Nota fiscal da sua importação da China

Quem trabalha com comércio e faz tratativas com fornecedores sabe da importância da nota fiscal. Assim sendo, ao importar, o processo é o mesmo! Quer saber mais sobre como é a nota fiscal da sua importação da China? Continue a ler este artigo!

 

nota fiscal da sua importação da China
O papel da Receita Federal Brasileira na importação de produtos

 

Planeje antes de importar da China

Importar da China costuma ser um negócio muito vantajoso. Mas é preciso refletir bem antes de agir.

Planejamento sem ação é ilusão e ação sem planejamento é sofrimento!

Antes de entrarmos no assunto mais específico sobre nota fiscal de importação da China, confira algumas dicas da China Link Trading para fazer da sua experiência de importação da China a melhor possível!

 

nota fiscal da sua importação da China
O frete marítimo é o mais utilizado nas importações da China.

 

O ano de 2020 será um marco histórico para China.

– Xi Jinping, presidente chinês.

Mesmo com as incidências do novo coronavírus tendo abalado a economia neste começo de ano, a ameaça logo será contida pelo governo chinês. E então, a economia chinesa continuará escalando. Até porque, um dia, essa ameaça à saúde global irá passar e o comércio internacional será retomado.

 

Primeiros passos da importação da China

Quem nunca importou pode se sentir intimidado no começo. Quais são os processos, que documentação preciso ter e quanto vai me custar são dúvidas bastante válidas.

Portanto, a primeira dica que damos é fazer uma simulação de importação. Assim sendo, se tem dúvidas sobre a nota fiscal de importação da China, essa é a hora de esclarecê-las. Na simulação de importação você vai poder analisar melhor o seu processo de importação.

Fale com uma trading confiável e realize a simulação. Assim, você já terá uma primeira noção de como será o seu processo de importação. Dependendo do resultado, você poderá concluir se importar da China vale a pena para você!

Após a simulação, realize um Sourcing de fornecedores. Ou seja, uma busca por fornecedores. Encontrar um fabricante chinês idôneo nem sempre é fácil para quem está iniciando na importação.

Por um lado, há a barreira da enorme distância geográfica e linguística. Por outro, a inexperiência do empresário. Assim sendo, a China Link Trading oferece o serviço de Sourcing para facilitar a negociação de quem deseja importar da China com mais segurança.

 

A importância da Canton Fair para o seu negócio!

A próxima edição da Canton Fair já está chegando, iniciando a primeira fase no dia 15 de abril de 2020. Comece a se planejar agora e conheça a próxima edição da Canton Fair na missão empresarial da China Link Trading.

Importante lembrar que a Canton Fair não foi cancelada durante a epidemia do SARS em 2003 e não será em 2020 devido ao novo coronavírus.

 

Nota fiscal de importação da China
Venha participar da Canton Fair, a maior feira de negócios multisetorial do mundo!

 

Participe da Canton Fair para conhecer melhor o seu produto!

Participar da Canton Fair pode trazer enormes benefícios para os seu negócio no Brasil. A primeira grande vantagem é a possibilidade de conhecer ainda mais o mercado do seu produto, isto é, as novas tendências e novidades do seu nicho de negócio. Em suma, poder trocar experiências com os expositores e até mesmo bisbilhotar o que alguns concorrentes estão fazendo. 

Se você for curioso e ter paciência (e fôlego) para percorrer os diversos estandes da feira certamente agregará uma bagagem de conhecimento que, se bem aplicados na volta, farão o seu negócio crescer e se sobressair em relação aos seus competidores.

 

importar da china como pessoa física
Venha com a China Link Trading para a Canton Fair 2020!

 

Networking

A segunda vantagem é a possibilidade de fazer networking. Esse termo, que significa criar conexões de negócios e de trabalho, é uma das palavras-chave da economia do século XXI.

Numa sociedade hiperconectada, ninguém, muito menos uma empresa, pode se dar ao luxo de se isolar. Participar da maior feira multissetorial do mundo, a Canton Fair, é uma excelente oportunidade de estabelecer contatos e relacionamentos de negócios com pessoas e empresas do mundo inteiro. 

Por isso que, todas as vezes em que participar da feira, leve cartões corporativos do seu negócio para trocar com outros empresários e pegue também cartões de quem despertou o seu interesse. Se você tiver dúvidas de como fazer uma nota fiscal de importação da China, pode usar a sua rede de contatos para aprender mais sobre o assunto!

 

Desenvolva um bom relacionamento com o seu fornecedor chinês

A terceira vantagem é poder fazer negócios cara a cara. Certamente, é muito mais confiável e até mais entusiasmante falar pessoalmente com potenciais fornecedores, ao invés de fazer toda a transação atrás de uma tela de computador, por meio de uma infinita troca de e-mails. Um dos principais benefícios de se participar de uma feira comercial é poder ter esses diálogos direto entre comprador e vendedor, seja num estande ou através das rodadas de negócio, fazendo questionamentos e sentindo o “feeling” do seu potencial parceiro de negócio.

A construção do guanxi realizada pessoalmente é considerada também de maior sucesso. Para saber as estratégias de aumentar suas chances de fechar negócio com os chineses, clique aqui.

 

Como fazer pagamentos para a China

Uma outra questão que surge na hora de importar é: como faço pagamentos para a China?

A primeira coisa a saber é: não dá para pagar a sua importação via boleto ou transferência bancária! Saiba mais sobre como fazer pagamentos para a China neste vídeo:

Depois, é necessário que você tenha o seu RADAR habilitado! Não sabe o que é o RADAR. Clique aqui para saber mais! Em resumo, o RADAR é uma licença de importação e, sem ela, é impossível importar de forma legal no Brasil para fins comerciais.

A seguir, será necessário providenciar uma Provoice Inform (PI), a qual é um espelho da nota fiscal de importação da China. Também será necessário procurar uma corretora de câmbio ou o gerente do seu banco para analisar a cotação do dólar- todas as importações são feitas na moeda dos Estados Unidos.

 

A nota fiscal de importação da China

Você sabe onde fica a nota fiscal de importação? Ao importar da China, será que o fornecedor chinês irá dar algum documento ou comprovante da compra realizada?

Quando se fala em nota fiscal de importação da China, existem dois termos que são os mais utilizados: a Proforma Invoice e a Commercial Invoice.

 

Proforma e Commercial Invoice

A Proforma Invoice (PI) é o espelho do seu pedido de compra. Por exemplo: você deseja importar peças automotivas. O seu fornecedor enviará um orçamento ou proposta comercial, conforme requisitado pelo importador, com a descrição de todos os itens que serão comprados. Com a Proforma Invoice, você consegue ir no banco fazer o pagamento da sua mercadoria.

 

documentos

 

Ainda sobre a Proforma Invoice, cabe lembrar que a mesma não constitui um documento oficial. Todavia, a Proforma serve para informar e formalizar um pedido de compra e é fundamental no início do seu processo de importação da China.

A Commercial Invoice (CI), que pode ser traduzida ao português como fatura comercial, é um documento oficial. Ela precisa seguir todo um padrão estipulado pelas normas do comércio internacional. Além disso, a Commercial Invoice acompanha a sua mercadoria, como uma nota fiscal normal.

Por fim, a Commercial Invoice funciona como uma nota fiscal de importação da China e você precisa dela ao fazer a sua Declaração de Importação (DI), quando tiver que recolher os impostos.

Confira o nosso vídeo sobre nota fiscal de importação da China aqui!

Tem alguma dúvida sobre importação? Vem falar conosco!

 

Por Victor Fumoto, diretamente de Indaiatuba, SP – Brasil

Fontes: G1, UOL, Conexos

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos e acompanhe as novidades em nossas redes sociais:

Facebook  |  Canal do Youtube  |  LinkedIn   |  Instagram   | Twitter


Veja Também


Deixe seu comentário