Paisagens chinesas nas cédulas de yuan

Dinheiro não é apenas algo que usamos para comprar coisas que queremos ou necessitamos. Cada moeda no mundo tem suas características distintas e uma história por trás de cada cédula ou moeda. Na China, onde as primeiras moedas datam do século 7 a.C, cada cédula utilizada atualmente mostra, em um de seus lados, paisagens incríveis de diversas partes da China que podem ser visitadas. Confira abaixo cada uma delas com as respectivas paisagens chinesas!

Paisagens Chinesas

 

Paisagens chinesas nas cédulas de 100, 50 e 20 yuan

 

Paisagens Chinesas

Na cédula de 100 Yuan está o Grande Salão do Povo, situado na Praça da Paz Celestial (Tiananmen Square) em Pequim, capital da China. É o lugar onde acontecem as conferências nacionais e eventos internacionais do país, mas é também aberto aos chineses e turistas que desejam entrar para conhecer.  Foi construído em 1959, durante 10 meses, e tem 336 metros de comprimento, 206 metros de largura e 46,5 metros de altura, dividido em 3 seções principais: um auditório com 10mil assentos no centro da construção; um salão para banquetes que acomoda 5 mil pessoas; e os escritórios do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo.

Muito próximos ao Grande Salão do Povo estão o Museu Nacional da China, o Salão Memorial do Presidente Mao, o Grande Teatro Nacional, o Parque Zhongshan e a Cidade Proibida. Todos estes são atrações indispensáveis durante uma visita à Pequim!

Paisagens chinesas

 

O famoso Palácio Potala é uma das paisagens chinesas que estão estampadas nas notas de Yuan, neste caso, na nota de 50 Yuan! O Palácio pode ser visto na Montanha Vermelha (ou Marpo Ri), com 130 metros de altura no centro de Lhasa, no Tibet. É um complexo com 13 andares feito de pedra e madeira, ocupando uma área de mais de 360.000 metros quadrados!

Foi construído no século XII pelo Rei Songstan Gambo para comemorar seu casamento com a princesa Wen Cheng da Dinastia Tang. Os budistas o nomearam posteriormente como Palácio Potala, como um lugar sagrado para o Budismo, mas o local foi queimado durante uma guerra. O Palácio foi então reconstruído no século XVII pelo Quinto Dalai Lama.

Paisagens chinesas

 

É uma construção magnífica com 115 metros de altura e 999 quartos! Tornou-se a escolha número 1 dos turistas que visitam o Tibet, atraindo também milhões de peregrinos de todas as partes do mundo a cada ano. Outra famosa atração perto do Palácio é o Bazar Barkhor, onde a antiga e complexa arquitetura que é um resumo da história e da arquitetura Tibetana pode ser visitada. É uma rua comercial ótima para comprar lembrancinhas tibetanas!

paisagens chinesas

A cédula de 20 Yuan estampa uma das paisagens chinesas mais desejadas pelos turistas estrangeiros e chineses: a paisagem de Guilin. Mais especificamente, a região de Xiping do Rio Li. O rio possui 24 km de extensão e está localizado entre as cidades de Yangdi e Xingping, na província de Guangxi. É um dos locais favoritos entre os praticantes de escalada e mountain bike que querem explorar a zona rural da província.

            A imagem impressa na cédula mostra a parte mais bonita do rio onde picos de pedra calcária se refletem na água calma do rio, completando a incrível paisagem! As atrações de Guilin, além dos picos de pedra, também contam com colinas verdes, água límpida do rio Li, cavernas grotescas e antigas vilas de pescadores. O local é famoso mundialmente pelo seu relevo único de pedra calcária esculpida pela natureza.

 

As paisagens chinesas nas cédulas de 10, 5 e 1 Yuan

paisagens chinesas

 

A cédula de 10 yuan contém em um de seus lados a paisagem de uma das gargantas das famosas Três Gargantas do rio YangTsé. A Garganta Wu é a mais curta das gargantas, mas os 8 km de extensão dela deixam qualquer visitante admirado com as incríveis paisagens chinesas montanhosas com picos e penhascos. As Três Gargantas estendem-se desde a boca do rio Daning, no condado de Wushan, até Guandukou, no condado de Badong, totalizando 45 km.

paisagens chinesas

 

A Garganta Wu é composta de diversas seções, leste e oeste que incluem a Garganta Golden Helmet (Capacete Dourado) e Silver Armor (Armadura Prateada), a Garganta Arrow Piercing (Seta Perfurante), e a Garganta Iron Coffin (Caixão de Ferro), etc.

Diversos pontos turísticos estão espalhados ao longo da Garganta Wu, como os doze Picos do Morro das Bruxas, a antiga caverna Luyou, o Templo da Deusa, a Estrada Kuiwu, entre outros. Há cruzeiros pelo Rio YangTsé, onde os turistas podem admirar as incríveis paisagens chinesas e obras da natureza que as Três Gargantas possuem!

paisagens Chinesas

Uma das paisagens chinesas que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1987, está impressa na nota de 5 yuan! É a Montanha Tai que possui 1.546 metros no Pico do Imperador de Jade. Todo ano, devotos fazem uma peregrinação para o templo Bixia, deusa do amanhecer, do parto e do destino, que está localizado na montanha.

A Montanha Tai fica na província de Shandong, e tem papel importante na cultura chinesa, e foi local onde os imperadores chineses ofereciam sacrifícios para o Céu e a Terra. É uma das “Cinco Montanhas Taoístas Sagradas” da China, sendo as outras quatro: a Montanha Hengshan, na província de Hunan; a Montanha Huashan, em Shaanxi; a Montanha Hengshan, também em Shaanxi; e a Montanha Songshan em Henan.

            Coberta por uma floresta, a Montanha Tai é uma das paisagens chinesas que mostra magnificência e solenidade, sendo famosa tanto pelas belezas naturais quanto pelo seu valor histórico e cultural!

paisagens Chinesas

 

Por fim, a cédula de 1 yuan contém as paisagens chinesas de Hangzhou, na província de Zhejiang, mais especificamente as “Três Piscinas Espelhando a Lua no Lago Oeste”.  Essas “três piscinas” são pagodes de 2 metros de altura (monumentos Budistas) que “flutuam” no lago. Na noite do Festival do Meio do Outono, velas são acesas dentro dos pagodes, e a luz das velas que sai de dentro dos buracos dos pagodes reflete na superfície da água, criando pequenas luas, debaixo do brilho Lua cheia.

O Lago Oeste é cercado por montanhas e tem 6,5 km² de extensão, sendo 3,2km de norte a sul, e 2,8km de leste a oeste. As “Três Piscinas Espelhando a Lua” são uma atração simbólica do Lago Oeste e combinam perfeitamente o cenário da natureza com a arquitetura do homem. O lago é outra das paisagens chinesas consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO, por seu conteúdo cultural e sua história milenar!

 

Por Ingrid Torquato, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: When on Earth, China Highlights, China Travel

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário