O visto de trânsito chinês: curiosidades e dicas

A China tem sido visitada, dia após dia, por milhares de imigrantes oriundos das mais diversas regiões ao redor do mundo. Por esse motivo, muitos imigrantes, inclusive de nacionalidade brasileira, têm se questionado a respeito da necessidade de um visto chinês para a entrada no território da China.

O visto chinês é um documento obrigatório para garantir a entrada de imigrantes na China, porém será que essa obrigatoriedade é válida para todo o território da China?

Aproveita que já está aqui e assista nosso novo vídeo do canal, com um especialista em vistos chineses. Nesse vídeo te explicamos sobre um outro tipo de visto, o que não é de trânsito e serve para estadias maiores na China, os vistos de turismo e negócios. Confira quais são as categorias de visto e o processo para a obtenção o visto chinês. Confira:

Além do visto chinês, existe uma outra categoria conhecida como “visto de trânsito chinês”, no qual pode ser utilizado em algumas cidades, como por exemplo, Pequim (Beijing) e Tianjin, assim como, a província de Hebei, localizada no norte da China.

Você saberia mencionar os aspectos que caracterizam o visto de trânsito chinês e suas curiosidades? Caso a resposta seja não… este artigo foi feito para você ficar por dentro deste assunto e sanar algumas de suas dúvidas com respeito deste tipo específico visto!

 

O que é o visto de trânsito e como funciona?

O visto de trânsito chinês é um documento gratuito que permite que o imigrante que está visitando a China circule por algumas cidades. Este tipo de visto chinês é válido por 72 horas. Além disso, a grande vantagem do visto de trânsito chinês é que as referidas 72 horas só começam a contar a partir da meia noite do dia seguinte, por exemplo, caso o visitante chegue às 15 horas em Shanghai, o  visto deste só começará a contar as 72 horas depois da meia noite. Desta forma, os viajantes que optam pelo visto de trânsito chinês ganham algumas horas ao visitarem os locais que exigem o visto de trânsito chinês para a entrada.  

 

visto chinês
A facilidade de transitar pela China com o visto chinês de trânsito. Fonte: Tô pensando em viajar

O visto de trânsito chinês é válido apenas uma vez e exige que a China seja o país de trânsito e não o destino final.

 

Existem restrições para a emissão do visto de trânsito chinês?

Apesar do visto de trânsito chinês parecer a solução dos problemas de qualquer viajante para a China, ele não é permitido e adequado para todos os visitantes que chegam no gigante asiático. O visto de trânsito chinês é adequado para aqueles viajantes que estão em trânsito pelo país e que possuem um passaporte de um dos países seguintes:

  • Países da América

Argentina, Brasil, Chile, Canadá, México e Estados Unidos

  • Países da Ásia

Brunei, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Japão e Qatar

  • Países da Europa

Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária,  Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, França, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Macedônia, Portugal, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia,  Sérvia, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

  • Países da Oceania

Austrália e Nova Zelândia

 

Cidades onde o visto de trânsito chinês de 72 horas é permitido

O visto de trânsito chinês válido por 72 horas pode ser solicitado no aeroporto de Pequim capital, nos dois aeroportos de Shanghai, localizados em Pudong e Hongquao, e também, nos aeroportos de cidades como: Guangzhou,  Chengdu,  Shenyang, Dalian, Harbin, Xian, Guilin, Kunming, Hangzhou, Wuhan, Tianjin, Qingdao, Nanjing, Changsha e Xiamen.

 

visto chinês
Legenda: Procedimentos para o requerimento do visto de trânsito chinês. Fonte: Juny pelo mundo

Para o requerimento do visto de trânsito chinês em uma das cidades citadas, o viajante precisará preencher uma ficha de imigração e se direcionar para a fila da imigração do “transit visa”. Ao ser atendido pelo atendente do aeroporto, o viajante apenas deverá mostrar passaporte e a ficha de imigração junto com um comprovante de passagem para um terceiro país e passar na imigração normalmente. Ao verificar estes documentos, o policial carimbará o passaporte, como ocorre com outros vistos chineses.

 

Quais documentos são necessários para o visto de trânsito chinês?

A relação de documentos que são necessários para a emissão do visto de trânsito chinês não é muito complexa. Os documentos necessários são o passaporte, um comprovante de passagem para um terceiro país (que não seja a China, pois este não pode ser o seu destino final considerando a categoria de visto de trânsito) e visto para o terceiro país, caso haja necessidade.

Além dos documentos previamente citados, existe a necessidade do preenchimento do cartão de desembarque que geralmente é dado dentro do avião. Caso você não receba este cartão de desembarque dentro do avião, existem vários deles em balcões antes de passar pela imigração.

 

visto chinês
Legenda: A passagem pela imigração e o visto de trânsito chinês. Fonte: Melhores destinos

Uma outra consideração para o visto de trânsito chinês é que o viajante deverá informar a sua companhia aérea a respeito da parada na China, pois assim a companhia aérea já avisa e pré registra o passageiro com o pessoal da imigração. Existe uma fila especial para o visto de trânsito, por isso, fique atento as placas com os dizeres “transit visa” ou “72 hours visa free”.

 

Por Laura Mochiatti Guijo, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes: Passagens para a China, Melhores Destinos, China Link Trading, Juny pelo mundo, Tô pensando em viajar

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter



Veja Também


Deixe seu comentário