Importar da China como pessoa física

Você é pessoa física e quer importar da China? Saiba que existe como fazer a importação mesmo não tendo um CNPJ. Quer saber como? Então, continue a ler este artigo!

 

importar da china como pessoa física
Aprenda como importar da China sendo pessoa física aqui!

 

Qual a diferença entre pessoa física e jurídica?

A diferença entre pessoa física e jurídica, consiste em que a primeira é um indivíduo concreto, enquanto que a segunda é mais abstrato. Segundo a Revista Super Interessante, todo ser humano é uma pessoa física, desde o seu nascimento, mesmo sem ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física). No entanto, as pessoas jurídicas é um conjunto de pessoas ou bens criados criados para uma determinada finalidade (administração, prestação de serviços, produção e comercialização de serviços).

Assim sendo, pode ser uma pessoa jurídica um país, estados e municípios, empresas, associações, igrejas e partidos políticos. Segundo a Nubank, uma pessoa jurídica é, portanto, uma entidade que é reconhecida pelo estado em que é registrada. Apesar de ser formada por pessoas físicas, registradas sob um CPF, as pessoas jurídicas têm direitos e obrigações específicos e, portanto, possuem uma “personalidade jurídica” independente em relação aos membros.

 

importar da china como pessoa física
Importar da China sendo pessoa física não é um bicho de sete cabeças

 

Como importar da China sendo pessoa física?

Se você deseja importar da China como uma pessoa física, a única maneira legal permitida pela legislação brasileira é através do Importa Fácil.

Mas o que é o Importa Fácil e como isso pode me ajudar a importar da China como pessoa física?

Resumidamente, o Importa Fácil é um serviço prestado pelos Correios. Atende tanto pessoas físicas, quanto jurídicas interessadas em importar produtos do exterior, oriundos de qualquer lugar do mundo. Mais especificamente, estas importações são caracterizadas por serem de pequeno a médio porte. Isso quer dizer que o valor aduaneiro do produto ou dos produtos importados não pode exceder o limite de 3.000,00 dólares ou o equivalente em moeda estrangeira. Assim sendo, pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, precisam apresentar o registro de Declaração Simplificada de Importação (DSI).

Confira mais informações sobre o Importa Fácil nesse vídeo!

O valor aduaneiro, sobre o qual incidirá o imposto, será a soma do valor dos bens integrantes da remessa postal. Não somente isso, acrescida do custo de transporte (tarifa postal), bem como do seguro relativo a esse transporte (seguro postal, se houver). Esclarecemos que poderá também ocorrer a cobrança do ICMS da cidade destino da remessa. No entanto, cabe lembrar que se deseja importar da China como pessoas física, o Importa Fácil não pode ser utilizado para atividades com fins comerciais!

 

Quais produtos podem ser importados pelo Importa Fácil?

Para quem quer importar da China como pessoa física, o Importa Fácil pode ser utilizado na importação de uma ampla variedade de produtos. Alguns deles, no entanto, apresentam restrições no momento da importação, e outros são proibidos, de acordo com a legislação brasileira.

 

Produtos que apresentam restrições

  • As bebidas alcoólicas, os cigarros, e os fumos em geral necessitam de licenciamento prévio. Por essa razão, os Correios não realizam o desembaraço alfandegário desses produtos. No caso das compras entre US$ 50,00 e US$ 500,00, a alíquota de importação que recai sobre eles é de 60% sobre o valor aduaneiro de importação;
  • Os brinquedos só podem ser importados por pessoas físicas, desde que a compra não seja caracterizada como comercial. No caso de pessoas jurídicas, o INMETRO precisa autorizar a compra através de licenciamento prévio e anuência.

 

Restrições referentes às dimensões dos produtos

  • peso máximo de cada produto não deve ultrapassar os 30kg;
  • maior dimensão do produto não pode ser maior do que 1,50m;
  • maior das longitudes, somada ao maior dos contornos tomado de um sentido diferente ao da maior longitude, não pode exceder o limite de 3,00.

