Dia dos Namorados na China: entre a Ponte das Fadas e o Mundo Real

Diferentemente do Brasil, onde a data é comemorada todo 12 de junho, o dia dos namorados na China é originalmente celebrado no mês de agosto. Começam aí as primeiras diferenças! O também conhecido como “Qixi” na China, é, na verdade, a celebração milenar de uma história de um casal que enfrentou dificuldades para ficar junto há mais de 2 mil anos. Há duas principais histórias sobre a separação desse casal. Vamos descobrir quais são?

 

Dia dos Namorados na China : “Qixi”

Uma das lendas conta a história de um pastor que escondeu as roupas das sete filhas da Deusa do Céu enquanto elas tomavam banho em um rio (abusado!), durante uma visita no mundo. O seu nome era Niulang, que se apaixonou pela sétima filha, Zhinu, quando ela foi pedir que o homem lhes devolvesse as roupas. Segundo as regras da época, os dois teriam que se casar, pois Zhinu havia se apresentado nua ao pastor humano. Porém, a Deusa do Céu ordenou que ela voltasse. A filha, triste e também apaixonada por Niulang, conseguiu a compaixão de sua mãe, que permitiu ao casal, se encontrar uma vez ao ano. Essa seria a data do dia dos namorados na China, marcada como a sétima noite da sétima lua, na qual as fadas formavam com suas asas uma ponte entre o Céu e a Terra para que o casal pudesse se encontrar.

dia dos namorados na china

Há uma outra lenda, que, curiosamente, tem os mesmos personagens: Niulang e Zhinu. A história começa como a outra lenda do dia dos namorados na China, mas a mãe de Zhinu, na verdade, foi modificada para a figura do pai, que seria o chamado Imperador do Céu. O pai teria impedido que a filha se unisse a um homem comum e os separou. Porém, o casal apaixonado recebeu a ajuda das fadas, que todo ano fazem uma ponte com suas asas na sétima noite da sétima lua para que os dois pudessem se encontrar.

 

A Tradição na China

Como tradição, o dia dos namorados na China não é de troca de presentes e mensagens apaixonadas. É um dia de celebrar a devoção ao amor e a superação de todas as dificuldades. É comum para as mulheres solteiras, entre 20 e 25 anos, seguirem um ritual de tentar colocar uma agulha na superfície da água, e, se ela não afundar, é sinal de que a mulher já é madura o suficiente para encontrar um marido. Há até um mercado de noivos na China! Para os chineses, a família é uma estrutura extremamente importante na sociedade, e, um casamento e o nascimento de filhos são datas muito valorizadas. Por isso, os chineses têm o costume de se casarem ainda bem jovens, quando comparados com a maior parte dos países ocidentais. Infelizmente, as mulheres que demoram a casar são mal-vistas pela sociedade, e os homens que sobram, ficam isolados.

 

dia dos namorados na china
No casamento, o vermelho das roupas atrai boa sorte e o dourado das joias atrai prosperidade

 

dia dos namorados na china
Devido à minoria cristã na China, são raras as noivas que escolhem usar branco na cerimônia

Ainda assim, há tradições que se preservam e outras que se adaptam. O 14 de fevereiro, conhecido como Valentine’s Day ocidental, também é comemorado como um segundo dia dos namorados na China. Essa data é a reservada para a troca de presentes entre os casais, principalmente nas capitais chinesas. Após o começo do processo de globalização na China, eles comemoram não só dois dias dos namorados, como também dois anos novos!

 

dia dos namorados na china
No “primeiro” dia dos namorados na China, em 14 de fevereiro, os casais se presenteiam

 

Interessante, não?

 

Por Ana Luiza Garcia Lachner, Marília, SP, Brasil

Fontes: China na Minha Vida, Ni hao e China Chic.

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | TwitterGoogle +


Veja Também


Deixe seu comentário