O que é Consolidação de Carga?

Em nossa série “Importação em 5 Minutos”, disponível em nosso canal no Youtube, já falamos sobre a importante questão da logística em um processo de importação. Mas será que podemos comprar produtos de fornecedores diferentes e utilizar o mesmo container para transportá-los até o Brasil? Saiba o que é a consolidação de carga economize em seu processo de importação! Esclareça suas dúvidas assistindo ao nosso mais novo vídeo no link a seguir e lendo maiores informações abaixo:

Produtos diferentes em um mesmo container?

Será possível comprar produtos semelhantes, mas diferentes, e utilizar o mesmo container para transportá-los até você? E em casos de mercadorias totalmente diferentes entre si?
A resposta para essas duas questões é a mesma:

Sim, você pode importar produtos diferentes e utilizar um mesmo container como meio de transporte até você, comprador.

Consolidação de Carga

Quando você compra produtos de diferentes fornecedores e utiliza o mesmo container para transportá-los, você está fazendo um processo conhecido como consolidação de carga.
Anteriormente, vimos que a respeito de logística e meios de transporte em uma importação, você pode utilizar uma modalidade chamada de LCL, ou container compartilhado. Nesse tipo de transporte, você pode alugar um espaço dentro de um container, que será compartilhado também por outras empresas. Assim, mesmo que você compre de mais de uma fábrica, de mais de um fornecedor, não há necessidade de encher um container inteiro para trazer suas mercadorias até você.

Despesas Financeiras da Importação

Para entender melhor a consolidação de carga, um tópico importante que você deve saber é sobre as despesas financeiras do processo de importação quando você compra de mais de um fornecedor diferente. Não se esqueça de que, quando você compra de mais de uma fábrica no exterior, você deverá pagar as devidas despesas do processo ( como taxas bancárias, tarifas de contrato de fechamento de câmbio, etc.). Tais despesas serão pagas todas as vezes em que você envia dinheiro para uma fábrica na China.
Assim, caso você esteja comprando de mais de uma fornecedora, consequentemente você iria pagar despesas diferentes respectivas, ou seja, efetuaria pagamentos diferentes a cada fábrica. Você  ainda teria mais de um processo de importação diferente, então, no momento de desembaraçar suas mercadorias, você deveria utilizar os serviços do despachante aduaneiro mais de uma vez, referente a cada processo. Parece complicado não? Entretanto, existe uma forma de simplificar esse processo e pagar apenas uma taxa financeira bancária e pagar menos processos do despachante. Essa solução seria justamente a consolidação de carga.

Mas como funciona a consolidação de carga?

A consolidação de carga em uma importação com a China, nada mais é do que você ter uma empresa trading no país asiático, que será responsável por centralizar as operações dos diferentes fornecedores. Assim, você, comprador, irá fazer apenas um processo com a trading na China, que irá, então, redistribuir tanto os pagamentos quanto os processos de importação para essas diferentes fábricas produtoras. Ou seja, a trading fará os respectivos pagamentos a cada um dos fornecedores, acompanhará a produção das mercadorias em cada uma delas ( como as questões de controle e inspeção de qualidade), e esses produtos, quando prontos, serão mandados a um armazém central ( local que fique o mais próximo possível das diferentes fábricas produtoras), e, depois, enviados ao comprador, no Brasil. Portanto, nesse caso, quando você importar essas mercadorias sob consolidação de carga, irá importá-las sob apenas uma nota de compra: com apenas uma tarifa financeira e um processo de desembaraço.  Assim, em uma consolidação de carga, você poderá economizar custos de despesas financeiras, desembaraço aduaneiro e até mesmo custos de frete, pois as diferentes mercadorias serão enviadas em apenas um processo de logística.

Dúvidas sobre a consolidação de carga? Deixe perguntas em nossos comentários ou entre diretamente em contato conosco no endereço: contato@chinalinktrading.com

Quer saber sobre mais importantes informações para começar a importar da China? Assine nosso canal no Youtube e acompanhe as novidades nos nossos vídeos da série “Importação em 5 Minutos”.

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário