Número 4: número de azar na China

Você sabia que os chineses consideram o número 4 um número de azar? Enquanto aqui, nós não gostamos muito do número 13, ou do 666, uma superstição chinesa teme o número 4, afetando constantemente a vida desse povo. Quer saber por que e como? Leia mais abaixo!

 

Por que os chineses consideram o 4 um número de azar?

número 4

 

A cultura chinesa é repleta de superstições que passam de geração a geração e que influenciam constantemente o cotidiano desse povo. Enquanto no Ocidente as pessoas cultivam um certo receio pelo número 13, boa parte dos chineses prefere ficar bem longe do número 4. A razão para isso é que, no mandarim, a fonética da palavra “quatro” ()  é bastante semelhante a da palavra “morte” () – acessando os links você pode consultar a similaridade da pronúncia. O mesmo fenômeno ocorre em outras línguas faladas na Ásia Oriental, como o japonês, o coreano, o vietnamita e o cantonês.

Os chineses classificam os números como de sorte ou de azar de acordo com a sua semelhança fonética com palavras que possuem significados negativos ou positivos. Enquanto o número 4 é evitado a todo custo, o número 8, por exemplo, é estimado pelos chineses já que se assemelha foneticamente ao som da palavra “prosperidade”.

 

O número 4 e suas consequências

Ainda que alguns chineses não acreditem que o número 4 possa trazer azar, muitos têm seu cotidiano afetado por cultivarem essa superstição. A aversão ao número é tão extrema que até mesmo existe um nome dado ao medo do número 4: tetrafobia.

A tetrafobia influencia constantemente a vida de boa parte dos chineses que, sempre que possível, tendem a suprimir o número. Nos elevadores de certos edifícios da China, por exemplo, você dificilmente encontrará qualquer andar que contenha o número 4, seja o 14º, o 24º ou o 34º andar. Com bastante frequência, esses números simplesmente desaparecem do painel.

 

número 4
O número 4 é evitado até nos elevadores

 

Ninguém quer nada que contenha o algarismo 4, desde números da casa, do apartamento, do telefone ou do escritório. Muitos ainda não comemoram o aniversário de 4 anos e nem o de 44. E nascer no dia 04/04 deve ser a pior coisa na vida de um chinês.

De acordo com o site Today I Found Out , nos hospitais chineses, os números dos quartos dificilmente terminam em 4 e, agentes de trânsito de Pequim pararam de multar carros que tivessem o algarismo na placa.

Além disso, a Citroen – fabricante francesa de automóveis – teve de adaptar o nome do modelo conhecido universalmente como C4, para C “quatre (“quatro” em francês) na China, para que conseguisse obter sucesso nas vendas.

 

número 4

 

A coisa é tão séria que um estudo  realizado ao longo de 25 anos, mostrou que o número de ataques cardíacos sob influência de estresse psicológico entre os chineses aumentava consideravelmente no quarto dia do mês.

 

Os chineses fogem do número 4, mas adoram o número 8

Apesar de ser o dobro do número 4, o 8 não é rejeitado pelos chineses. Tendo a sua fonética semelhante à da palavra “prosperidade”, o 8 é considerado como o número da sorte, do sucesso. Representa a perfeita simetria e o infinito (também na cultura ocidental).

Dentre todos os números da sorte chineses, o 8 é o mais amado. A Olimpíada de Pequim, por exemplo, teve a sua abertura no dia 08/08/2008, às 08h08. E, sempre que possível, os chineses escolhem as datas de casamento, do nascimento dos filhos, ou da inauguração de um negócio de forma que envolvam o número 8.

E você tem alguma superstição com números? Quais são os que te dão sorte?
Compartilhe conosco nos comentários!

 

Por Lys Brittes, diretamente de Marília, SP, Brasil

Fontes:Today I Found Out, Forvo

Gostou desse artigo? Então veja muito mais em nossa página do Facebook, em nosso blog e em nosso site


Veja Também


Deixe seu comentário