A startup chinesa PIN DUO DUO

Ele é o homem mais jovem a se tornar um milionário na china, isso sem receber dinheiro dos pais, herança ou casamento. Sua empresa Pin Duo Duo em menos de cinco anos se tornou a sensação do e-commerce na China e estreou na Nasdaq, que é o índice que mede as ações valendo mais de 25 bilhões de dólares. Quer conhecer a história da empresa que superou a dominância do Alibaba e do JD na China?

https://youtube.com/watch?v=4DTSdmrsOuw

Colin Huang, o novo queridinho chinês

Colin Huang nasceu em  Hangzhou na China em 1980, filho de pais trabalhadores de fábrica e mesmo assim em menos de três anos ele conseguiu se tornar o 13º homem mais rico do país. Com certeza se tornando um homem de negócios referência para todos os Chineses. Sempre muito estudioso, participou de uma olimpíada de matemática em sua escola, recebeu uma medalha e como prêmio ganhou uma bolsa de estudos para uma conceituada escola de Zhejiang.

Resultado de imagem para Colin Huang

Terminando seus estudos, ingressou direto na prestigiada Universidade de Zhejiang se formando com maestria em Ciências da Computação. Já em seus primeiros anos de faculdade conseguiu um estágio na Microsoft de Pequim.

Frutos de um trabalhador

Em entrevista ele conta que iniciou sua carreira recebendo 6000 Renminbi, superando o salário do pai e da mãe juntos, o que o incentivou a trabalhar mais ainda.

Depois de concluir a graduação, iniciou o mestrado em Wisconsin e um dos professores ficou tão admirado com o brilhantismo dele que ao término do curso em 2004, enviou cartas de recomendação para as maiores empresas de tecnologia e ele começou a receber várias ofertas, Oracle, IBM e até a própria Microsoft lutaram para empregarem Colin, mas seguindo um conselho de seu professor, aceitou o emprego na Google.

Resultado de imagem para empresa google

Ingressou na empresa como Engenheiro trabalhando por lá entre 2007 e 2010. Não aguentando mais viajar entre EUA e China à serviço da Google,  deixou a empresa naquele ano.

Novas empresas, novas perspectivas

Durante essas viagens decidiu abrir seu primeiro e-commerce que logo se tornou um grande sucesso. O “OuKu” foi vendido três anos depois por uma quantia bastante significativa. Neste período desenvolveu ainda dois sites bem famosos: o “Leqi” que também é um e-commerce e uma plataforma chamada “Xunmeng”, um estúdio de jogos. As duas plataformas foram vendidas posteriormente por um grande valor de mercado.

Todos esses empreendimentos deram a base para que Huang montasse o que foi seu maior sucesso: o “Pin Duo Duo”. Fundado em 2015 a empresa é um e-commerce que atua como uma mistura de Facebook com Groupon onde você consegue encontrar todo tipo de produto.

Resultado de imagem para Pin Duo Duo

Passando por eletrodomésticos, alimentos e quinquilharias, a plataforma tem como carros chefe de vendas os guarda-chuvas e lenços de papel. O Pin Duo Duo tornou-se conhecido por ter arregimentado uma grande quantidade de usuários em tempo recorde. Essa proeza se deu com a jogada estratégica de Colin. Seu crescimento se deu ao focar nos lugares mais afastados da China que não eram visadas por outros e-commerces.

Diga-me com quem andas

Outra ferramenta que auxiliou no crescimento da plataforma foi o compartilhamento dos objetos de compra através do “WeChat” (o WhatsApp chinês controlado pela Tencent). Essa correlação com as redes sociais auxiliou a nova empresa a se impulsionar nas vendas. No entanto, o grande boom se deu em 2016 ao receber o modesto aporte no valor de 110 milhões de dólares de três grandes conglomerados chineses: a Tencent, o Gaochun e Xintianyu.

Aumentando a receita

A Tencent que pertence ao milionário número um da China, Pony Ma, dono do WeChat muito provavelmente foi a empresa que mais ajudou ao crescimento da parceira.

Resultado de imagem para Tencent

Em 2018 a Pin Duo Duo já havia ultrapassado a marca de 200 milhões de usuários. O número de pedidos já ocupava o segundo lugar nas plataformas de compra e venda, ficando atrás apenas do Alibaba.

Neste mesmo ano a empresa foi listada na Nasdaq sob o símbolo PDD e o valor de IPO foi de 19 dólares. A Pin Duo Duo levantou 1.6 bilhões de dólares se tornando um dos maiores IPOs daquele ano.

Em 2019 a empresa relatou uma receita de mais de 30 bilhões de Renminbi. Preocupado com a pandemia de 2020, Colin afirmou que ninguém sairia vencedor naquele panorama, mesmo assim conseguiram a marca recorde de 628 milhões de usuários.

Óbvio que isso seja consequência da própria pandemia ao forçar as pessoas a ficarem em casa comprando através da internet. O número de pedidos passou de 65 milhões por dia. E olhe que essa marca anteriormente era de expressivos 50 milhões.

Nem tudo são flores…

Mesmo com todo esse sucesso a empresa encontra dificuldade em se expandir e conquistar um mercado de alto nível com mercados mais lucrativos como em Xangai e Pequim. Isso pela reputação de vender produtos de baixa qualidade.

O Pin Duo Duo é uma plataforma que oferece descontos bastante agressivos, mas isso nem sempre está atrelado à baixa qualidade. Um grande problema que eles terão que sanar são as reclamações de que os produtos não vêm bem embalados, outra questão que influência negativamente são as acusações de pirataria.

Resultado de imagem para acusação de pirataria

Uma empresa americana chamada “Dady’s Choice”, especializada em fraldas, recentemente acusou que o Pin Duo Duo aceitou conscientemente em sua plataforma uma fralda pirata desta mesma marca e afirmou que ela tem feito isso com diversas outras marcas.

A verdade é que com o crescimento rápido da Pin Duo Duo alguns vendedores não idôneos foram atraídos e com eles trouxeram esses produtos falsos, de baixa qualidade, pirateados, o que mancha a imagem de qualquer empresa de e-commerce.

O que eu faço agora?

Com todos esses problemas, o foco é reverter essa má imagem e atrair os públicos de alto nível. Na busca por essa nova narrativa, a Pin Duo Duo fez uma tour virtual que atraiu mais de 1 milhão de telespectadores para mostrar seu armazém, dando assim mais confiança aos compradores dos produtos comercializados na plataforma. A resposta para essa ação de marketing? Só com o tempo saberemos…

E você, já comprou produtos de baixa qualidade, falsos ou até com defeitos? Conte pra gente!


Veja Também


Deixe seu comentário