Quem trabalha com comércio e faz tratativas com fornecedores sabe da importância da nota fiscal. Assim sendo, ao importar, o processo é o mesmo! Quer saber mais sobre como é a nota fiscal da sua importação da China? Continue a ler este artigo!

Planeje antes de importar da China
Importar da China costuma ser um negócio muito vantajoso. Mas é preciso refletir bem antes de agir.
Planejamento sem ação é ilusão e ação sem planejamento é sofrimento!
Antes de entrarmos no assunto mais específico sobre nota fiscal de importação da China, confira algumas dicas da China Link Trading para fazer da sua experiência de importação da China a melhor possível!

O ano de 2020 será um marco histórico para China.
– Xi Jinping, presidente chinês.
Mesmo com as incidências do novo coronavírus tendo abalado a economia neste começo de ano, a ameaça logo será contida pelo governo chinês. E então, a economia chinesa continuará escalando. Até porque, um dia, essa ameaça à saúde global irá passar e o comércio internacional será retomado.
Primeiros passos da importação da China
Quem nunca importou pode se sentir intimidado no começo. Quais são os processos, que documentação preciso ter e quanto vai me custar são dúvidas bastante válidas.
Portanto, a primeira dica que damos é fazer uma simulação de importação. Assim sendo, se tem dúvidas sobre a nota fiscal de importação da China, essa é a hora de esclarecê-las. Na simulação de importação você vai poder analisar melhor o seu processo de importação.
Fale com uma trading confiável e realize a simulação. Assim, você já terá uma primeira noção de como será o seu processo de importação. Dependendo do resultado, você poderá concluir se importar da China vale a pena para você!
Após a simulação, realize um Sourcing de fornecedores. Ou seja, uma busca por fornecedores. Encontrar um fabricante chinês idôneo nem sempre é fácil para quem está iniciando na importação.
Por um lado, há a barreira da enorme distância geográfica e linguística. Por outro, a inexperiência do empresário. Assim sendo, a China Link Trading oferece o serviço de Sourcing para facilitar a negociação de quem deseja importar da China com mais segurança.
A importância da Canton Fair para o seu negócio!
A próxima edição da Canton Fair já está chegando, iniciando a primeira fase no dia 15 de abril de 2020. Comece a se planejar agora e conheça a próxima edição da Canton Fair na missão empresarial da China Link Trading.
Importante lembrar que a Canton Fair não foi cancelada durante a epidemia do SARS em 2003 e não será em 2020 devido ao novo coronavírus.

Participe da Canton Fair para conhecer melhor o seu produto!
Participar da Canton Fair pode trazer enormes benefícios para os seu negócio no Brasil. A primeira grande vantagem é a possibilidade de conhecer ainda mais o mercado do seu produto, isto é, as novas tendências e novidades do seu nicho de negócio. Em suma, poder trocar experiências com os expositores e até mesmo bisbilhotar o que alguns concorrentes estão fazendo.
Se você for curioso e ter paciência (e fôlego) para percorrer os diversos estandes da feira certamente agregará uma bagagem de conhecimento que, se bem aplicados na volta, farão o seu negócio crescer e se sobressair em relação aos seus competidores.

Networking
A segunda vantagem é a possibilidade de fazer networking. Esse termo, que significa criar conexões de negócios e de trabalho, é uma das palavras-chave da economia do século XXI.
Numa sociedade hiperconectada, ninguém, muito menos uma empresa, pode se dar ao luxo de se isolar. Participar da maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair, é uma excelente oportunidade de estabelecer contatos e relacionamentos de negócios com pessoas e empresas do mundo inteiro.
Por isso que, todas as vezes em que participar da feira, leve cartões corporativos do seu negócio para trocar com outros empresários e pegue também cartões de quem despertou o seu interesse. Se você tiver dúvidas de como fazer uma nota fiscal de importação da China, pode usar a sua rede de contatos para aprender mais sobre o assunto!
Desenvolva um bom relacionamento com o seu fornecedor chinês
A terceira vantagem é poder fazer negócios cara a cara. Certamente, é muito mais confiável e até mais entusiasmante falar pessoalmente com potenciais fornecedores, ao invés de fazer toda a transação atrás de uma tela de computador, por meio de uma infinita troca de e-mails. Um dos principais benefícios de se participar de uma feira comercial é poder ter esses diálogos direto entre comprador e vendedor, seja num estande ou através das rodadas de negócio, fazendo questionamentos e sentindo o “feeling” do seu potencial parceiro de negócio.
A construção do guanxi realizada pessoalmente é considerada também de maior sucesso. Para saber as estratégias de aumentar suas chances de fechar negócio com os chineses, clique aqui.
Como fazer pagamentos para a China
Uma outra questão que surge na hora de importar é: como faço pagamentos para a China?
A primeira coisa a saber é: não dá para pagar a sua importação via boleto ou transferência bancária! Saiba mais sobre como fazer pagamentos para a China neste vídeo:
Depois, é necessário que você tenha o seu RADAR habilitado! Não sabe o que é o RADAR. Clique aqui para saber mais! Em resumo, o RADAR é uma licença de importação e, sem ela, é impossível importar de forma legal no Brasil para fins comerciais.
A seguir, será necessário providenciar uma Provoice Inform (PI), a qual é um espelho da nota fiscal de importação da China. Também será necessário procurar uma corretora de câmbio ou o gerente do seu banco para analisar a cotação do dólar- todas as importações são feitas na moeda dos Estados Unidos.
A nota fiscal de importação da China
Você sabe onde fica a nota fiscal de importação? Ao importar da China, será que o fornecedor chinês irá dar algum documento ou comprovante da compra realizada?
Quando se fala em nota fiscal de importação da China, existem dois termos que são os mais utilizados: a Proforma Invoice e a Commercial Invoice.
Proforma e Commercial Invoice
A Proforma Invoice (PI) é o espelho do seu pedido de compra. Por exemplo: você deseja importar peças automotivas. O seu fornecedor enviará um orçamento ou proposta comercial, conforme requisitado pelo importador, com a descrição de todos os itens que serão comprados. Com a Proforma Invoice, você consegue ir no banco fazer o pagamento da sua mercadoria.

Ainda sobre a Proforma Invoice, cabe lembrar que a mesma não constitui um documento oficial. Todavia, a Proforma serve para informar e formalizar um pedido de compra e é fundamental no início do seu processo de importação da China.
A Commercial Invoice (CI), que pode ser traduzida ao português como fatura comercial, é um documento oficial. Ela precisa seguir todo um padrão estipulado pelas normas do comércio internacional. Além disso, a Commercial Invoice acompanha a sua mercadoria, como uma nota fiscal normal.
Por fim, a Commercial Invoice funciona como uma nota fiscal de importação da China e você precisa dela ao fazer a sua Declaração de Importação (DI), quando tiver que recolher os impostos.
Confira o nosso vídeo sobre nota fiscal de importação da China aqui!
Tem alguma dúvida sobre importação? Vem falar conosco!
Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP – Brasil
Fontes: G1, UOL, Conexos
Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:
Facebook | Canal do Youtube | LinkedIn | Instagram | Twitter