 

importar da china como pessoa física

 

É importante ressaltar que cada produto precisa seguir TODAS essas regras. Caso uma delas não seja seguida, os Correios devolvem automaticamente o produto ao seu lugar de origem.

 

Produtos cujo envio postal não é permitido

  • Produtos a serem utilizados em pesquisa clínica;
  • Produtos perecíveis;
  • Produtos que precisam de controle de temperatura no decorrer do envio;
  • Produtos que possam ser danosos à saúde ou à integridade física dos funcionários responsáveis por seu transporte e manuseio;
  • Produtos específicos, listados na Portaria nº 344 da ANVISA.

 

Como encontrar um bom fornecedor na hora de importar?

Você já decidiu que quer importar da China como pessoa física. Agora, vem a próxima etapa: a escolha de um bom fornecedor!

A China Link Trading te dá dicas valiosas de como encontrar bons fornecedores na China para quem quer importar da China como pessoa física e assim conseguir comprar da China de modo eficiente. Uma das formas que um comprador pode encontrar um fornecedor no país asiático é através da Internet. Hoje já existem sites que oferecem uma plataforma B2B (Business to Business), em que apenas digitando algumas informações do produto você consegue encontrar um fornecedor. Esse tipo de busca, todavia, não é considerada a mais eficiente, pois há muitas informações falsas nesses sites. Então, caso queira comprar pela Internet, é sempre bom realizar uma auditoria com essa empresa para ver se a mesma é idônea.

 

importar da china como pessoa física

 

Visite uma feira de negócios na China e no Brasil!

Você quer importar da China como pessoa física e quer encontrar fornecedores na China? Visite feiras internacionais no Brasil. Muitas dessas feiras possuem áreas relacionadas à China ou à importação. Essas empresas que vêm ao Brasil muitas vezes são patrocinadas pelo governo chinês ou buscam novas oportunidades de negócio no país. A recomendação, todavia, é que mesmo assim não feche negócio sem antes fazer uma auditoria. Procure a China Link Trading, que oferece esse serviço,para verificar as condições daquela fábrica.

A última dica para quem quer importar da China como pessoa física seria a de ir à China e participar de uma feira de negócios no seu segmento. Assim, se tem interesse no ramo de iluminação, recomenda-se participar de uma feira do segmento de iluminação na China. Esse tipo de feira é importante, pois através dela você pode ter acesso a uma gama de novos produtos, novas tecnologias e designs. Nesses eventos, certamente, contará com a presença de inúmeras empresas chinesas. Desse modo, você pode até importar da China produtos diferentes que possam expandir a sua linha de produtos vendidos aqui no Brasil. Para quem está interessado em conhecer novos produtos, aconselha-se a participação na Canton Fair, a maior feira de negócios do mundo.

 

importar da china como pessoa física
Venha conhecer também a Canton Fair 2018!.

 

Como importar da China com segurança?

Você quer importar da China como pessoa física e já escolheu o seu fornecedor. Mas mesmo assim, está inseguro? Aqui vai uma dica: comprar de uma trading é mais vantajoso para aqueles que são iniciantes no processo de importação. Também é mais vantajoso para quem quer comprar em quantias menores ou de diferentes fornecedores.

 

importar da china como pessoa física
É essencial entender as Incoterms para esse tipo de negócio

 

Para os que já importam ou que precisam de grande quantidade de mercadoria, contudo, comprar de fábricas seria mais vantajoso. Porém, as tradings podem auxiliar os grandes compradores a achar fornecedores melhores. Inclusive, a China Link Trading, a qual é especialista em importação da China,pode te ajudar. Fazemos visitas técnicas às fábricas chinesas para garantir a qualidade do produto a ser importado.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP – Brasil

Fontes: Revista Superinteressante, Nubank, Correios

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário