Pipas chinesas: Uma tradição que permanece e se adapta

As pipas são algo muito comum e simples, presente na vida de crianças, em especial, e são usadas somente para o lazer não é mesmo? A resposta é não! Apesar de estarmos acostumados a ver as pipas aqui no  Brasil somente nas mãos de crianças buscando diversão e, muitas vezes também associadas aos perigos do uso indiscriminado do cerol, tais objetos já tiveram grande importância em outras localidades. Entre tais lugares, se destacam as pipas na China, país onde as mesmas provavelmente nasceram e ganharam um grande significado.

 

Pipas chinesas
Imagem de Chinahoje.net

Dessa forma, as pipas na China não se resumem a simples lazer, mas ao longo do tempo entraram fortemente na cultura do país adquirindo diversos significados e podendo ser consideradas uma tradição no gigante asiático. Tal tradição sobrevive ao tempo e se adapta estando sempre presente na cultura  do país de diversas formas, como por exemplo, na religião, mitologia, nos conflitos, comemorações e até mesmo nas tecnologias atuais.

 

História das Pipas na China

Segundo os dados existentes de pesquisas, as pipas foram realmente inventadas na China há mais de 2000 anos e, ao longo de tempo foi se inserindo fortemente na cultura do país. De modo que as pipas tiveram um grande significado ligado à religião e a mitologia, com a tarefa dita muitas vezes como a de impressionar almas.

Ademais, muitas vezes não pensamos ser possível, mas as pipas na China eram também usadas muitas vezes nos momentos de conflito. Em que os chineses soltavam as pipas para poder medir a distância correta do inimigo, sinalizar à distância os momentos de ação ou ataques sofridos ou até mesmo nos períodos antigos, elas eram usadas para assustar os inimigos em campo no período da noite, com a utilização de Aeolian harpas(harpas eólicas), que produzem sons que parecem místicos e misteriosos em contato com o vento, para que os oponentes pensassem estar enfrentando espíritos malignos.

Além desses fatores, as pipas na China que tradicionalmente eram feitas com bambu, papel e seda, adquirem muitas significados de acordo com a cultura chinesa, com a forma de animais significativos e até mesmo mitológicos, como peixes, borboletas e dragões.

Seguindo a linha dos significados a ideia das pipas vai de encontro com a própria filosofia chinesa, que considera que é sempre importante a harmonia entre o homem e a natureza e as pipas representam exatamente isso, ligando a pessoa que está soltando as mesmas, ao céu e aos ventos.

Outro ponto da filosofia de vida chinesa que também é consagrado com as pipas, é a questão de equilíbrio, em que o ser humano não deve ser muito rebelde e nem muito condizente com todo, devendo buscar o equilíbrio assim como com as pipas que não devem ser solta com a linha frouxa para que não se perca o controle e nem muito curta para que o objeto consiga voar.

Entre esses e outros exemplos, as Pipas na China continuam sendo uma tradição viva que carrega vários significados e a própria história do país, que também passou a cultura das pipas para outras regiões do mundo.

 

Pipas chinesas

A importância das pipas na China. Imagem de Chinahoje.net.

As pipas no mundo

Apesar da sua criação restrita, as pipas não ficaram somente na China, mas se espalharam ao redor do mundo por meio das rotas comerciais antigas. De modo que a partir daí as pipas foram tendo diversas utilizações ao longo do tempo e se mostraram muito úteis  até mesmo na ciência.

Neste contexto, desde a época do italiano Leonardo Da Vinci, o mesmo já se inspirava na dinâmica das pipas para realizar projetos de máquinas voadoras. Ademais, outras ações continuaram a ser inspiradas pelas pipas e trouxeram grande contribuição científica, como no caso de Benjamin Franklin em 1752 que mostrou que o raio era um fenômeno elétrico e não de origem divina, lançando um papagaio em uma tempestade.Tais estudos continuaram ao longo do tempo realizado por vários pesquisadores e trazendo bons resultados.

 

Festival das Pipas na China

As Pipas na China são tão populares que continuam nutrindo tradições no país, com o festival das pipas em Weifang. A cidade de Weifang, localizada na província de Shandong, na costa leste da China, é famosa por abrigar o maior festival anual de pipas do mundo, realizado todo mês de abril, quando se comemora o início da Primavera.

Indo de acordo com a tradição chinesa de aproveitar a primavera para curtir o começo de algo novo e o contato com a natureza, pois no inverno não é possível trabalhar no campo, no verão é preciso trabalhar e no outono colher tudo que foi cultivado. Ademais, as pipas tradicionalmente eram usadas para trazer boa sorte e afastar coisas ruins.

Assim, em Weifang continua a existir um enorme festival das pipas, com nível internacional de atração, com competições de pipas de diferentes países em uma região que conta com escolas de elaboração de pipas.

 

Pipas chinesas

Festival de Pipas de Weifang. Imagem de France-chine-internacional.eu.

De modo que o sofisticado artesanato das pipas na China, voltou a ser um orgulho nacional e tem até um museu em Weifang. Um enorme edifício, com 8.100 metros quadrados, guarda um acervo de mais de mil peças, incluindo fotos e duplicatas de pipas da antiguidade. Até um filme foi feito para homenagear a arte de fazer pipas: Wind Above, Earth Below, lançado em 2012.

Este festival é mais um dos vários que existem no país, além de comemorações e feriados que transbordam a cultura chinesa. Mas para ficar por dentro de todos os feriados chineses, esse vídeo da China Link Trading pode ajudar muito:

 

Pipas na China em serviço da população

Ao ver a praticidade do objeto, um estudante de Pequim e parceria com um estudante americano fez um projeto que utiliza as pipas na China como um instrumento a favor da população. De modo que para que os cidadãos de Pequim pudessem acompanhar o nível Real de poluição do ar, foram instaladas nas pipas sensores com luzes de LED que após voarem no céu da cidade, ficam com a verde se o ar não está poluído e com a luz vermelha quando está poluído.

Portanto, as pipas na China são objetos que passaram da questão de lazer e, construíram na verdade uma tradição sempre presente na história chinesa, contendo diversos significados ricos ao povo, que sempre se renovam junto com as utilizações das pipas na China.

 

Por Pedro Mochiatti Guijo,diretamente de Marília, SP, Brasil.

Fonte: Portalsaofrancisco.com, Canaltech.com, Vírgula.com, Chinahoje.net

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário