado (State Council) corresponde ao Poder Executivo. O Congresso Nacional Popular, ao Legislativo. A Suprema Corte Popular é o órgão máximo do Judiciário, em conjunto com a Suprema Procuradoria Popular, que é o órgão encarregado de investigações criminais e aberturas de processos.

politica na china

Reunião do Congresso Nacional Popular, no Grande Anfiteatro do Povo. O Congresso e reúne duas vezes por ano, durante algumas semanas.

Podemos ainda acrescentar que a China possui uma Constituição Federal, com cerca de 138 artigos. A Constituição teoricamente é a Lei Maior de qualquer país. Na China, entretanto, nem sempre os preceitos constitucionais tem o maior peso.

Conclusão sobre a política na China

Podemos concluir que a política na China, se não tem a pluralidade e a diversidade dos sistemas ocidentais, tem grande poder de ação, pois praticamente todos convergem para uma finalidade determinada. Embora o país publicamente se denomine comunista, vemos que o pragmatismo fez com que sua economia se tornasse liberal e competitiva.

Por Antonio Carlos de Oliveira, diretamente de Presidente Prudente, SP, Brasil

Fontes: The Guardian, China Education Center, China Highlights

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site.


Veja Também


Deixe seu comentário