O petróleo do Brasil é um atrativo para a China

Com o decorrer dos anos, países como a China e o Brasil têm criado parcerias a fim de aproveitar as vantagens produtivas provenientes desta relação. As variedade das empresas da China exercem um papel de grande importância no mercado brasileiro de petróleo e isso tem se intensificado ano após ano. Um grande exemplo da troca entre o Brasil e a China é a relação econômica construída entre os dois países, que tem produzido certa dependência entre os empresários brasileiros e chineses e, especialmente, com relação as fábricas.

A relação econômica estabelecida entre a China e o Brasil tem favorecido a importação de produtos chineses pelos empresários e consumidores que residem no território brasileiro. As commodities agrícolas, soja, minério de ferro, petróleo bruto e celulose são excelentes exemplos da expansão importação dos produtos que são atraentes para as negociações.

 

petróleo
O petróleo e a expansão da importação entre o Brasil e a China / Fonte: A Semana News

 

De acordo com o diretor-adjunto do Shanghai Institutes for International Studies (SIIS), Niu Haibin, o país asiático almeja a ampliação de sua segurança energética. A fim de aumentar a segurança energética, a China tem realizado um trabalho simultâneo de diversificar suas fontes de energia reduzindo a dependência do carvão mineral e desenvolvendo novos fornecedores.

A China tem investido cada vez mais em fábricas localizadas no Brasil a fim de garantir a comercialização de petróleo. Fábricas como a Sinopec e a Sinochem são exemplo das negociações de petróleo entre a China e o Brasil. Você ficou interessado em saber mais sobre estas fábricas? Continue lendo este artigo e aproveite algumas informações!

 

Conheça melhor a Sinopec

A Sinopec, também conhecida como a Companhia Petroquímica da China, é uma empresa de energia da China que fornece produtos químicos e serviços que são derivados do petróleo, como por exemplo, o óleo cru e gás natural, processamento, refino, distribuição, transporte e comercialização. Conforme publicado pela Forbes, a Sinopec já ocupou o quinto lugar na lista das 500 maiores empresas ao redor do mundo.

 

Petróleo
A popularidade da Sinopec no ramo do petróleo / Fonte: Fortune

 

A Sinopec tem como objetivo desenvolver diversas ações com o intuito de garantir a segurança, meio ambiente, saúde e educação profissional, especialmente quanto às suas negociações vinculadas ao petróleo. Como resultado destas ações, a Sinopec tem promovido a geração de empregos, renda, qualificação profissional e valorização das potencialidades locais.

 

Histórico da Sinopec no Brasil


A Sinopec iniciou suas atividades no território brasileiro no ano de 2004, com a criação de uma aliança estratégica entre os governos brasileiro e chinês. Com o sucesso e expansão da Sinopec, esta e a Petrobras assinaram um contrato de cooperação estratégica a fim de expandir as importação de petróleo. Além disso, em fevereiro de 2005, a Sinopec International Petroleum Service do Brasil Ltda foi legalmente fundada como subsidiária da Sinopec Service.

Foi em abril de 2006 que a Sinopec Service ganhou o contrato EPC do empreendimento Gascav, no qual corresponde ao trecho sul do gasoduto Gasene de 1.370 km. Contudo, a concessão deste contrato só foi possível após uma negociação longa e difícil. A conclusão do empreendimento Gascav se deu no fim do ano de 2007, no qual este foi considerado um dos projetos com melhor desempenho do ano pela Petrobras.

Diante do sucesso das negociações entre a Sinopec Service e a Petrobras, um novo acordo foi firmado em maio de 2009, um novo Memorando de Entendimento foi firmado entre a Sinopec e a Petrobras. Com o docimento as duas empresas estabeleceram a cooperação em alguma áreas, tais como, a exploração, produção e refino do petróleo. Ademais, o fornecimento de bens e serviços relacionados também foi considerado no Memorando.

 

Conheça melhor a Sinochem

A Sinochem é outro exemplo de aliança estratégica entre os governos brasileiro e chinês. A Sinochem é um conglomerado voltado à produção e comercializaçāo de petróleo, químicos e fertilizadores e a exploração e produção de óleo. 

O grupo da Sinochem foi fundado em 1950, e é oriundo da China National Chemicals Import and Export Corporation, conhecida mundialmente como a maior fabrica de comércio da China. A sede da Sinochem é localizada em Pequim, na China. 

 

petróleo
A Sinochem e as negociações do petróleo / Fonte: Notícias Agrícolas

 

No Brasil, atualmente a Sinochem recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para implantar sua infraestrutura laboratorial a fim de desenvolver atividades de pesquisa e aprimoramento tecnológico voltados ao interesse do setor de óleo e gás.

A Sinochem, com o investimento de R$ 2,76 milhões, irá instalar este empreendimento no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

Considerando o cenário das negociações entre a China e o Brasil, a importação de petróleo é de interesse para ambos e tem sido um dos produtos de maior relevância na fortificação desta parceria.

 

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Ottawa, ON – Canadá.

Fontes: China Link Trading, Exame, Wikipedia, Petronotícias, Terrana Combustiveis, A Semana News, Fortune, Notícias Agricolas

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário